Anos 90
Com Material de Kristofer Oliveira e Paulo Rafael Viana, membros do Paraiba Bus em João Pessoa-Pb.
Possivelmente os bons momentos efêmeros da economia quando lançavam alguma medida de recuperação da mesma após as graves crises gerasse um cenário positivo para as empresas experimentarem o que o mercado oferecia. O certo é que após o lançamento do Plano Real a padronização da frota foi um fato que vigora até hoje. Talvez as empresas após fazerem suas experiências decidiram qual o melhor chassi e carroceria que atendem as suas respectivas necessidades. Curioso que no caso da Transnacional, por exemplo, boa parte dos ônibus com chassi Mercedes-benz foram os que mais duraram na frota.
Trazer ônibus de outros estados foi marcante na Boa Vista, que em alguns momentos chegou a ter quase que 100% da frota contando com ônibus de fora. Outra que investiu bastante nos usados foi a Mandacaruense. E alguns desses usados tinham 3 portas, tendo a Boa Vista trazendo praticamente todos com essa configuração. E falando em ônibus de 3 portas, no início dos anos 90 teve um fato curioso...uma lei municipal de 1992, se não me falha a memória, que obrigava uma porcentagem mínima de ônibus com facilidade de acesso para cadeirantes. Como ñ existia elevador na época, a Transnacional trouxe ônibus com 3 portas. Essa lei municipal acabou sendo "caducada" após a lei federal que obriga os ônibus do sistema de transporte público fabricados a partir de novembro de 2008 a terem elevadores para cadeirantes.
Se nas décadas anteriores a falta de ônibus para o centro pessoense era um grave problema, nessa década a criação de linhas e o investimento em outras foi ocasionado pela nova dinâmica da cidade, em que alguns bairros ganharam ares de "centro". Se antes tudo se resolvia no centro da capital, ou comércio, a partir dos anos 90 a centralização dessa área urbana perdeu um pouco da força, principalmente no fator econômico, e as coisas se fixaram em certos bairros valorizados pela especulação imobiliária. O bairro de Manaíra que o diga...
As fusões de linhas radiais para criar uma chamada "semi-circular", que no sentido centro seguia por um corredor e no sentido bairro por outro, foi bem aceita, espelhada pelo sucesso e do ótimo funcionamento das circulares. A primeira fusão ocorreu em meados de 1994~1995, com as linhas do Bancários 302 e 518, criando as 3510 e 5310, denominadas inicialmente de Circular Bancários. Posteriormente, as linhas 516 e 206 de Mangabeira fundiram e foram criadas as linhas 5206 e 2514. No fim da década, foi a vez das linhas 515 e 210, também, de Mangabeira se unirem para criar as 2515 e 5210, sendo esta última operada pela Reunidas. As demais eram operadas pela Transnacional. A linha 307 de Mangabeira que era operada pela Reunidas foi transformada em 3507 e 5307, chamado inicialmente de Mangabeira e depois modificada para Cidade Verde.
Para facilitar o acesso dos usuários de Mangabeira para Manaíra, principalmente para o Shopping Manaíra, que foi uma grande novidade na época, foi criada a linha 5600, operada pela Reunidas.
Em alguns bairros em expansão, como o Valentina, inicialmente foram criadas linhas radiais para atender essas áreas, a exemplo das linhas 118, 119 e 121, porém, devido a alguns fatores elas foram desativadas, e a melhor solução encontrada foi a criação das linhas integracionais, com o código I0xx. Daí, surgiu no bairro do Valentina, o primeiro terminal de integração de passageiros, administrada pela Boa Vista. A integração era feita entre essas linhas integracionais com as principais do bairro, a exemplo da 120, 519 e 2300, em que pagando apenas uma passagem era possível andar em dois ônibus.
Para facilitar o deslocamento dos usuários de bairros distantes a praia, tanto para curtir o calor no domingo e feriados, como para shows ou outros eventos, foi criada as linhas com código "P". Uma delas que fez sucesso e motivou a criação da linha 5600 foi a P004, operada pela Marcos da Silva, partindo de Mangabeira para o Cabo Branco. Posteriormente, foram criadas as P003 - Bairro das Indústrias e a P004 foi ressuscitada no Alto do Mateus, ambas operadas pela São Jorge. A Mandacaruense também tinha uma "P" até o Bessa. Após a criação do Terminal de Integração do Varadouro (que será abordado na proxima postagem), essas P's foram extintas, restando apenas duas...a P002 - Cabo Branco e a P008 - Mangabeira/Penha.
Até a criação do Plano Real as greves foram constantes, mediante conseqüência da inflação, com depredação a ônibus, mas ñ tão grave quanto nos anos 80. Após esse período, só teve uma greve até hoje, em 1996, que durou menos de um dia, e uma paralisação de 1 hr na Lagoa. Alguns problemas de superlotação em linhas no bairro do Valentina e as circulares 1500/5100 foram marcantes, mas nada tão grave e absurda como nos anos 70 e 80. Houve uma melhora nesse aspecto.
O trânsito voltou a ficar caótico devido a enorme quantidade de veículos nas ruas. A solução foi ressuscitar os opcionais no fim de 1997, para estimular as pessoas a deixarem os carros em casa e usar o sistema de transporte com uma certa comodidade, que desde o inicio da década de 80 tinha sido desativada.
Na Nossa Proxima Postagem Histórica, Os Opcionais.
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