29 de julho de 2013

A arte de fazer ônibus em miniaturas

Pelas ruas e avenidas das cidades podemos observar o objeto de admiração e estudo de muitas pessoas: o ônibus. Carrocerias, modelos, chassis e pinturas compõem o seleto cardápio para saciar o hobby. Mas quando não é possível admirá-los a olho nu, alguns entusiastas recorrem às miniaturas para compensar a ausência de suas máquinas favoritas.

Por todo o Brasil, existem vários fabricantes de miniaturas de ônibus, alguns até, já mostrados aqui no Fortalbus. À venda em diversas "lojas virtuais", encontram-se modelos dos mais variados tamanhos, formas e preços. As miniaturas são um importante objeto de coleção para os admiradores. Em sua maioria, os exemplares são fabricados por quem também os aprecia.

washington

É o caso do auxiliar de almoxarifado, e busólogo, Washington Braga, 33 anos. Nas horas vagas, Braga dedica-se à montagem de suas miniaturas. "Já faz quatro anos que comecei a fabricá-las. Na minha coleção, a preferência é por antigos modelos de ônibus urbanos", relata.

Washington conta quais foram as suas primeiras miniaturas e a repercussão sobre elas entre os seus colegas e parentes. "Minha primeira miniatura foi do carro 010 da Expresso Timbira, a minha favorita. De todas as que já fiz, algumas vendi e outras dei de presente a colegas de hobby. Quem conhece meu trabalho é só elogios, além de darem sugestões".

Mas nem sempre é possível atender aos diversos pedidos. "Até hoje recebo encomendas, mas, infelizmente, não tenho tempo para atendê-las. O tempo que sobra dá para fazer somente um para a minha coleção", explica.

frota miniaturas de papelao

O processo de fabricação leva até duas horas. Fabricadas com materiais simples e de custo acessível, as réplicas ficam idênticas aos originais.

"Uso papelão, cola para isopor e adesivos transparentes. Se não fossem os desenhos de ônibus que são divulgados na internet, as miniaturas não existiriam. Agradeço muito à todos os que fazem e divulgam esses desenhos".

Washington deseja ampliar ainda mais sua frota, com planos também para vendas quando estiver com tempo disponível. "Pretendo aumentar minha coleção. Quem sabe um dia voltarei a vendê-las novamente e também presentar os meus amigos. Faço essas miniaturas com a maior dedicação, e, se duvidar, tenho mais ciúmes delas do que a minha esposa", brinca, em meio à risadas.

Fonte: Fortalbus.com

Tomaz Turismo

Pontual Transporte

Nenhum comentário: