7 de agosto de 2011

História dos ônibus em João Pessoa

Com Material de Kristofer Oliveira e Paulo Rafael Viana, membros do Paraiba Bus em João Pessoa-Pb.

Se nos anos 70 e 80 a Caio reinava (pudera...com uma fábrica pertinho), nesse novo século é a vez do reinado da Marcopolo e Mercedes-Benz. Até nos anos 90, em que houve uma grande diversidade, o destaque dela foi grande com as versões do Torino 1989, GV e 1999, tendo os três permanecidos simultaneamente na frota pessoense no início do século, assim como parte da grande diversidade remanescente dos anos 90.

O Viale foi o modelo em que as empresas mais adquiriram em quantidade no geral e em diferentes configurações, dando ao título de João Pessoa de “capital do Viale”. Todas as empresas adquiriram.

image

Lendário 0828 da Reunidas que atualmente está em Natal.

Outro fator marcante foi a aquisição de ônibus usados de outros estados, sendo um grande negócio para renovar a frota.

image

0832 - Viale ex Mauá/RJ. Atualmente é o 475 da Barros/RN

Abaixo, os principais modelos presentes por empresas:

São Jorge:

* Busscar Urbanuss (MBB OF-1721)

* Busscar Micruss

* Caio Apache Vip (MBB OF-1417, OF-1721 / OF-1418 e OF-1722 – ex RJ)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1721 e OF-1722 – tanto zero como ex RJ)

* Marcopolo Torino GV (OF-1620 e OF-1721)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722 – tanto zero como ex RJ)

* Marcopolo Senior 2000 (MBB LO-914 – EX CE)

* Marcopolo Senior Midi (MBB OF-1418)

* Neobus Thunder+ (MBB LO-914)

image

Mandacaruense:

* Busscar Urbanuss Pluss(MBB OF-1722)

* Busscar Urbanuss (MBB OF-1721 e VW 16-210 CO)

* Caio Apache Vip (MBB OF-1721 e VW 17-210 OD)

* Caio Apache S21 (MBB OF-1721 – tanto zero como ex PE)

* Neobus Mega 2004 (VW 17-210 OD)

* Neobus Mega 2006 (MBB OF-1722 e VW 17-230 EOD)

* Neobus Thunder Boy

* Neobus Thunder Way (VW 8-150 EOD)

* Marcopolo Torino GV (OF-1620)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1722 e OF-1417 – tanto zeros como ex RJ)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722)

image

Boa Viagem / Santa Maria:

* Busscar Urbanuss (MBB OF-1721 ex PE)

* Neobus Mega 2006 (MBB OF-1721)

* Neobus Spectrum City (MBB OF-1418)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1721, OF-1722 e OF-1417 – ex RJ)

* Marcopolo Torino GV (MBB OF-1620 e OF-1721)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722 – tanto zero como ex RJ)

* Caio Apache Vip II (MBB OF-1721)

Transnacional:

* Busscar Urbanuss Pluss (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino GV (MBB OF-1620 e OF-1721)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1722 e OF-1721 – tanto zero como ex RJ)

* Marcopolo Senior Midi (MBB OF-1418)

* Marcopolo Senior 2000 (MBB LO-812 e LO-914 – exRJ)

image

O último modelo sem ser da Marcopolo adquirido pela TN

Reunidas:

* Busscar Urbanuss Pluss (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino GV (MBB OF-1620 e OF-1721)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1722 e OF-1721 – tantozero como ex RJ)

* Marcopolo Senior Midi (MBB OF-1418)

* Marcopolo Senior 2000 (MBB LO-812 e LO-914 – exRJ)

* Caio Apache Vip II (MBBOF-1722)

Marcos da Silva:

* Busscar Urbanuss Pluss (MBB OF-1721, OF-1722 e VW16-210 CO – EX PE)

* Marcopolo Torino GV (MBB OF-1620 e OF-1721)

* Marcopolo Torino 1999 (MBB OF-1721 – EX RJ)

* Marcopolo Torino 2007 (MBB OF-1722)

* Marcopolo Viale (MBB OF-1721 e VW 17-210 OD)

* Neobus Mega (MBB OF-1620)

* Neobus Mega 2006 (MBB OF-1722 – tanto zero como ex RJ)

* Caio Apache Vip (MBB OF-1722 – ex RJ)

* Comil Svelto 2000 (VW 17-210 OD)

* Comil Bello ( VW 8-150)

Tivemos e temos, até então, uma forte padronização da frota nas empresas, sendo justificado por facilidade em comprar em grande escala peças de reposição, evitando maiores custos para manter a frota. Esse início de século também foi marcante com a reintrodução de ônibus de menores portes na frota pessoense, justificado pela baixa demanda em algumas linhas e para operar no serviço opcional, além de serem mais acessíveis em alguns itinerários complicados.

image

A partir de 2006, os Midibus chegam a João Pessoa,com o Senior Midi da Marcopolo para substituir alguns Senior 2000 no sistema opcional, trazidos pela Transnacional. Três desses ônibus era um pseudo-opcional, pois de opcional só tinha a plotagem. A São Jorge no mesmo an oadquire dois desse modelo para o sistema regular. Em 2007, outro modelo da mesma categoria é introduzido pela Boa Viagem, o Spectrum City da Neobus, tendoo posto de cobrador, coisa inédita até então nos midibus de João Pessoa.

Se por um lado algumas linhas contavam com ônibus de menor porte, outras tiveram uma crescente demanda. A solução foi trazer os chamados trucados, ônibus de maior porte com dois eixos na parte traseira. A Transnacional, Reunidas e São Jorge foram as primeiras e as únicas empresas até hoje a contar com esse tipo de ônibus, com o Viale OF-1721 e OF-1722 em anos posteriores, e introduzidos nas linhas de maiores demandas.

image

Em 2010, a Reunidas trouxe o Torino 2007 trucado e em 2011 foi a vez da São Jorge.

image

Em 2010, mais uma novidade chegou a João Pessoa,com os três primeiros articulados da cidade trazidos pela Transnacional com duas unidades e a Reunidas com uma, tendo grande aceitação e admiração dos usuários. E o modelo não poderia ter sido outro...o Viale. Apesar de alguns itens desse tipo de ônibus ir de encontro com a NBR 15570, eles são indispensáveis mediante a grande demanda nas linhas que estão presentes.

image

Um comentário:

Philippe Figueiredo disse...

Puxando a sardinha para minha querida e saudosa Roger,hheheheheee....A Roger foi a primeira empresa da Paraíba a trazer o modelo Viale para o estado em 2000.
Abraço a todos!