Produção/Edição: Kristofer Oliveira
Colaboração: Phillipe Figueiredo; Edmilson Vitoriano; Claudemir Barros; Marcos Cabral; Fábio Gonçalves; JC, Paulo R. Viana.
Consultas: Revista Sua Boa Estrela de 1971; Arquivo Governo da Paraíba
A Bonfim gerando outras empresas
No dia 19 de agosto de 1954, a Viação Gaivota foi fundada, e nos anos 70 vendida para o Fernando Barbosa. A Gaivota na nova administração teve um notável crescimento se tornando em uma das principais empresas paraibana. Chegou a operar a linha Recife x Iguatu/CE via João Pessoa e Campina Grande, além das linhas: João Pessoa x Recife, Cajazeiras x Recife e linhas de Campina Grande para o interior.
Nos anos 70, a Viação Luso-Brasileiro, mais conhecida como Canarinho, foi adquirido junto a família Azevedo. Essa empresa operava linhas para cidades do litoral sul paraibano. Após a aquisição, o nome foi modificado para Viação Boa Vista e foi administrada por um dos filhos do Severino Camelo. Além de operar para o litoral sul paraibano, a Boa Vista passou a operar para Goiana e Recife. A empresa foi vendida para a Progresso e passou um tempo sendo operada pela Viação Cruzeiro, empresa do mesmo grupo, mas retornou a ser Boa Vista. Encerrou suas atividades em meados de 2001 e passou a operar no turismo em Salvador.
Entre as empresas urbanas, duas foram criadas. A primeira foi a Bonfinense, entre os anos 60 e 70, que fazia linha ligando Cruz das Armas a Tambaú. Não durou tanto tempo, pois empresa urbana era pouco rentável comparada a rodoviária. A segunda foi a Boa Vista, fundada em 1991 após adquirir parte das linhas da Etur junto aos herdeiros do Abelardo Azevedo, proprietário da Etur que faleceu num acidente automobilístico. A empresa durou apenas 11 anos.
Atuais dificuldades
A Bonfim entrou em crise nos últimos anos. No ano de 2010, a solução para permanecer operando foi fazer sociedade com um empresário mineiro, negociando 50% da empresa. Foram adquiridos junto a Expresso Guanabara quatro Marcopolo Paradiso G6 1200 O-500RS de 2005, dando uma maior qualidade na sua operação.
A última semana de agosto de 2011 poderia ter ceifado de vez a história da Bonfim. A sociedade foi desfeita e os ônibus introduzidos pelo empresário mineiro foram retirados da frota, causando um grande transtorno, inviabilizando a operação da empresa. A priori, no dia 26 de agosto a empresa tinha negociado a sua concessão da sua única linha com o Progresso, e esta colocaria a Viação Cruzeiro para operar os horários da Bonfim, marcando o retorno dessa viação pernambucana a esta linha. Para não encerrar as suas atividades, a Bonfim planejava continuar apenas no fretamento para turismo. Porém, na tarde do dia 29 de agosto, a Bonfim retorna a operar a sua linha por direito.
Com isso, a Bonfim continua firme na linha e está buscando meios de permanecer viva, pois o espírito de perseverança do Sr° Severino Camelo está presente para a felicidade de quem admira esta empresa de verdade e reconhece a sua importância dentro do estado.
Também, esperamos que a direção da Bonfim aprenda com os seus erros para que certas coisas não venham mais a acontecer, pois é necessário ter ciência de que apenas de história e nostalgia não é possível manter uma empresa viva e competitiva. Do passado tiramos lições e admiração, mas o presente é agora.
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