2 de dezembro de 2011

Superintendente da STTP faz visita técnica à fábrica do VLT (metrô leve) no Ceará

Empenhado na busca constante por melhorias no sistema de transporte público de Campina Grande, o superintendente da STTP Salomão Augusto esteve nesta quarta-feira, 30, realizando uma visita técnica ao parque fabril da empresa Bom Sinal, na cidade de Barbalha (Ce), que é a fabricante do VLT (veículo leve sob trilhos), o novo modal de transportes que toma conta do país.

O VLT é uma espécie de Metrô de superfície urbano ou suburbano de passageiros, que utiliza equipamentos e infra-estrutura mais leve que usada normalmente em sistemas de metropolitano ou de Ferrovias.

Recepcionado pelos diretores da empresa Bom Sinal, Sávio Mauricio (gerente de Marketing) e Ademar Maia (gerente de fábrica), na oportunidade o superintendente da STTP conheceu todo o processo de produção e fabricação do VLT, e o seu sistema de funcionamento. Em seguida a comitiva se dirigiu até a cidade de Juazeiro do Norte, onde puderam conferir o VLT em operação, realizando viagem entre várias estações.

De acordo com o superintendente Salomão Augusto, “esta visita ao fabricante foi muito importante para indicar todos os processos técnicos que devemos seguir para viabilizar a implantação do equipamento em nossa cidade, que com certeza acarretará mudanças no conceito de transporte público e trará uma grande melhoria na qualidade de vida da população”. Salomão adiantou ainda que também já manteve contatos iniciais sobre o tema com as empresas CFN (detentora da malha ferroviária na área de Campina Grande) e com a FMG (empresa especializada em estudos técnicos neste setor).

O projeto de implantação do VLT na cidade já vem recebendo apoio das classes política e empresarial e de setores do governo federal, a exemplo do Ministério das Cidades, através do secretário de mobilidade urbana Luiz Carlos Bueno, que anunciou semana passada seu apoio a iniciativa da STTP. Ele explicou que o projeto do VLT em Campina Grande é bastante viável, visto que as condições mostram-se favoráveis, pois a cidade possui uma malha ferroviária de boa qualidade, sendo um dos principais pontos a ser analisado para os futuros investimentos.

Ainda segundo o secretário, os problemas enfrentados no setor de trânsito e transportes públicos não é uma realidade local, estadual ou nacional, ele é um problema mundial e que precisa ser pensado, planejado e executado, através de obras e investimentos que busquem modificar esse cenário, e a STTP está no caminho certo buscando essas soluções.

Fonte: Prefeitura de Campina Grande

Nenhum comentário: