Fonte: Portal Paraíba Bus
As linhas radiais 901 e 911 beneficiam os usuários de transporte público que residem nos bairros: Presidente Médice, Cruzeiro, Santa Cruz, Rosa Cruz, Jardim Quarenta e São José. Ambas possuem um trajeto pequeno, e são consideradas as menores rotas entre as linhas urbanas de Campina Grande.
Três empresas urbanas são concessionárias das linhas, são: Empresa Viação Cruzeiro, Expresso Nacional de Luxo e Empresa de Transportes Borborema.
A divisão é feita da seguinte forma:
Uma semana, dois veículos da Nacional e oito da Borborema. Na outra semana, dois veículos da Nacional e oito da Cruzeiro. O tempo de espera em ambas as linhas é de 12 minutos, mas nem sempre o horário é cumprido, aumentando assim a espera para 15 minutos.
Acessibilidade
As linhas disponibilizam no mínimo dois veículos equipados com elevador para o embarque de pessoas com necessidades especiais. Na semana que as empresas Nacional e Cruzeiro estão operando, esse número aumenta para sete veículos.
Terminal de Passageiros
901 e 911 já tiveram um bom terminal de passageiros, mas com o passar do tempo, esse local deu lugar a um ponto de moto-taxistas. Hoje, os ônibus das linhas ficam em frente a Panificadora Santhiago ou em frente ao Raul Cordula.
Em tempo chuvoso, o embarque dos passageiros fica quase impossível em frente da Escola Raul Cordula, por conta das enormes poças de lama que se formam.
Condição de Frota
Assim como no quesito acessiblidade, a condição da frota que atua nas linhas é melhor quando estão atuando Nacional e Cruzeiro. A Nacional disponibiliza dois veículos ano 2009 e a Cruzeiro disponibiliza veículos de 2008 até 2011.
O quadro se modifica quando está na semana da Borborema, pois a empresa não possui veículos eficientes e a sua frota tem mais tempo de uso.
Sugestão
A Prefeitura Municipal de Campina Grande poderia investir na construção de um novo terminal das linhas. A Empresa de Transportes Borbrema deveria investir em frota nova e acessível, o que melhoraria o quadro das rotas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário