O ônibus é o principal meio de transporte público usado pelo brasileiro, aponta pesquisa divulgada nesta quarta-feira pela CNI (Confederação Nacional da Indústria).
De acordo com o levantamento, 34% dos entrevistados afirmaram que esse é o principal meio de locomoção. Já para 24% da população, a caminhada é a forma mais usada de deslocamento.
Em seguida, como principal meio de locomoção na cidade, está o automóvel, utilizado por 16% dos entrevistados. Apenas 8% escolheram a bicicleta. Os demais utilizam outros meios, como táxi e moto.
Apesar de o ônibus ser o meio de transporte mais usado, o levantamento aponta insatisfação por parte dos usuários. Segundo a pesquisa, 24% consideram ruim ou péssimo, já 31% acham que é regular e para 45% das pessoas que o utilizam o ônibus é ótimo ou bom.
O metrô e os trens ainda são pouco usados pela população. Ambos são utilizados por apenas 1% dos brasileiros. No entanto, esses dois meios são bem avaliados pelos usuários. De acordo com a pesquisa, 70% consideram o metrô bom ou ótimo, 21% acham regular e apenas 9% acreditam que é ruim. Já o trem é bem avaliado por 58% da população, 30% consideram regular e 11% ruim ou péssimo.
Segundo a entidade, o transporte coletivo é usado por 61% da população, porém, apenas 42% o utilizam como seu principal meio de deslocamento. Nas grandes cidades, 58% dos brasileiros utilizam esse meio para sua locomoção. Já no interior, esse índice cai para 19%.
De acordo com a pesquisa, o nível de renda familiar é decisivo na escolha do meio de locomoção. Entre as pessoas que ganham acima de 10 salários mínimos, 63% optaram pelo automóvel como principal meio de deslocamento. Desses, 22% usam o transporte coletivo. Apenas 7% daqueles que ganham entre 1 e 2 salários mínimos usam o automóvel para se deslocar.
A pesquisa aponta ainda que mais de 50% da população tem medo de sofrer acidente ou ser assaltado utilizando o seu principal meio de locomoção. Segundo a pesquisa, os que mais se preocupam com assaltos ou acidentes são os usuários de motocicleta. Os que menos temem são os que se locomovem a pé.
DESLOCAMENTO
O estudo mostra ainda que 24% da população gasta mais de uma hora para se locomover de sua residência ao trabalho ou escola. Nas cidades com mais de 100 mil habitantes, esse percentual sobe para 32%. Para 43% da população, o gasto com deslocamento é de até meia hora por dia.
Segundo o levantamento, o tempo de locomoção é maior para os indivíduos com renda mais elevada. Entre a população com renda familiar entre cinco e dez salários mínimos, 31% gastam mais de uma hora para ir de casa para o trabalho ou para escola. O número sobe para 37% entre os indivíduos com renda superior a dez salários mínimos.
O estudo, realizado pela CNI em parceria com o Ibope, foi feito com 2.002 pessoas em 141 municípios, entre os dias 20 e 23 de março de 2011.
Fonte: Folha.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário