Hoje trazemos algumas informações sobre uma das extintas linhas de Campina Grande. Em meados de 2004, surgia uma nova linha Inter-Área em Campina, que tinha como finalidade ligar os bairros jardim Verdejante, Velame, Novo Cruzeiro e Ressurreissão II ao Terminal Rodoviário e ao Shopping Iguatemi, o atual Boulevard, passando pelo Centro. Essa linha recebeu o código 905.
De inicio ela era uma linha opcional, assim como as também recém-criadas, 263A, 263B, 400 e 500, só que com uma diferença das demais. Seus veículos eram de grande porte e não contavam com ar-condicionado, nem com o privilégio de só ir passageiros sentados, ou seja, uma Convencional de primeira. No inicio as cinco “maiores” empresas de atuantes em Campina, Borborema, Cruzeiro, Cabral, Transnacional e Nacional participavam de um rodízio semanal, onde cada empresa teria direito a por um de seus carros e cada semana era uma empresa diferente a operar determinado horário.
Todas as empresas reaproveitaram carros de suas frotas convencionais e caracterizaram-nos com a pintura padrão opcional. A Nacional pôs um Torino 1999, a Borborema um Torino GV, de inicio o 0208 e depois o 0207 (foto abaixo), a Cruzeiro utilizou um Torino GV de prefixo 0302, a Cabral reformou seu 0116 e o pôs na linha e a TN reformou os seus carros 3230 e 3240 e os dois revezavam entre a 905 e a 400 e depois utilizou um Torino GV com interior intercity oriundo, talvez de João Pessoa.
Com o passar do tempo as empresas decidiram fazer modificações na rota do 905 e decidiram fazer a ligação entre a Rodoviária e os bairros atendidos passando pelo Distrito dos Mecânicos.
O itinerário que antes era o seguinte: JARDIM VERDEJANTE/CINZA/PRES. MÉDICI/VELAME/RESSURREISSÃO II/NOVO CRUZEIRO/AV. ALM. BARROSO/HOSP. PEDRO I/PARQUE DO POVO/CLIPSI/FLORIANO PEIXOTO/AV. CANAL/AÇUDE VELHO/AV. BRASÍLIA/SHOPPING IGUATEMI/TERMINAL RODOVIÁRIO/IGUATEMI/AV. BRASÍLIA/FIEP/AV. CANAL/ FLORIANO PEIXOTO/RUA PEDRO II/SÃO JOSÉ/HOSP. PEDRO I/2º BPM/AV. ALM. BARROSO/NOVO CRUZEIRO/RESSURREISSÃO II/VELAME/PRES. MÉDICI/CINZA/JARDIM VERDEJANTE;
Passou a ser o seguinte: JARDIM VERDEJANTE/CINZA/PRES. MÉDICI/VELAME/COL. RAUL CÓRDULA/ NOVO CRUZEIRO/RESSURREISSÃO II/NOVO HORIZONTE/MOTEL SAARA/DISTRITO DOS MECÂNICOS/AV. ASSIS CHATEAUBREAND/INSTITUTO DOS CEGOS/LUIZA MOTTA/PREMEM/SHOPPING IGUATEMI/TERM. RODOVIÁRIO/SHOPPING IGUATEMI/PREMEM/LUIZA MOTTA/INSTITUTO DOS CEGOS/SEBRAE/AV. ASSIS CHATEAUBREAND/DISTRITO DOS MECÂNICOS/MOTEL SAARA/NOVO HORIZONTE/RESSURREISSÃO II/NOVO CRUZEIRO/AV. KUSCELINO KUBSCHEK/VELAME/PRES. MÉDICI/CINA/JARDIM VERDEJANTE.
Após serem feitas as alterações acima, a demanda da linha, que era ótima, caiu para bem menos que a metade em horários de pico e a Borborema saiu da partilha da linha, ficando assim, Cabral, Trans, Nacional e Cruzeiro, e os carros que faziam parte da frota da linha foram diminuindo cada vez mais. Cabral Transnacional e Nacional botaram micros e apenas a Cruzeiro continuou com seus veículos de grande porte, durante um tempo Foi um de seus Torinos 1999 e posteriormente um Turqueza. Com a venda dos micros TN e Cabral voltaram a usar carros maiores, a TN com um Viale 1721, o 0715 da foto abaixo, e a Cabral com Urbanuss e Viales 1417 ex-RJ. A Nacional chegou a usar Senior Midi, como o 0017, mas os Thunders, como o 0037, e Seniores predominaram.
Nos últimos anos em que a linha atuou a linha 245 teve sua rota alterada e começou a passar em frente ao Col. Raul Córdula, o que de certa forma fez com que a demanda da linha diminuísse ainda mais, o que fez os horários da linha diminuírem mais ainda, restando apenas um carro em sua tabela de horários e o rodízio entre as empresas, que operavam-na passou a ser uma a cada semana. Em 2010 as empresas concessionárias da linha chegaram a um acordo que pôs fim a linha 905, e seu ultimo circular foi feito em um domingo pelo atual 0302 da Viação Cruzeiro.
Mesmo após a extinção da linha, até hoje é comum vermos os pilares indicadores da parada de ônibus ainda com as inscrições, 905 e OPCIONAL, que não foram retiradas pela prefeitura. Como vocês podem observar nas fotos abaixo:
Paraiba Bus – A Busologia Paraibana bem representada
Nenhum comentário:
Postar um comentário