11 de maio de 2011

História do ônibus na Paraíba

Parte 5

Empresas Atuantes – Década de 70

Até 1976, tem-se o registro das empresas:

Etur – Operava no Varjão/Rangel e zona sul da cidade, sendo a sua principal linha a atual 115 - Distrito. Operava também a atual 109 - Rua do Rio; 105 - Cidade; Bairro dos Novaes e Jardim Veneza (linhas extintas). No fim dos anos 70, com a expansão pessoense, passou a operar a atual 108 - Alto do Mateus; 102 - Costa e Silva; 502* - Geisel e José Américo via Epitácio; (* Linha dividida com as empresas que viriam a existir, a Canaã e RB Transportes)

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Mandacaruense - Na mesma área atual tendo por destaque a atual 504 - Mandacaru e a atual 002 - Róger.

Empresa ABC (MDS?*) - Jaguaribe, na linha Circular ABC e possivelmente a linha João Machado; * Possivelmente esse foi o primeiro nome da Marcos da Silva, ou a mesma adquiriu a ABC em 1976. Conforme uma fonte documentada do mesmo ano, ambas são citadas atuando em Jaguaribe...e lógico, a MDS nasceu nesse bairro.

Viação 1º de Maio - Tambaú, Cabo Branco* e João Agripino; (* A denominação Cabo Branco se dava apenas a falésia. O demais, era conhecido como Tambaú)

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Viação 1º de Maio - O terminal da linha em Tambaú ficava no atual cash do BB ao lado do Hotel Tambaú.

Autoviária Fátima - (?);

Róger - Cidade Universitária e Castelo Branco via Epitácio*; (* Não existia a Av Pedro II, o corredor 3 na época)

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Róger nas proximidades da UFPB

Torrelândia - Operava a atual 402 – Torre

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Viação Ilha do Bispo - Operando no bairro do mesmo nome, possivelmente na extinta linha 001

Em 1976, a empresa Senhor do Bomfim compra a 1º de Maio, e opera a linha de Tambaú/Cabo Branco e João Agripino via Ruy Carneiro. Houve uma entrega oficial da frota dela, sendo a pioneira em Monobloco urbano na cidade.

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Senhor do Bomfim

Em janeiro de 1978, a Rodoviária Santa Rita entra no sistema pessoense, operando a linha de Tambaú no lugar da Senhor do Bomfim.

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Após alguns meses, a Rodoviária Santa Rita passa a operar a linha da Torre no lugar da Torrelândia após essa ter encerrado suas atividades por motivos desconhecidos.

Também em 1978, a Canaã passa a existir, operando após o surgimento dos novos bairros de João Pessoa e expansão dos existentes. Sua área de atuação compreendeu o José Américo, Cristo (atual 204) e Geisel (atual 202), operando as linhas via corredor 2. Por um período chegou a atuar na linha Geisel  via Epitácio, junto com a RB e a Etur, além de revezar essa linha via Pedro II...ou seja, existiu um Geisel via Pedro II operados pelas três empresas citadas.

No mesmo ano, possivelmente, a Marcos da Silva passou a operar a linha Cabo Branco, a atual 507.

Também, a RB Transportes em 1978, possivelmente, passou a operar no lugar da Roger as linhas do Castelo Branco e Cidade Universitária. Posteriormente com o surgimento do bairro dos Bancários, ela também passou a operar neste bairro.

Em 1979, tem-se registro da São Judas Tadeu, que sucedeu a Rodoviária Santa Rita nas linhas de Tambaú e Torre no mesmo ano.

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1979 - 0923 da Marcos da Silva, Caio Gabriela, operando a linha de Cabo Branco na Av Epitácio Pessoa.

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1979 - RB Transportes

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1979 - 0639 da São Judas Tadeu; 0921 da Marcos da Silva; 04xx da Mandacaruense

Na nossa proxima postagem histórica traremos algumas noticias sobre os problemas que surgiram nesse meio tempo, por insatisfação de alguns usuários e etc. Fique atento pois logo mais vamos publicar a Parte 6 da História do ônibus na Paraíba.

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