4 de setembro de 2011

Amazonas: Ônibus novos sofrem pane em Manaus

Menos de duas semanas depois da chegada de 315 ônibus novos, um deles deixou os passageiros a pé, na rua São Pedro, bairro Compensa 2, Zona Oeste, por causa de uma pane mecânica no elevador de acessibilidade, que simplesmente parou de funcionar no final da manhã de ontem.

Manauss

De acordo com relato do motorista do coletivo, que não quis ser identificado, o problema aconteceu quando ele parou para a entrada de um portador de deficiência física.

O rodoviário contou que, ao abaixar a plataforma de embarque de cadeirantes, o equipamento “travou” e não subiu mais, impossibilitando o ônibus de seguir viagem e obrigando os passageiros a descer e esperar outro coletivo.

Usuários do transporte coletivo na capital relataram que esta não foi a primeira pane sofrida por um dos ônibus novos. Entretanto, a informação não é confirmada pelo Instituto Municipal de Transportes Urbanos (IMTU).

“Terça-feira vi um ônibus novo parado em plena Constantino Nery, com sinal de alerta ligado. Se foi mesmo fabricado em 2011, devia estar circulando”, disse a estudante Carem Souza, 25. A assessoria do órgão não foi localizada, ontem, para informar quantos veículos com data de fabricação de 2011 já sofreram pane.

via Verde

Na última quarta-feira, a reportagem de A CRÍTICA flagrou ônibus parados nas garagens de quatro das nove empresas durante o horário de pico, no fim da tarde. Parte deles era novo. A situação foi constatada nas empresas São José, Transamazônia, Via Verde e Açaí Transportes, que recebeu a concessão da City Transportes. No dia seguinte, o vereador Waldemir José (PT) disse ter sido coagido ao entrar na garagem da empresa Transamazônia e fotografar a montagem e pintura de ônibus antigos e novos.

Ele chegou a registrar um Boletim de Ocorrência no 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP), alegando que foi ameaçado e teve a máquina fotográfica quebrada pelos seguranças. “Acho que estão ‘maquiando’ os ônibus velhos para parecerem novos”, disparou o vereador, que prepara denúncia para encaminhar ao Ministério Público Estadual (MPE).

Ontem, o Sindicato das Empresas em Transporte de Passageiros do Amazonas (Sinetram) divulgou nota informando que o ônibus que aparece na foto publicada na página C1 de A CRÍTICA, de ontem, de prefixo 0411640, é novo (ano 2011) e estava tendo as rodas de ferro pintadas, o que não significa qualquer infração ao regulamento municipal de transportes.

Fonte: A Crítica

Nenhum comentário: