Foi adiada a audiência pública para discutir as dificuldades do transporte público, mobilidade urbana e a falta de segurança nos coletivos da Zona Sul da Capital que aconteceria na tarde desta terça-feira (7), na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). O vereador Sérgio da Sac (PSL) contestou sua realização tendo em vista que ele já havia marcado uma audiência com o mesmo propósito para o dia 9 de abril, a qual, segundo ele, teve que ser remarcada para o dia 5 de junho por motivos de saúde. A audiência de ontem havia sido proposta pelo vereador Marmuthe (PT do B).
Sérgio da Sac lembrou que, segundo o Regimento Interno da Casa, não é possível marcar sessões ou audiências públicas com o mesmo conteúdo de outras já agendadas. “Marquei uma reunião para que pudéssemos discutir o transporte na Zona Sul da Capital. Adoeci e não pude fazer a reunião, então remarcamos para o dia 5 de junho. Como consta no Regimento Interno, não é possível realizar uma sessão com o mesmo teor de outra. Então, faço um apelo para que esta audiência de hoje não seja realizada”, pediu.
Marmuthe ressaltou a urgência em realizar a audiência e apelou para que ela não fosse adiada. “A gente sabe das dificuldades em relação ao transporte público naquela região. O problema está grave demais, e, se é grave, a gente não pode adiar. Peço que tenha a sensibilidade de realizar essa discussão hoje, pois tal debate é de interesse da comunidade”, argumentou.
Sérgio da Sac respondeu que estava cumprindo o Regimento Interno da Casa. “Sou uma pessoa que acato, recebo e aceito, mas estou aqui apenas impondo o Regimento Interno. Gostaria de fazer essa sessão com Vossa Excelência, mas temos que seguir o Regimento Interno”, justificou.
O presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), pediu que os vereadores entrassem em acordo. Após conversa entre os parlamentares, ficou decidido que a audiência acontecerá no dia 5 de junho, através da propositura de Sérgio da Sac.
Vereador lamenta adiamento
Marmuthe lastimou a atitude do vereador e ressaltou que sua propositura era mais complexa. “Ocupo a tribuna hoje para lamentar a atitude de um par. É lamentável que uma audiência que estava marcada desde o início do mês não possa acontecer hoje. Meu tema abrangia o sistema de transporte como um todo, incluindo a mobilidade urbana e a falta de segurança nos coletivos; é uma questão mais complexa”, afirmou.
O vereador ainda cobrou de Sérgio da Sac o requerimento fundamentando a justificativa da ausência dele na sessão do dia 9 de abril. “No dia 9, estávamos todos aqui para discutir o assunto, mas o vereador não veio e não apresentou atestado de que estava doente. De acordo com o capítulo 3 do Regimento Interno, que dispõe sobre as faltas, é necessário apresentar um requerimento fundamentado para que o motivo da ausência seja dado como justo, e ele não foi apresentado, não está acostado ao processo”, argumentou Marmuthe.
“Se o vereador Sérgio estivesse preocupado com o bairro, deixaria a audiência de hoje acontecer. Por mais que o Regimento Interno o amparasse nesse sentido, caso a prioridade dele fosse a população, essa sessão seria realizada hoje de qualquer forma. Acima do Regimento Interno está o interesse da população”, concluiu Marmuthe.
Fonte: Ônibus Paraibanos
Nenhum comentário:
Postar um comentário