A Polícia Militar do Estado da Paraíba tem reforçado sua ação dentro dos ônibus que circulam na capital paraibana desde a manhã desta quinta-feira (04), quando o número de assaltos registrado pelo Centro Integrado de Operações Policiais da Secretaria de Segurança e Defesa Social (Ciop/Seds) sofreu elevação. Segundo o que vem sendo divulgado na imprensa local, só nesta quinta-feira (04), o Ciop contabilizou 11 assaltos a ônibus em menos de oito horas. Chamada de ‘Operação Ônibus Seguro’, a ação preventiva da Polícia Militar para inibir a ocorrência de assaltos nos transportes coletivos em João Pessoa compreende a abordagem e revista de passageiros nos ônibus. A iniciativa já vem acontecendo desde março. O diretor institucional da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, enalteceu a atuação e esforço da PM para reestabelecer a segurança.
Utilizando sempre a mesma sistemática de operação nas abordagens, que duram poucos minutos, a Polícia Militar, ao determinar a parada do veículo, sempre informa aos passageiros que a PM está realizando a ‘Operação Ônibus Seguro’ e solicita que algumas pessoas desçam do ônibus para que seja feita a revista individual. “Ficamos felizes quando nos deparamos com operações deste porte, pois sentimos mais fortemente a presença do poder público na proteção do cidadão, afinal a segurança pública é uma prerrogativa do Estado. Além disso, acredito que a população também esteja satisfeita porque pelo que sei a Polícia não tem encontrado resistência e vários passageiros chegam inclusive para agradecer pela ação”, disse Mário, destacando que as empresas de ônibus elogiam a iniciativa, que deixa mais tranquilos tanto os passageiros, como os operadores, que também estão sujeitos aos riscos.
A ‘Operação Ônibus Seguro’ seguirá com abordagens nos veículos e nas paradas de ônibus em locais e horários alternados para prender pessoas suspeitas. A expectativa é de que, com a ação, o sentimento de paz e tranquilidade seja reestabelecido em João Pessoa. “As pessoas perceberão que os assaltos diminuirão e ficarão mais sossegadas porque tem a Polícia está trabalhando para manter a paz e a sua segurança dentro e fora dos coletivos”, frisou Mário Tourinho, lembrando, porém, que para garantir resultados positivos da operação, a Polícia Militar também espera - e precisa - contar com a colaboração da população, que deve denunciar a presença de pessoas suspeitas pelo Disque 190. “As pessoas não precisam se identificar, basta passar os dados do ônibus, que a PM acionará de imediato uma guarnição”, finalizou o dirigente da AETC.
Fonte: Paraíba.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário