A Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP) já instalou, durante o ano de 2011, mais de 60 redutores de velocidades, em 43 ruas, de 23 bairros da cidade, atendendo a demanda da população.
Os redutores, também conhecidos como quebra-molas, têm o intuito de reduzir a velocidade desenvolvida em ruas e avenidas da cidade, diminuindo o número de acidentes de trânsito. Os recursos, disponíveis para sinalização horizontal, permitem uma comunicação rápida e inteligível e, por isso, são eficientes para atrair a atenção de pedestres e condutores de veículos.
Além das lombadas físicas (de cimento ou asfalto), as tartarugas (tachões) representam outro mecanismo usado para assegurar maior segurança nas vias e para os pedestres. Conforme informações do superintendente da STTP, Salomão Augusto, os redutores estão diminuindo significativamente os acidentes de trânsito nos pontos críticos.
“Os motoristas que passam por ruas recentemente recapeadas acabam abusando da velocidade. Naturalmente, não há instrumentos que se igualem à educação e conscientização no trânsito, mas ordenar o tráfego e tornar evidente a melhor forma de agir podem reduzir os perigos da via pública e melhorar o convívio entre pedestres e motoristas, e os redutores estão ajudando a reduzir a velocidade média da via e diminuindo os casos de acidentes fatais ou com lesões graves”, disse Salomão, recomendando ainda atenção, por parte dos motoristas, em observar e respeitar a sinalização horizontal e vertical, também implantada nos locais.
Locais – Somente neste segundo semestre foram instalados cerca de 40 redutores, em mais de 25 ruas, e sua implantação depende de estudos e viabilidade técnica, analisados pela equipe de engenharia de tráfego da STTP.
Recentemente o projeto de binário do bairro da Palmeira foi beneficiado com a implantação de três redutores de velocidade na Rua Professor Balbino, garantindo segurança a pedestres e motoristas, com as mudanças na circulação de veículos naquela artéria, que inclusive recebeu capeamento asfáltico, dentro do Programa Vias Abertas.
A rua Francisco Lopes de Almeida, trecho entre o CAIC e o antigo Skala Show, nas Malvinas, também recebeu importante melhoramento de sinalização com a implantação de três redutores de velocidades, melhorando o tráfego naquela via.
Fonte: Prefeitura de Campina Grande
Nenhum comentário:
Postar um comentário