19 de janeiro de 2012

CFN reafirma uso da malha ferroviária para STTP implantar VLT de Campina Grande

O Superintendente da STTP, Salomão Augusto, esteve na manhã desta segunda-feira, 16, participando de mais uma reunião técnica com dirigentes da CFN, empresa detentora da malha ferroviária na região de Campina Grande.

Durante o encontro, o representante da Transnordestina Logística, e gerente operacional da CFN em Campina Grande, Marcone Marinho, reafirmou o autorização daquela empresa quanto à utilização da malha ferroviária pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), que pretende implantar o VLT (Veículo Leve sob Trilhos), até setembro de 2012, como um novo sistema de transporte público na cidade.

Salomão Augusto

De acordo com Marcone Marinho a diretoria da CFN já sinalizou positivamente para a execução do projeto. “Estive semana passada em reunião com diretores da empresa, em Fortaleza, e não existe qualquer empecilho para a implantação do VLT em Campina Grande. Inclusive para a cessão do trecho deverá ser formalizado um contrato nos mesmos moldes do que foi firmado para a cessão da linha do Crato ao Juazeiro, no Ceará”, disse o gerente.

A STTP está trabalhando intensamente para a implantação do VLT, através de seu setor de engenharia em parceria com a equipe técnica já contratada para os estudos de viabilidade, chefiada pelo professor Nilson Nunes, do Departamento de Mobilidade Urbana da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Segundo Salomão Augusto, superintendente da STTP, o VLT vai melhorar a mobilidade urbana na cidade, atendendo inicialmente os bairros de Bodocongó, Pedregal, Malvinas, Quarenta, São José, Estação Velha, Tambor, Catolé, Distrito Industrial, além do distrito de Galante, que já são equipados com malha ferroviária, o que diminuem os custos operacionais de instalação do metrô na superfície. “Inicialmente vamos utilizar cerca de 11 quilômetros, entre os trechos 209 e 222, pertencentes à CFN. E, a realização dessas reuniões de trabalho estão sendo importantes para definir todo o cronograma de ações para a execução do projeto”, disse o superintendente da STTP.


Fonte: PB Já

Nenhum comentário: