30 de janeiro de 2013

A evolução do Apache Vip da CAIO

Em 1999 a encarroçadora CAIO, com sede no município de Botucatu, no interior de São Paulo, encerra a produção do modelo Alpha. O modelo esteve presente em grandes quantidades nas frotas urbanas de todo o país, e atualmente grande parte encontra-se operando em serviços escolares e particulares. Para ser o sucessor do Alpha, a CAIO lança a família Apache, sendo o Apache S21 (Século 21) o primeiro da série. Poucos anos depois a CAIO lança o Apache Vip, que já vai na sua terceira edição. Veja aqui nessa matéria a evolução do modelo Apache Vip da encarroçadora paulista CAIO!

Em 1999 surge o Apache S21, e em 2001 a CAIO lança o primeiro Apache Vip, que foi fabricado até 2008. Oficialmente a encarroçadora dá a esse modelo a nomenclatura APACHE VIP, mas costuma-se dividir o modelo em três edições, nomeando-os em algarismos romanos.

CAIO Apache Vip I

Esse modelo está presente em grandes quantidades no estado de São Paulo, encarroçado em chassis de motorização dianteira e traseira. Pela Paraíba também está presente em várias unidades, principalmente nas frotas coletivas de Campina Grande e João Pessoa. Foi fabricado em versões convencional, trucado, articulado e intercity.

Apache Vip I - Viação São Jorge

O primeiro dos Apache Vip possui um design um tanto extravagante. Por dentro é idêntico ao Apache S21, desde o desenho das luminárias até a curvatura dos balaústres (ferros de apoio), e toda sua estrutura. Por fora que o Vip I se mostra diferente, trazendo uma curvatura marcante na parte dianteira entre a caixa do itinerário até a parte inferior do pára-brisa. A traseira também é diferente dos padrões normais de modelos, trazendo as lanternas traseiras circulares separadas por uma curva em cada lado.

No Recife existe o Apache Vip I de três eixos, na empresa Vera Cruz. Uma curiosidade é que esse mostrado na foto abaixo pertenceu anteriormente à Itamaracá Transportes, que possuiu várias unidades nessa versão, além dos convencionais e articulados, que ainda operam.

Mário Augusto

A versão intercity é dedicada ao fretamento e linhas rodoviárias de curtas distâncias. Possui janelas que abrem só embaixo, sendo assim mais largas. O vidro superior da janela é lacrado, dedicado ao porta-volumes na parte superior do interior do ônibus, próprio para acomodar pequenas bagagens e objetos. Vem também com porta pantográfica e possibilidade de se encarroçar em motores dianteiros e traseiros. Seu desenho é idêntico, mudando apenas esse detalhe das janelas e porta, além do interior.

Bruno G. Taubert

CAIO Apache Vip II

Com o fim da fabricação do Vip I surge o Vip II em 2008. Oficialmente a CAIO também chama essa versão apenas de APACHE VIP, mas para fins visuais e característicos damos essa classificação. Essa versão trouxe uma total revolução no design do Vip, mantendo seus seis faróis dianteiros, mas mudando todo o desenho frontal, lateral e traseiro. Vale citar que diferente da primeira versão, o Vip II não possui versão para chassis de motorização traseira.

Na parte frontal podemos notar de cara a diferença nas aberturas frontais. O Vip II trouxe mais aberturas, distribuídas de forma harmoniosa e discreta. Entre os faróis na curvatura já se aproveitou para deixar mais uma abertura, proporcionando uma melhor entrada de ventilação, ajudando na circulação de ar pelo motor.

Apache Vip II - Viação Cruzeiro

Na parte traseira a inovação veio nas lanternas de LED. O desenho do vigia traseiro (o espaço usado geralmente para propagandas) veio mais curvado e as lanternas maiores e mais para cima.

A CAIO também disponibilizou essa versão do Vip para ônibus articulado, e o mais próximo da Paraíba se encontra no grande Recife, operando linhas de alta demanda advindas do município de Camaragibe, um dos que compõem a região. Na foto abaixo o Apache Vip II articulado em chassi 17.230 EOD da Volkswagen pertencente à empresa Rodoviária Metropolitana:

CAIO Apache Vip II Articulado

CAIO Apache Vip III

O mais recente modelo da família APACHE VIP foi lançado no final do ano passado na Fetransrio 2012. Essa versão trouxe poucas diferenças em relação ao antecessor Vip II, mas é notável que há algo de diferente na dianteira e traseira.

Visto pelas laterais e pelo interior não mudou nada. A inovação na parte dianteira ficou no desenho da grade dianteira e na traseira apenas diferenças nos detalhes da lanterna traseira. Outro detalhe na dianteira é que algumas versões possuem o pára-brisa sem a separação central.

Apache Vip III - Miguel Angelo

Marcos Vinicius Perez Corrêa

Pesquisa: Ônibus Paraibanos

Publicidade
Viaje Tomaz Turismo

Pontual Transporte de Passageiros

Nenhum comentário: