20 de agosto de 2011

Rio Grande do Norte: Buracos em ruas alteram linhas de Ônibus

Os moradores do conjunto Brasil Novo, Jardim Brasil e Alto da Colina - comunidades localizadas na zona Norte de Natal - estão, mais uma vez, sofrendo com a falta de transporte público. Devido aos buracos e lama que deixam as ruas das localidades quase intransitáveis, as empresas de ônibus decidiram modificar o itinerário de algumas linhas. Agora, além da espera cansativa pelo transporte, os usuários precisam caminhar por mais de meia hora para chegar ao ponto de ônibus mais próximo.

19.08.11 sobre o transtorno do  buraco na av. moemia tinoco. foto. rodrigo sena. h. selecionadas.

É o caso do costureiro Josildo Inácio. Há oito anos ele mora no Jardim Brasil e conta que precisa sair de casa com muita antecedência para não perder o horário. "Antes o ônibus passava na frente da minha casa. Agora, por causa desse buraco, não passa mais. Tenho que caminhar mais de vinte minutos todos os dias para chegar na parada", relata.

 

O buraco ao qual se refere Josildo, na verdade não é apenas um, mas uma série de buracos e crateras que existe no cruzamento das avenidas Santa Rita de Cássia com a Moema Tinoco. O acúmulo da água das últimas chuvas dificulta ainda mais o trânsito de veículos e a passagem dos pedestres. Bueiros estão entupidos e há lixo espalhado por diversos pontos e alguns túmulos do cemitério às margens da Avenida Moema Tinoco, estavam abertas. Segundo os moradores mais antigos, o problema não é recente. "Não sei nem dizer quando esse buraco apareceu. A gente já fez festa de aniversário para ele. Distribui até bolo", diz o aposentado Luiz de Bastos. A dona de casa Maria de Deus se revolta com a situação de abandono. "Isso é um absurdo. Cansei de reclamar desse buraco ", desabafa.

Sem título

No site da empresa Guanabara, responsável por boa parte das 46 linhas que circulam na zona Norte, uma "nota aos clientes" explica os motivos da mudança de itinerário. "Devido ao excesso de buracos existentes nas vias do conjunto Brasil Novo, causados pelas constantes chuvas deste ano e pela falta de reparo por parte da Prefeitura de Natal, a Transportes Guanabara está modificando, temporariamente, os itinerários das linhas 75 (A e B) e 79". As mudanças, segundo a empresa, durarão até a conclusão das obras de drenagem e reparo das vias do conjunto.

Ainda de acordo com a Guanabara, a mudança do itinerário das linhas é necessária para evitar prejuízos maiores. "A mudança se mostra necessária para que possamos evitar os danos causados pelas más condições de manutenção das vias e, assim, continuar atendendo aos clientes", diz a nota divulgada na última quinta-feira.

Fonte: Tribuna do Norte

Nenhum comentário: