A Prefeitura de Salvador, na Bahia, confirmou que vai testar a partir de setembro dois ônibus totalmente elétricos, movidos somente com baterias, sem a necessidade de fios aéreos como os trólebus.
O veículo é de fabricação chinesa e modelos semelhantes já rodaram em outras cidades, como São Paulo e Brasília.
Ao jornal O Correio, o secretário municipal de cidade sustentável, Ivanilson Gomes, disse que o edital da licitação dos transportes na capital baiana, que vai ser lançado este ano, pode prever ônibus menos poluentes com forma de tração alternativa ao óleo diesel.
Além disso, segundo ele, devem ser elaboradas mais vias e corredores para que ônibus com portas dos dois lados possam trafegar, agilizando as operações de embarque e desembarque e criando espaços prioritários para os transportes públicos.
Durante o IV Fórum da Ademi, sobre sustentabilidade, o secretário discursou sobre o custo benefício do ônibus chinês elétrico.
Segundo ele, o preço de um modelo convencional deste tipo é de cerca de R$ 500 mil. Ao menos 20% a mais que de um ônibus convencional. Mas pelo fato de não poluir, pode ajudar na diminuição dos custos com saúde pública e por ser mais confortável, em corredores pode atrair mais pessoas para o transporte público. A vida útil pode ser entre duas vezes e três vezes mais que de ônibus convencionais.
Fonte: blog Ponto de Ônibus
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