5 de abril de 2011

Piauí : Transporte coletivo mais informatizado em Teresina

Cada vez mais vivemos em um mundo globalizado, onde as prestações de serviços acontecem de forma informatizada, transações econômicas e compras, por exemplo, estão deixando de serem feitas pessoalmente e sendo realizadas através da internet, atualmente quase tudo pode ser feito através da rede de computadores. E pensando nessa nova realidade o sistema de bilhetagem eletrônica em Teresina se mordenizou e lançou o passe verde estudantil e o vale transporte eletrônico.

O Setut lançou em agosto do ano passado, em parceria com a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS ) o novo vale transporte eletrônico em substituição ao vale de papel. A instalação do novo sistema tem sido gradativa primeiro e deverá atingir um público usuário estimado em 120 mil pessoas. Atualmente quase duas mil empresas estão cadastradas no sistema do Setut e até o final do ano devem aderir ao vale eletrônico.

As empresas que adquirem vales no Setut passam a fazer o processo de compra via internet. Reduzir a circulação de valores em dinheiro diminui os casos de violência, como roubo de vales transporte e assaltos a ônibus é um dos objetivos do passe eletrônico

O Setut entende que muitos pais de famílias usavam o vale transporte como forma de ganhar uma renda para sustentar suas famílias e que isso não mais será possível, entretanto, explica que essa comercialização é um crime já que o vale transporte é um beneficio dado ao trabalhador que de forma indefinida fazia mal uso desse beneficio.

O usuário do transporte coletivo de Teresina que precisar usar o ônibus deverá pagar por sua locomoção usando um cartão avulso chamado Cartão Mais Fácil Expresso, adquirido em postos de venda credenciados pelo Setut. “ Os cartões são recarregáveis e os créditos são inseridos de acordo com a necessidade do usuário", diz Fábio Prado, gerente do Setut.

Em Teresina quase 40 mil idosos andam de ônibus sem pagar passagem. Também têm direito ao Passe Livre deficientes fisicos e acompanhantes de pessoas incapacitadas. Ainda circulam de graça com amparo legal policiais civis e militares e agentes penitenciários. Não existe um levantamento exato sobre a quantidade de pessoas que se beneficiam das gratuidades por mês em Teresina. Contudo, o Setut em parceria com outros instituições começou a cadastrar todos que são benefícios com o passe livre para que sejam contemplados com um passe eletrônico, a idéia é que todos os usuários de transporte coletivo em Teresina passem na catraca.

Fonte : Fortalbus.com

© 2010-2011 Paraiba Bus – Tudo sobre o Transporte Nordestino

Nenhum comentário: