A Prefeitura de João Pessoa deverá fazer, até o final do próximo ano, mudanças no trânsito do Parque Solon de Lucena, localizado no Centro e considerado um dos principais cartões-postais da cidade. Os pontos de ônibus e o tráfego de veículos que existem atualmente no local deverão ser deslocados do anel interno para o Anel Externo da Lagoa.
A intenção é abrir espaço para a implantação de um projeto de revitalização da área, que está previsto para ser iniciado já nos próximos três meses. O investimento é de R$ 40 milhões, sendo R$ 30 milhões oriundos do Ministério das Cidades e o restante dos cofres municipais.
Em entrevista concedida à Radio CBN, o secretário municipal de Planejamento, Rômulo Polari, disse que o projeto será dividido em três etapas, com obras de recuperação ambiental e instalação de equipamentos esportivos, culturais e de lazer.
Na primeira etapa, ocorrerá a recuperação da lagoa. “Vamos desassorear e retirar os muitos resíduos que existem na lagoa para aumentar a capacidade de armazenamento de água.
Também vamos desobstruir as galerias e aumentar a vazão de água, evitando as inundações que ocorrem a cada período chuvoso”, disse Polari.
Outra medida que será adotada é o desvio de possíveis esgotos que estejam, atualmente, sendo lançados na lagoa. As instalações do esgotamento sanitário serão restruturadas e as paredes de contenção das águas que se acumulam no anel interno serão reformadas. Com isso, espera-se que a água não apresente mais odores, como ocorre atualmente. “Nossa intenção é fazer com que a lagoa receba apenas água da chuva e fique purificada”, disse.
Na segunda etapa do projeto, a Prefeitura pretende reurbanizar o parque. Para isso, os transportes coletivos, que circulam atualmente no Anel Interno da Lagoa, serão deslocados para o Anel Externo, que fica mais próximo das lojas. Com a saída dos veículos e das paradas de ônibus, o espaço será transformado em uma vasta área de lazer e com mais vegetação. “Será um grande gramado, criando mesmo a ideia de parque. Aqui e acolá, haverá equipamentos esportivos, como ciclovia, quadra de tênis, playground e ainda um central de eventos artísticos e culturais”, afirmou Polari.
Já a terceira fase do projeto ainda não está totalmente definida.
O secretário explicou que a intenção é criar um ambiente cultural no parque, com a construção de memoriais alusivos a personalidades paraibanas, como Augusto dos Anjos, Jackson do Pandeiro e Celso Furtado. A intenção do governo municipal é concluir as obras até o final de 2014.
Fonte: Jornal da Paraíba
Nenhum comentário:
Postar um comentário