O Expresso Itamarati começou a operar em 1951, quando o imigrante espanhol José Oger e os filhos Affonso e Clowis resolveram entrar para o negócio de transporte coletivo de passageiros. Primeiro, compraram as três jardineiras Ford-F-5, que faziam a linha São José do Rio Preto-Novo Horizonte, na região noroeste do Estado de São Paulo. Nascia a empresa Oger & Filhos. Aos poucos, outros veículos foram incorporados à frota e novas linhas adquiridas. Em 1968, foi incorporada a Viação Tamoio e, em 1971, o ciclo de incorporações se encerrou, com a aquisição das linhas e veículos da Viação Aprazível Paulista (VAP).
O compromisso com o futuro faz parte da nova logomarca e do novo visual dos veículos, adotados pelo Expresso Itamarati em 1997. O visual propõe uma nova imagem da Itamarati junto a seu público alvo. A letra, de linhas retas, tem a vantagem de ser melhor visualizada à distância. O traço levemente curvo do "i" contribui para uma idéia de arrojo e ousadia. Ao lado da letra, uma asa estilizada simboliza rapidez. E o espaço compreendido entre esses dois elementos cria uma área imaginária representando a pedra branca que inspirou o nome da empresa. (Itamarati, em tupi, significa "lugar da pedra branca"). Os detalhes na cor dourada fazem referência ao Jubileu de Ouro. O vermelho é marcante, mantendo a ligação com as cores já tradicionais no visual da empresa desde a fundação, há quase 60 anos.
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