A Marcopolo S.A. conquistou o Prêmio Top de Marketing ADVB 2011 na categoria especial Top Responsabilidade Social, entregue às empresas que cultivaram e desenvolveram o conceito de responsabilidade social empresarial em 2010. A empresa foi agraciada pelos diversos projetos sociais destinados tanto para os colaboradores quanto para a comunidade no entorno de todas as unidades no Brasil e no exterior.
Os projetos sociais da Marcopolo abrangem uma extensa gama de atuação social e ambiental, e colaboram para o aprimoramento nas áreas de educação e carreira, qualidade de vida, integração com as famílias dos colaboradores, reconhecimento e valorização, desenvolvimento social e preocupação ambiental.
Segundo Osmar Piola, gerente de Recursos Humanos, a empresa promoveu diversas ações de treinamento para os colaboradores ampliarem seus conhecimentos e se desenvolverem profissionalmente. “Em todas as unidades fabris foram oferecidos programas para atender às necessidades específicas de seu quadro funcional. Também foram concedidas bolsas de estudo para o ensino regular e para o estudo de idiomas em algumas unidades fora do Brasil, contemplando uma necessidade da internacionalização”, explica o executivo.
Um dos os projetos com maior destaque é a Escola de Formação Profissional Marcopolo (EFPM), que tem como objetivo proporcionar aos jovens das comunidades do entorno da empresa, especialmente àqueles em situação de vulnerabilidade social, a oportunidade de uma formação técnica e social, dando-lhes condições de entrar no mercado de trabalho e melhores perspectivas de vida. Os jovens são contratados como aprendizes, recebendo salário, bolsa de estudos, plano de saúde e outros benefícios oferecidos aos demais colaboradores da Marcopolo. Hoje a Escola de Formação Profissional Marcopolo conta com quatro unidades em Caxias do Sul, uma em Duque de Caxias (RJ), na fábrica da Ciferal e uma na África do Sul (MASA).
Outro programa com destaque é o Projeto Envolver - Programa de Inclusão Marcopolo – que tem o compromisso de acolher, cuidar e respeitar as diferenças e permite o ingresso de pessoas com deficiências (visual, auditiva, física, mental e múltiplas) no quadro de colaboradores, as quais são qualificadas por meio de treinamento específico para poderem exercer atividades profissionais em diferentes áreas.
A qualidade de vida e integração com as famílias dos colaboradores é um dos objetivos da Fundação Marcopolo, que promove atividades esportivas, de lazer, culturais e educacionais. Destacam-se o projeto Todos na Escola e o Concurso Aluno Nota Dez estimulam os pais a matricularem seus filhos de 6 a 18 anos em instituições de ensino e acompanharem o seu rendimento escolar.
Nas áreas de cultura e lazer, a Fundação Marcopolo realiza em Caxias do Sul o Entrevero Farroupilha, que tem como objetivo de preservar as tradições gaúchas e conta com a participação de mais de 18.000 pessoas, entre colaboradores e seus dependentes. Na Ciferal, destaca-se a Festa Julina e os campeonatos de futebol.
No Brasil, o Programa Honra ao Mérito, que homenageia os colaboradores ao completarem múltiplos de 5 anos de atividades na empresa, e o Dia do Colaborador Marcopolo, comemorado em 6 de agosto, vêm servindo como reconhecimento pela dedicação e empenho de cada profissional.
Nas demais empresas associadas da Marcopolo fora do Brasil, são realizadas atividades de integração para os colaboradores e suas famílias, considerando as características culturais de cada local.
Com relação ao desempenho ambiental, todas as empresas Marcopolo mantêm gestão sobre o tema de forma a atender os requisitos legais dos locais onde estão estabelecidas, compartilhando as melhores práticas de controle e minimização dos impactos ambientais e desperdício de materiais. A intervenção nos processos é permanente, tendo como objetivo o melhor aproveitamento das matérias-primas para minimizar a geração de resíduos, efluentes e emissões, e o correto tratamento e a disposição final dos rejeitos. A Marcopolo também realizou o Dia Mundial do Meio Ambiente, ação para conscientizar os colaboradores sobre a importância da coleta seletiva de resíduos, seu tratamento e destinação final adequada; a semana do Meio Ambiente; e o Dia Mundial Sem Carro, para tentar ajudar a resolver o engarrafamento e o trânsito normalmente caótico das grandes cidades, problema que acompanha as administrações públicas há décadas.
Fonte: Marcopolo SA
25 de novembro de 2011
Marcopolo conquista prêmio Top de Marketing ADVB 2011
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário