Dois ônibus escolares das Prefeituras de Olivedos e Cubati foram apreendidos pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) no posto da Farinha, na BR-230, por transportarem pacientes com destino a hospitais e clínicas de Campina Grande, além de outros trabalhadores que pediam carona.
A prática é proibida no Código de Trânsito Brasileiro quando se trata de transportes escolares. Casos como estes foram denunciados no Jornal da Paraíba do último domingo (3).
O flagrante aconteceu às 13h desta quarta-feira (6). Todos os passageiros tiveram que descer dos ônibus e esperar até que a PRF terminasse de fazer uma inspeção. Já as pessoas que eram transportadas irregularmente não tiveram direito a voltar às suas cidades de origem nos mesmos veículos.
Em entrevista à TV Paraíba, os estudantes reclamaram que os ônibus viajam lotados e que eles geralmente vão em pé, tendo que ceder lugar a quem pega carona. Além disso, segundo eles, os alunos chegam a esperar os pacientes saírem das consultas para voltar para casa.
Além desta irregularidade, os policiais descobriram outra infração: os ônibus circulavam sem autorização do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) para fazer transporte escolar. O documento é concedido a cada seis meses, precisando ser renovado após novas vistorias.
Uma representante da Secretaria de Administração da Prefeitura de Olivedos esteve no posto da PRF para solicitar a liberação do veículo. Segundo ela, o ônibus faz o transporte de pacientes quando sobram vagas para pessoas necessitadas. No entanto, ela se comprometeu em regularizar a situação.
© 2010-2011 Paraiba Bus – Tudo sobre o Transporte Nordestino
Nenhum comentário:
Postar um comentário