Com a nova "moda" dos corredores expressos conhecidos como Bus Rapid Transit ou simplesmente BRT, pelo mundo e principalmente em nosso país, os ônibus articulados e bi-articulados estão em evidência. Várias capitais, principalmente as que serão cidades-sede da copa do mundo de 2014, como Rio de Janeiro, Recife e São Paulo, estão implementando novos projetos de mobilidade urbana e todos possuem os corredores BRT com seus grandiosos ônibus funcionando como um metrô sobre pneus. João Pessoa não possui nenhum projeto de mobilidade urbana, corredor expresso e nem muito será cidade sede da copa, mas possui seus ônibus articulados, não são como os que rodam nos corredores BRT pelo país afora, mas sim, nós temos os nossos articulados.
No total as empresas pessoenses possuem 10 ônibus, todos do mesmo modelo: Marcopolo Viale com chassi Mercedes-Benz OF-1722M/59, todos divididos entre empresas do Grupo A. Cândido. O primeiro lote chegou em 2010, porém fabricados em 2009, sendo dois para a Transnacional e um para a Reunidas.
Já o segundo lote foi produzido em 2011, tendo entrado em operação no segundo semestre de 2011 sendo cinco para a Transnacional e mais um para a Reunidas.
Os da Viação São Jorge tiveram seus primeiros registros feitos em setembro de 2011 e entraram em testes e posteriormente em operação no mês de outubro de 2011.
Vamos conhecê-los por empresa:
Transnacional
07169
07170
07171
07175
07209
07210
Reunidas
0883
0888
São Jorge
02111
02112
Os da Transnacional foram divididos em três linhas. O 07209 e 07210 desde sua chegada estão efeitvos na linha 301 - Mangabeira. O carro 07169 começou na 1500 - Circular mas depois foi efetivado na 601 - Bessa. O 07170 ficou na 1500 e o 07171 e 07175 ficaram efetivados na 5100 - Circular.
Na Reunidas o 0883 desde a sua chegada está na 603 - Bessa e o 0888 na 5600 - Mangabeira/Shopping.
A São Jorge foram efetivados cada um em uma linha. O 02111 na 5120 e o 02112 na 1519 ambos no percurso Valentina/Epitácio.
Uma curiosidade é que os articulados pessoenses só operam em dias úteis. Em feriados e fins de semana são substituídos por ônibus trucados ou comuns, isso se os mesmos tiverem escalas nos sábado e/ou domingos. Se não tiverem, aí obviamente não serão substituídos.
Esses carros estão em volta de uma polêmica, relativa a sua configuração: esses chassis são adaptados por fora antes do encarroçamento, não existe um chassi articulado dianteiro de fábrica. Nem deveria, a norma NBR 15570, que estabelece as especificações técnicas de fabricação dos ônibus, compreende que esse tipo de chassi está abaixo de todas as especificações técnicas estabelecidas para ônibus articulados. Em outras palavras, sua fabricação está proibida.
Fonte: Ônibus Paraibanos
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