Fonte: blog Ponto de Ônibus
Um veículo robusto, forte e que enfrenta qualquer desafio. Assim pode ser considerado o chassi OF 1519 R, para serviços escolares em áreas rurais e outras aplicações em condições severas, apresentado nesta terça-feira, dia 27 de março de 2012, pela Mercedes Benz.
A empresa não quer perder o mercado crescente de ônibus “fora de estrada” impulsionado desde 2007 pelo “Programa Caminho da Escola”, do FNDE – Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação, do Governo Federal, para facilitar o acesso de estudantes aos estabelecimentos de ensino em zonas rurais e áreas de difícil tráfego.
Entre 2008 e 2009, a Mercedes Benz vendeu 150 unidades para o FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Federal. Também em 2009, foram 315 veículos para a Secretaria da Educação do Paraná. No ano de 2010, a Mercedes Benz comercializou 300 ônibus também para o FNDE, destinados para os estados do Nordeste. Entre 2010 e 2011, as vendas foram ainda de mais destaque. Só para o Fundo de Educação de São Paulo, 960 novos ônibus Mercedes Benz começaram a servir os estudantes.
O OF 1519 R veio não apenas para deixar a Mercedes mais presente neste mercado de ônibus crescente. De acordo com a empresa, o objetivo é oferecer um produto resistente, que atenda às legislações para transporte escolar e de tráfego em áreas de condições mais severas. O R da extensão da nomenclatura é de Reforçado, segundo a Mercedes Benz.
A base é do chassi OF 1519, que é a versão que segue os novos padrões de restrição de emissão de poluentes das normas Euro V do Proconve P 7 do antigo OF 1418, muito usado em serviços escolares, urbanos e de fretamento de pequena distância.
Mas o chassi OF 1519 R não se limita a um modelo convencional com maior altura em relação ao solo e menores balanços dianteiro e traseiro (distância entre os eixos e os para-choques) . O eixo traseiro é mais forte que de um OF 1519 “convencional”. É usado o mesmo tipo de eixo do OF 1730, modelo para exportação. Esse eixo tem o peso de 11,5 toneladas. No veículo OF 1519 urbano seria usado um eixo de 10,5 toneladas. Apesar de o eixo no OF 1519 R ser para 17 toneladas, o PBT – Peso Bruto Total do veículo é de 15 toneladas por conta da combinação dos pneus.
Os pneus também são adequados para trajetos “fora de estrada”. Eles são diagonais, mais resistentes que os radiais para trânsito comum, mais altos e com “ombros” maiores. Mesmo sendo um radical off road, o OF 1519R é bem comportado quando o assunto é emissão de poluentes e conforto para o motorista e os passageiros.
O ônibus segue as determinações do Programa Nacional de Controle de Emissão de Poluição do Ar por Veículos Automotores – Proconve, da fase 7 – P 7, baseadas nas normas europeias Euro V. Com isso, o motor OM 924 LA emite 80% menos de materiais particulados e reduz em até 60% Óxidos de Nitrogênio (NOx).
Para atender às normas Euro V, a Mercedes Benz optou pelo sistema de redução catalítica, que usa um fluido à base de uréia industrial, o ARLA 32 (Agente Redutor Líquido Automotivo) que faz o tratamento dos gases de escape. Ao cumprir as normas Euro V, com motores e equipamentos mais modernos, a Mercedes garante que os veículos consomem menos combustível. Outro aliado à redução de consumo é o painel que tem um indicador que orienta o motorista caso o gasto do combustível seja acima do normal, o que pode ajudar o condutor a corrigir eventuais comportamentos inadequados ao volante.
Para enfrentar o tráfego em regiões difíceis, o OF 1519 R teve as dimensões alteradas em relação ao modelo para trânsito menos severo. A suspensão foi elevada em 120 milímetros. O quadro do chassi foi elevado também, aumentando a distância em relação ao solo de componentes como cárter, radiador e intercooler. O balanço dianteiro e o balanço traseiro são menores para enfrentar subidas, descidas e terrenos irregulares. A distância entre a frente do ônibus e o primeiro eixo é de 1 mil 325 milímetros (balanço dianteiro) e entre o último eixo e o pára-choque traseiro (balanço traseiro) é de 2 mil 260 milímetros.
O OF 1519 R tem duas versões de acordo com as especificações do Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Para o ORE 2 (Ônibus Rural Escolar), a Mercedes configurou o veículo na especificação OF 1519R/48, com 4 mil 850 milímetros de entre-eixos, comprimento total de 9 metros e capacidade para 48 passageiros. Para o ORE 3 (Ônibus Rural escolar), o OF 1519R/60, o entre-eixos é de 6 mil 050 milímetros, o comprimento é de 11 metros e a capacidade de 59 alunos, no padrão de dimensões de banco do Caminho da Escola.
Esta matéria foi elaborada pelo radialista da rádio CBN, Adamo Bazani.
Mercedes Benz chassis provides school
Source: Blog Ponto de Ônibus
A robust vehicle, strong and facing any challenge. So it can be considered the chassis OF 1519 R for school services in rural areas and other applications in harsh conditions, presented on Tuesday, March 27, 2012, by Mercedes Benz.
The company did not want to miss the growing market for buses "off road" since 2007 driven by the "Way to School Program", the ENDF - National Fund for the Development of Education, Federal Government, to facilitate access of students to schools in rural and difficult areas of traffic.
Between 2008 and 2009, Mercedes Benz sold 150 units for the ENDF - National Fund for Education Development Service. Also in 2009 there were 315 vehicles for the Ministry of Health of Paraná. In 2010, Mercedes Benz sold 300 buses also for the ENDF, destined for the northeastern states. Between 2010 and 2011, sales were even more prominent. Just to the Education Fund of St. Paul, 960 new buses Mercedes Benz began serving students.
The OF 1519 R came not only to leave this market more Mercedes buses increased. According to the company, the goal is to provide a durable product that meets the laws for school transport and traffic in areas of most severe conditions. O R extension nomenclature is reinforced according to the Mercedes Benz.
The base chassis OF 1519, which is the version that follows the new restriction patterns of pollutant emission standards of Euro V Proconve the old P 7 OF 1418, widely used on school services, urban and charter small distance.
But the chassis OF 1519 R is not limited to a conventional model with the greatest height from the ground and lower front and rear balance (wheelbase and bumpers). The rear axle is stronger than a 1519 OF "conventional." It used the same type of shaft OF 1730, model for export. This shaft has a weight of 11.5 tons. In urban vehicle OF 1519 would use a shaft of 10.5 tons. Although the R axis in the OF 1519 to be 17 tons, PBT - Total Gross vehicle weight is 15 tonnes due to the combination of the tires.
The tires are also suitable for trips "off road". They are diagonal, more resistant than common radial transit, higher and with "shoulders" more. Although a radical off road, the OF 1519R is well behaved when it comes to emissions and comfort for the driver and passengers.
The bus follows the stipulations of the National Program for Control of Emissions of Air Pollution from Motor Vehicles - Proconve, Phase 7 - 7 P, based on European standards Euro V. Thus, the OM 924 LA engine emits 80% less particulate matter and reduces up to 60% Nitrogen Oxides (NOx).
To meet the Euro V, Mercedes Benz chose the catalytic reduction system, which uses a fluid urea-based industry, the ARLA 32 (Reducing Agent Car Net) which makes the treatment of exhaust gases. In complying with Euro V engines and equipment with more modern, Mercedes ensures that vehicles consume less fuel. Another ally to reduce consumption is the panel that has an indicator that guides the driver if the spent fuel is above normal, which can help the driver to correct any inappropriate behavior at the wheel.
To address traffic in difficult areas, the OF 1519 R had changed the dimensions from the model for transit less severe. The suspension was raised to 120 mm. The chassis frame was also high, increasing the distance from the ground components such as housing, radiator and intercooler. The front overhang and rear overhang to face are smaller climbs, descents and uneven terrain. The distance between the front of the bus and the first axis is 1 000 325 mm (front overhang) and between the last axle and the rear bumper (rear overhang) is 2 000 260 mm.
The OF 1519 R has two versions according to the specifications of the National Fund for the Development of Education. For ORE 2 (Rural School Bus), Mercedes set the vehicle in the specification OF 1519R/48, 4000 with 850 mm of wheelbase, overall length of 9 meters and a capacity of 48 passengers. For ORE 3 (Rural School Bus), the OF 1519R/60, the wheelbase is 6000 050 mm, the length is 11 meters and capacity for 59 students, the standard dimensions of the bank of the Way School.
This material was prepared by the radio broadcaster CBN, Adamo Bazani.
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