A edição do Paraíba Bus denunciou a pouco tempo a situação da linha intermunicipal: Campina Grande x Pocinhos. Os problemas citados na matéria anterior foram parcialmente resolvidos, mas ainda não foram completamente solucionados.
A nossa edição voltou a utilizar a linha e observou a precariedade da mesma. Veículos lotados, Atrasos e Carros desconfortáveis são apenas alguns dos problemas.
Veículos lotados
Atualmente a São José atua na linha com oito veículos. Sendo três com a identidade da São José (0402, 0404 e 0408) e cinco com a identidade da Pocinhense (2303, 2304, 2305, 2306 e 2307).
Dos três veículos da São José, apenas um pode comportar 48 pessoas sentadas. Os outros dois são microônibus e podem acomodar 25 pessoas sentadas.
Já os com identidade da Pocinhense, são quatro microônibus com capacidade para 25 passageiros sentados e apenas um com capacidade para 48 pessoas sentadas.
Para a segurança dos passageiros, todos deveriam viajar sentados e com cinto de segurança. Mas infelizmente a situação da linha difere deste quadro. Quando todas as cadeiras estão ocupadas os passageiros fazem todo o trajeto em pé. E se fossem apenas duas ou três pessoas de pé, seria até aceitável. Mas, nós presenciamos um grande número de pessoas em pé, um número maior do que a quantidade de passageiros sentados.
Qual a solução? ônibus que comportem mais passageiros sentados. E que tenham ao menos o básico em conforto e segurança : )
Atrasos
Salvo o engano, os horários que a empresa dispõe são de hora em hora, com reforço no início e final do dia. Se o ônibus sai de Campina Grande às 10hs da manhã, deveria chegar em Pocinhos no máximo às 10h50m. Afinal o trajeto é de apenas 56 quilômetros. Mas, muitas vezes a viagem passa de uma hora.
O que ocasiona esses atrasos? Super-lotação de veículos e a presença da dupla-função, na qual o motorista faz a função de cobrador.
Qual a solução? veículos maiores para evitar as lotações e cobradores para aliviar o trabalho do motorista e adiantar o embarque de passageiros.
Observações finais
A Viação São José também opera a linha do Alvinho, bairro afastado do centro de Campina Grande. Nesta linha observamos algumas vezes a presença de veículos da frota urbana, a exemplo do carro 0402 e 0420. E essa foi uma ótima atitude da empresa. Afinal, os usuários da linha não podem viver a vida toda usando veículos como o Torino GV e Torino LN.
Utilizando a linha Centro x Mutirão na última terça-feira (26/03), observamos no carro 0402 um problema sério na caixa de direção. Ao fazer curvas para o lado esquerdo, o veículo não conseguia mover o eixo com facilidade. No cruzamento das ruas Siqueira Campos com Rodrigues Alves (rua que dá acesso ao terminal de integração) ele ficou preso pois não conseguia fazer a curva.
O motorista teve que utilizar da marcha ré cerca de cinco vezes ou mais para fazer uma curva que até um articulado faria facilmente. O mesmo problema ficou evidente menos de 300 metros depois, quando ele ficou preso no cruzamento das ruas Rodrigues Alves com Santa Clara. Detalhe: não foi ausência de experiência do motorista, afinal o mesmo já trabalha na empresa a muito tempo, inclusive já fez horários nas linhas de pocinhos e alvinho.
Certa vez, o carro do horário 16:00hs com saída de Pocinhos apresentou problemas. Para resgatar o veículo a empresa enviou um Viaggio G4. O carro que atua na linha Campina Grande x Olivedos, de prefixo 2301. Veja o depoimento de um dos usuários:"Ao entrar no veículo, eu perguntei ao motorista: "Esse é o ônibus que vai fazer o horário?", em resposta ele disse: "Esse mesmo, se Deus quiser". Com um ar bem irônico as suas palavras".
Que desrespeito não é Sr. Idalino? Até quando os seus clientes irão aguentar essa situação, essa bagunça que está sua empresa? Será que é por falta de receita que a vossa pessoa não investe na frota? Sabe quanto é um Torino 2007 ou um Mega 2006 semi-novo? Tenho certeza que é um valor que não vai fazer diferença no seu bolso!
A todos os Pocinhenses ou usuários das linhas operadas pela empresa citada acima: Vamos compartilhar esta matéria. Não vamos desistir dos nossos direitos. Temos que ir em busca de melhorias. O Paraíba Bus foi apenas um dos meios de levar isso adiante, agora é com vocês, mostrem a verdade, pois o que é fato não pode ser escondido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário