Em janeiro de 1981, dois meses depois de adquirir a empresa Chrysler Motors do Brasil, a montadora lançava o E 13, o primeiro caminhão movido a álcool do Brasil. Depois, em 1984, veio o primeiro veículo de grande porte movido a gás metano/biogás, o VW 140. As exportações começaram já no ano seguinte, e, em 1993, surgia o primeiro chassis para ônibus, o Volksbus 16.180.
Mas foi em novembro de 1996, com a inauguração da fábrica na cidade de Rezende, no sul do estado do Rio de Janeiro, que a MAN Latin America deu um salto tecnológico e de gestão de negócios. Os consumidores reconheceram o desenvolvimento da empresa, e deram a ela, em seu aniversário de 20 anos, o posto de maior montadora de caminhões do Brasil. É a companhia que mais cresceu no mercado nacional nos últimos anos.
São mais de 25 anos de história, mas meio século de tradição. Tudo começou em 1958, com a formação da Simca do Brasil. Em 1966, 92% do controle acionário da empresa foi comprado pela Chrysler. Três anos depois, o grupo inaugurou a fábrica de caminhões Dodge e lançou o modelo D 700, que marcou época. A Volkswagen começou a participar do controle da corporação a partir de janeiro de 1979, em um processo que terminou com o surgimento oficial da Volkswagen Caminhões Limitada, em fevereiro de 1981.
Desde o começo oficial das operações da planta, em 1996, a participação da MAN Latin America no mercado de caminhões dobrou. Hoje, a empresa oferece ao mercado doméstico modelos de caminhões leves a extrapesados e chassis para ônibus urbano, fretamento e rodoviário, que também são exportados para mais de 40 países.
Do mini-ônibus ao rodoviário, modernizando um dos maiores mercados de ônibus do mundo.
Qualquer que seja o lugar onde o brasileiro vá , ele vai de ônibus. Seja para o trabalho, para a escola, para o lazer, para outros municípios, para outros Estados e até para países vizinhos.Não é por acaso que, com um imenso território e praticamente 80% da população do país morando no setor urbano, o Brasil tenha se tornado um dos maiores e mais dinâmicos mercados mundiais de ônibus.
É um cenário que injeta dois ingredientes importantes na disputa pelo cliente: competitividade e criatividade. Exatamente os dois itens em que a MAN Latin America tem mostrado seu pioneirismo através do lançamento de soluções simples e inteligentes.
E note que a Família Volkswagen está ainda maior, com opções inéditas que atendem a novas aplicações com a marca Volkswagen, como os chassis semileves. Com eles, os frotistas e autônomos que operam em zonas urbanas, de vans e microônibus, poderão contar agora com chassis Volkswagen a partir de 5 toneladas.
E isso com importantes diferenciais: no produto - motores de última geração, com tecnologia sem complicação, com robustez, confiabilidade, menores níveis de ruído, baixo consumo de combustível e facilidade de encarroçamento. E na maior rentabilidade - baixo custo operacional, com maior capacidade de passageiros.
Chassi semi-leve - Uma grande vantagem do Volksbus 5.140 EOD é o eixo traseiro com rodado simples, que gera grande economia operacional pelo menor custo com pneu. Permite também o livre acesso a áreas urbanas com restrições de circulação. A alavanca do câmbio no painel e o posicionamento do motorista possibilitam excelente ergonomia e dirigibilidade, facilitando a vida de quem vive no trânsito. Capacidade de passageiros 30% maior quando comparado a vans, com muito mais segurança.
O titan dos ônibus - O Volksbus 18.320 EOT vem equipado com motor Cummins de 320 cv, que apresenta ótimo desempenho, menor consumo e troca de marchas devido à sua curva de torque mais plana. Além disso, o chassi tipo boogie permite encarroçamento de até 13,2 m de comprimento e possibilidade de bagageiro passante. O veículo ainda conta com suspensão pneumática, amortecedores e freios reforçados, tudo isto tornando-o mais robusto, ideal para aplicação de transporte de fretamento e rodoviários de curtas e médias distâncias.
Chassi sob medida para o trânsito - O chassi Volksbus 17.230 EOD com o maior volume de comercialização no mercado interno, foi especialmente desenvolvido para aguentar firme as longas jornadas de trabalho do transporte coletivo urbano e também como solução ao serviço de fretamento. Com motor de seis cilindros e potência de 225 cv, opera em um regime de trabalho mais ameno, possibilitando maior durabilidade dos seus componentes. Com chassi, suspensões e eixos de maior capacidade tornam o veículo o mais indicado para aplicações severas.
As fotos acima mostram duas empresas paraibanas que aderiram ao chassi Volksbus em alguns dos veículos de sua frota, são apresentadas as empresas: Expresso Real Bus e Empresa de Transportes Marcos da Silva.
Você ai que está lendo esta materia, já pensou em visitar a área de produção da Volkswagen, a MAN Latin America? Sabia que nem precisa sair de casa para fazer isso? Pois é, faça você mesmo o teste:
http://www.vwcaminhoeseonibus.com.br/visitavirtual/#/pt
O Paraíba Bus já visitou, visite você também e saiba como é preparado seu Volksbus.
Fonte: Volkswagen e Paraíba Bus
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