10 de novembro de 2011

Duas décadas de história, meio século de tradição

Em janeiro de 1981, dois meses depois de adquirir a empresa Chrysler Motors do Brasil, a montadora lançava o E 13, o primeiro caminhão movido a álcool do Brasil. Depois, em 1984, veio o primeiro veículo de grande porte movido a gás metano/biogás, o VW 140. As exportações começaram já no ano seguinte, e, em 1993, surgia o primeiro chassis para ônibus, o Volksbus 16.180.

volkswagen

Mas foi em novembro de 1996, com a inauguração da fábrica na cidade de Rezende, no sul do estado do Rio de Janeiro, que a MAN Latin America deu um salto tecnológico e de gestão de negócios. Os consumidores reconheceram o desenvolvimento da empresa, e deram a ela, em seu aniversário de 20 anos, o posto de maior montadora de caminhões do Brasil. É a companhia que mais cresceu no mercado nacional nos últimos anos.

São mais de 25 anos de história, mas meio século de tradição. Tudo começou em 1958, com a formação da Simca do Brasil. Em 1966, 92% do controle acionário da empresa foi comprado pela Chrysler. Três anos depois, o grupo inaugurou a fábrica de caminhões Dodge e lançou o modelo D 700, que marcou época. A Volkswagen começou a participar do controle da corporação a partir de janeiro de 1979, em um processo que terminou com o surgimento oficial da Volkswagen Caminhões Limitada, em fevereiro de 1981.

Desde o começo oficial das operações da planta, em 1996, a participação da MAN Latin America no mercado de caminhões dobrou. Hoje, a empresa oferece ao mercado doméstico modelos de caminhões leves a extrapesados e chassis para ônibus urbano, fretamento e rodoviário, que também são exportados para mais de 40 países.

Do mini-ônibus ao rodoviário, modernizando um dos maiores mercados de ônibus do mundo.

Qualquer que seja o lugar onde o brasileiro vá , ele vai de ônibus. Seja para o trabalho, para a escola, para o lazer, para outros municípios, para outros Estados e até para países vizinhos.Não é por acaso que, com um imenso território e praticamente 80% da população do país morando no setor urbano, o Brasil tenha se tornado um dos maiores e mais dinâmicos mercados mundiais de ônibus.

É um cenário que injeta dois ingredientes importantes na disputa pelo cliente: competitividade e criatividade. Exatamente os dois itens em que a MAN Latin America tem mostrado seu pioneirismo através do lançamento de soluções simples e inteligentes.

E note que a Família Volkswagen está ainda maior, com opções inéditas que atendem a novas aplicações com a marca Volkswagen, como os chassis semileves. Com eles, os frotistas e autônomos que operam em zonas urbanas, de vans e microônibus, poderão contar agora com chassis Volkswagen a partir de 5 toneladas.

E isso com importantes diferenciais: no produto - motores de última geração, com tecnologia sem complicação, com robustez, confiabilidade, menores níveis de ruído, baixo consumo de combustível e facilidade de encarroçamento. E na maior rentabilidade - baixo custo operacional, com maior capacidade de passageiros.

Chassi semi-leve - Uma grande vantagem do Volksbus 5.140 EOD é o eixo traseiro com rodado simples, que gera grande economia operacional pelo menor custo com pneu. Permite também o livre acesso a áreas urbanas com restrições de circulação. A alavanca do câmbio no painel e o posicionamento do motorista possibilitam excelente ergonomia e dirigibilidade, facilitando a vida de quem vive no trânsito. Capacidade de passageiros 30% maior quando comparado a vans, com muito mais segurança.

Volksbus 5.140 EOD

O titan dos ônibus - O Volksbus 18.320 EOT vem equipado com motor Cummins de 320 cv, que apresenta ótimo desempenho, menor consumo e troca de marchas devido à sua curva de torque mais plana. Além disso, o chassi tipo boogie permite encarroçamento de até 13,2 m de comprimento e possibilidade de bagageiro passante. O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados, tudo isto tornando-o mais robusto, ideal para aplicação de transporte de fretamento e rodoviários de curtas e médias distâncias.

Volksbus 18.320 EOT

Chassi sob medida para o trânsito - O chassi Volksbus 17.230 EOD com o maior volume de comercialização no mercado interno, foi especialmente desenvolvido para aguentar firme as longas jornadas de trabalho do transporte coletivo urbano e também como solução ao serviço de fretamento. Com motor de seis cilindros e potência de 225 cv, opera em um regime de trabalho mais ameno, possibilitando maior durabilidade dos seus componentes. Com chassi, suspensões e eixos de maior capacidade tornam o veículo o mais indicado para aplicações severas.

Volksbus 17.230 EOD

As fotos acima mostram duas empresas paraibanas que aderiram ao chassi Volksbus em alguns dos veículos de sua frota, são apresentadas as empresas: Expresso Real Bus e Empresa de Transportes Marcos da Silva.

Você ai que está lendo esta materia, já pensou em visitar a área de produção da Volkswagen, a MAN Latin America? Sabia que nem precisa sair de casa para fazer isso? Pois é, faça você mesmo o teste:

http://www.vwcaminhoeseonibus.com.br/visitavirtual/#/pt

O Paraíba Bus já visitou, visite você também e saiba como é preparado seu Volksbus.

Fonte: Volkswagen e Paraíba Bus

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