Parte 2
Uma postagem de Kristofer Oliveira ( Rota Bus e Paraiba Bus )
Continuando com a série de postagens históricas, essa será um tanto longa, mas para quem se interessa pelo transporte pessoense ñ poderá deixar de ver.
Trago uma síntese e o resultado das pesquisas realizadas e do debate gerado entre reuniões online e na comunidade da ParaíbaBus Team (que tem como um dos objetivos da sua existência o resgate e avalorização da história do transporte paraibano) , mediante montagem do quebra-cabeça dos fatos que marcou o transporte pessoense...e mais ainda...quem sabe, formando uma refência histórica. Eis um pouco das minhas conclusõessomadas com a do Marcos Cabral, Paulo R. Viana, JC, Massilon Júnior e Josivandro Avelar.
A imagem acima é de 1980, com destaque para o Gabriela da Etur da linha Jardim Veneza.
Antes dos anos 70
João Pessoa foi servido por vários meios de transporte no século passado, entre eles os bondes, interligando partes do centro pessoense e bairros circunvizinhos.
De 1928, tem-se o seguinte, conforme pesquisa do JC:
● Notícia da Paraíba (capital) dizia o seguinte: “A nova Empresa de Auto-Viação Paraibana inaugurará brevemente o serviço de transporte de passageiros entre Paraíba e Recife. O trajeto será feito em 4 horas e cada passagem custará 4$000”.
● Nessa época, o auto-ônibus, principalmente na Paraíba, Sergipe e Pernambuco, era conhecido como “sopa”. A escritora nordestina Inês Maria assim explica a origem do termo: “Ônibus cujos preços de passagens são tão inferiores aos dos trens da Great Western, que o povo da capital exclamava: Que sopa! O apelido pegou e alastrou-se pelo sertão”.
● No estado da Paraíba é inaugurado, no dia 22, uma linha de auto-ônibus, ligando a capital do estado à cidade vizinha de Santa Rita. (Agosto de 1928)
● O Conselho Municipal da Paraíba concede o privilégio por dez anos à empresa O. Pessoa e Barros para os serviços de transporte urbano e cargas em auto-ônibus e caminhões. (Outubro)
Auto Viação Dutra de João Pessoa (JC)
Ônibus com carroceria Carbrasa (Carrocerias Brasileiras SA) e chassis MBB LP-312 fazendo a linha João Pessoa X Rio de Janeiro.
A Dutra foi uma das pioneiras na ligação PB X sudeste. Além dessa, ela também operava a JP X SP.
Segundo familiares meus que viajaram nesta empresa, devido as péssimas condições das estradas brasileiras, as viagens entre JP e RJ duravam em média entre 15 dias à um mês.
Existem relatos que em uma dessas viagens, um dos veículos da empresa, rolou uma ribanceira e como não houve vítimas fatais, o veículo foi desamassado e continuou a viagem até o RJ ainda bastante avariado.
A Dutra Operando linhas em JP
Nos anos 50 e 60, a Viação Dutra fazia linhas de vários pontos da cidade para o centro com ônibus, ou como diziam na época, o comércio. Confiram abaixo algumas imagens do acervo da Família Stuckert.
1962 - Antigo ônibus que fazia a linha Bairro dos Novais Ciferal Cisne MB LP-321
Não percam a nossa proxima postagem sobre a história do ônibus na Paraíba, que vai nos levar a um passeio na história a partir dos anos 70.
Nenhum comentário:
Postar um comentário