22 de maio de 2013

Convênio entre Scania e Poli-USP prevê diminuição nas emissões de poluentes

Um novo convênio de cooperação tecnológica foi assinado entre a Scania e a Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com o objetivo de desenvolver um equipamento capaz de permitir estudos aprofundados do comportamento do fluxo de ar dentro dos motores a diesel, para diminuir as emissões de poluentes. O projeto terá quatro anos de duração e será realizado pela Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (FDTE), com a participação de professores, pesquisadores, alunos da universidade e especialistas da área da Scania. Nele está previsto a construção de um laboratório nas instalações da montadora, no Parque Tecnólogico de Sorocaba, em São Paulo, onde será utilizado o equipamento que será construído.

DSC00230

O trabalho também contempla o desenvolvimento de um software para previsão e controle do comportamento do fluxo de ar no motor, que futuramente poderá ser utilizada no processo de manufatura de cabeçotes de motores da Scania.

Segundo Jairo de Lima Souza, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Trem-de-Força da Scania Latin America, “Nosso objetivo é apresentar modelos matemáticos representativos do fenômeno e a construção de um laboratório protótipo que viabilizará a verificação e validação de teorias geradas em simulações virtuais. O projeto será desenvolvido com o apoio de equipamentos de escaneamento a laser de última geração”.

Este projeto é fruto de um trabalho acadêmico apresentado por um aluno de mestrado da equipe de Jairo Souza, durante uma parceria entre a Scania e a Universidade de Estocolmo. O modelo matemático inicial foi apresentado à Escola Politécnica da USP, que decidiu dar continuidade à pesquisa.

Fonte: Ônibus Paraibanos

Tomaz Turismo

PONTUAL

Ônibus Paraibanos

Nenhum comentário: