17 de abril de 2011

História do Ônibus na Paraíba

Parte 1

Em comemoração à 1 ano de Paraíba Bus e 2 anos de Rota Buss no ar, estamos abrindo uma nova seção de postagens históricas. Quem pensar que os problemas de congestionamento, atrasos dos ônibus, reclamações das empresas e superlotações são problemas que surgiram nos nossos dias, estão enganados, pois esses problemas existem a muito tempo. Apenas o tempo passou em João Pessoa.

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Abrindo a série de postagens, hoje vamos falar sobre dois corredores : 1 Avenida Cruz das Armas, 5 Avenida Epitácio Pessoa e o Centro da Capital.

Avenida Cruz das Armas

O principal corredor que liga os bairros do Sul ao centro Pessoense é um dos mais antigos, antes conhecido com “Caminho para Recife”.

Entre 1977 e 1978, a Av Cruz das Armas passou por uma intervenção que perdura até hj, recebendo jardinagem na divisão das vias duplicadas e recapeamento asfáltico. A imagem superior mostra o fim da duplicação da avenida, que acontece em uma das entradas do Bairro dos Novaes, antes da ladeira que dá acesso ao Oitizeiro. Para quem vivenciou essa avenida após os anos 90, parece que é uma obra incompleta, mas tem uma forte justificativa do pq a duplicação acabar aí...simplesmente, ñ existia o Colinas, Funcionários, Ernany Sátiro, e outras bairros circunvizinhos. O Costa e Silva e Geisel estavam começando a existir, mas com poucas moradias. Após, só existia o Novaes, Cidade dos Funcionários, o Distrito Industrial, a zona rural e pequenos distritos. Ou seja...pouca demanda de transporte e pouco fluxo de carros.

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em 1978

Nos anos 80 e 90 ganhou um grande fluxo de veículos, pelos seguintes fatores: Quando ñ existia o corredor 7 (Acesso Oeste, construído entre 1994~1995), que é um braço das rodovias BR-101/230, uma parte dos ônibus rodoviários que chegaram e partiam de João Pessoa utilizavam esse corredor; Absorveu o tráfego decorrente da expanção pessoense na zona sul na época, sendo um efeito cascata...quanto mais habitação tiver, maior o número de pessoas...quanto mais pessoa tiver, maior a demanda de transporte...quanto maior for a demanda de transporte, mais linhas tem que ser criada e a frota nas linhas existentes ampliada...e quanto maior a ampliação da frota de ônibus dentro de uma cidade sem planejamento a longo prazo, maior será o congestionamento. E isso sem citar as pessoas que tinham carro na época.

Atualmente, operam nesse corredor diversas linhas de todas as empresas de JP, perdendo em quantidade apenas para a Av Epitácio Pessoa. O grande problema é a feira do Oitizeiro que provoca congestionamentos no local e caminhões que descarregam a luz do dia na parte comercial da avenida em Cruz das Armas, nas próximidades do mercado. Existe projeto para a conclusão da duplicação, mas ainda depende da boa vontade política.

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atualmente

Avenida Epitácio Pessoa

Criada no início do Século XX, carrega consigo o nome em homenagem ao único paraibano que chegou a presidência do país. A abertura dessa avenida foi responsável por abrir caminho entre o centro e o desabitado e selvagem litoral pessoense, em que décadas depois se tornaria a área nobre pessoense. E quanto a avenida, atualmente é um dos corredores mais importantes e com o maior fluxo, além de quantidade de linhas operando.

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em meados de 1950

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em 1979

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atualmente, foto de Carlos Morcego

A avenida sofre atualmente com constantes congestionamentos nos horários de pico devido ao grande quantidade de veículos que trafegam, se agravando quando acontece acidentes.  No que tange ao transporte por ônibus, existe um projeto para a avenida passar a contar com um futuro sistema exclusivo...hora uma reportagem diz que é BRT, hora diz que o VLT pode ser opção. Mas se João Pessoa for subsede da Copa de 2014, um dos dois terá que ser adotado.

Centro

O centro pessoense praticamente presenciou todos os tipos de transporte público terreste em João Pessoa...desde o bonde aos ônibus.

O centro de João Pessoa ñ tem a mesma força de antes, em que todas pessoas da cidade tinham a necessidade de ir ao centro, ou então, comércio, por ter a concentração de mercados, lojas, instituições bancárias, cinemas, serviços postais, entre outros (tanto que os ônibus antes tinham a plaquinha ou a indicação na lona "comércio"). O trânsito no local já apresentava problemas nos anos 70 e visando melhorar o tráfego uma grande reforma na estrutura viária foi realizada.

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Construção do viaduto Damásio Franca nos anos 70 interligando a cidade alta com a baixa

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atualmente

Atualmente, boa parte das linhas existentes em João Pessoa continuam a passar nesse local...e a demanda é grande, devido ao Terminal de Integração do Varadouro e o Terminal Rodoviário, apesar do centro ñ ter a mesma força de antes. Em 1977, existiam 154 ônibus ao total, e hj, a frota passa dos 500 ônibus. A cidade cresceu, a quantidade de veículos também, mas o centro continua com a mesma estrutura de ruas de outrora, com ruas estreitas, e o resultado ñ é nada bom com os congestionamentos diários graças ao forte fluxo de veículos, provocando os atrasos nos ônibus. Também, no Centro Histórico, existe uma dificuldade por parte dos ônibus de turismo e receptivos que  possuem uma altura superior permitido para passar pelos viadutos existentes, tento que fazer um grande desvio por ruas históricas e apertadas. E para piorar, os alternativos agravam o problema.

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