7 de abril de 2014

A verdade sobre a Viação Itapemirim

A Viação Itapemirim é sem sombra de dúvidas, a empresa de transporte mais tradicional do Brasil. São 60 anos transportando vidas por nosso país.

No ano de 2013, mudanças surpreendentes começaram a acontecer na empresa. A mesma se modernizou em vários aspectos. O primeiro ponto pensado para a modernização foi a frota. Saiba agora a verdade sobre a atual frota da Itapemirim.

Uma das frotas mais diversificadas do Brasil

Marcopolo, Busscar e Tecnobus. Essas são as três marcas de carrocerias usadas atualmente na frota da Itapemirim. Existe uma ampla variedade de configurações entre chassis e carrocerias. Pensando nisso, a empresa criou séries, nas quais agrupam-se veículos que possuem as mesmas configurações.

5863 - Peterson Alves

Os mais bem entendidos da história da empresa, sabem a respeito de todas essas séries e quantos veículos cada uma possui. O fotógrafo Alessandro B. Barros publicou recentemente em uma de suas redes sociais, todos os detalhes das séries, inclusive fotos.

Em 2013 a Itapemirim começou a trazer para a sua frota, o luxuoso Paradiso G7. Para todos os fins escolheu a mecânica Mercedes Benz. Os veículos vieram equipados com as tecnologias essencias para uma viagem segura e confortável. No primeiro lote a empresa encomendou 150 veículos, todos já operam as linhas da empresa em todo o Brasil.

O segundo lote já começou a sair da fábrica em Caxias do Sul, são veículos em configurações Golden em sua maioria, e alguns nas configurações "leito", os Rodonave.

60525 - Peterson Alves

A previsão é que mais 117 veículos substituam os mais antigos da frota. Com a aquisição do primeiro lote, de 150 veículos, os tradicionais Tribus III e Tribus IV foram baixados da frota. Com o segundo lote a empresa planeja desativar os Vissta Buss da série 44xxx. Portanto fotógrafos, quando ver um deles, não deixe de fotografar!

A mentira que deu os carros da Itapemirim para o Grupo Águia Branca

Então, esse é um assunto delicado, mas bem fácil de se explicar para quem tem a mente aberta e acredita em fatos, não em boatos e expeculações.

A Itapemirim é proprietária de concessionárias de automóveis e de pneus no Espirito Santo. A empresa vendeu duas delas ao Grupo Águia Branca. Como pagamento, a empresa recebeu ônibus 0Km. Por este motivo alguns deles possuem NFE em nome da VAG e são emplacados em São Paulo.

É como se você tivesse uma casa e ela não estivesse com a escritura em seu nome. Por este motivo ela deixaria de ser sua? De forma alguma!

O que importa é o nome que os veículos ostentam em suas pinturas e plotagens. E acima de tudo, operando linhas sem deixar faltar nem se quer um horário. São muitos clientes satisfeitos em todo o Brasil. A imagem da empresa tem mudado bastante. Sim, você está vivendo no novo tempo da Itapemirim!

Banner Publicidade - G7

Outro fator importante e interessante ao mesmo tempo é que os veículos foram adquiridos através de um financiamento em forma de Leasing.

Leasing - Locação financeira ou arrendamento mercantil, também conhecido pelo termo em inglês leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora (a empresa que se dedica à exploração de leasing) adquire um bem escolhido por seu cliente (o arrendatário, ou locatário) para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado. Ao término do contrato o arrendatário pode optar por renová-lo por mais um período, por devolver o bem arrendado à arrendadora (que pode exigir do arrendatário, no contrato, a garantia de um valor residual) ou dela adquirir o bem, pelo valor de mercado ou por um valor residual previamente definido no contrato.

Ou seja, daqui a três anos, a Itapemirim tem o direito legal de trocar os veículos por outros mais novos. Dessa maneira, a frota sempre ficará abaixo de três anos. Essa é a meta da empresa desde o ano passado, quando trouxe o primeiro lote.

Itapemirim e seus agregados

Falando agora dos veículos alugados da empresa … Sim, é verdade que a empresa aluga vários ônibus na época de pico. Essa é uma estratégia excelente, e todos os empresários nessa situação deveriam fazer o mesmo.

A Itapemirim atualmente opera com uma frota de 650 veículos. Nesse número não estão incluídos os ônibus parados em pontos de apoio ou na garagem matriz.

Imagine se ela aumentasse a sua frota em 50 ou 70 veículos apenas para suprir os dois meses de pico?! E nos outros 10 meses, o que ela faria com os mesmos?! Ela os deixaria parados, só acho. Por isso que a empresa prefere alugar ou agregar veículos na época de grande demanda. Fazendo isso, ela não só atende a necessidade da linha, mas também poupa gastos desnecessários.

577 - Peterson Alves

Com respeito aos veículos de dois andares que circulam com pinturas comemorativas, eles também são agregados, mas pertencem a empresas de familiares da diretoria da Itapemirim. Eles devem continuar rodando por um bom tempo ainda. Eles tem chamado uma atenção bem legal para a empresa.

Resumo e Planejamentos

Em resumo desta matéria caros leitores, podemos chegar a algumas conclusões:

  • Os novos Paradisos G7 são sim da Itapemirim.
  • A empresa está renovando e não ampliando à sua frota (650 veículos).
  • A Itapemirim alugou e continuará alugando veículos na alta demanda.

Todos esses ajustes acontecem para que a empresa mantenha sua marca de pé. Com os baixos valores nas passagens aéreas, a Itapemirim perdeu e tem perdido vários clientes, principalmente no Nordeste. Não apenas ela, mas várias outras empresas deste seguimento.

Seja em qual assunto for, sempre veja a situação da maneira que ela é. Toda situação, por mais complicado que seja, tem uma solução e uma razão por trás de tudo.

Portanto, não se precipitem com falsos comentários. Se algo lhe interessa, busque a verdade, de onde pode sair a verdade.

40197 - Peterson Alves - RELEMBRANDO

Todo o sucesso do mundo para a nossa parceira, Viação Itapemirim. Temos certeza de que os esforços da empresa para melhorar tem sido bem vistos pela sociedade de mente aberta do nosso país.

Que venham mais 60 anos!

Tomaz Turismo

Pontual Transporte

5 comentários:

Planeta Laranja disse...

Texto coerente e muito bem escrito que acaba com todas as dúvidas. Aprendi muito lendo esta postagem.

Gabriel Andrade disse...

Parabéns, uma matéria clara e objetiva, sem especulações e achismos. Somente a questão dos dois banheiros que não é totalmente verdadeira, a empresa possui muitos veículos nessa configuração, mas a empresa que deu início à essa tendência foi a Viação Garcia.

CARUARU BUSMANIA disse...

Fiquei feliz e satisfeito com a verdade sou um admirador da Itapemirim e já fiz parte do seu quadro de funcionários na década de 80 e quero ver esses amarelinhos por muitos anos que é a cara do Brasil nada contra nenhuma empresa gosto de todas porque sou um amante de ônibus

Idelson disse...

Muito boa reportagem. Esclarecedora.

Francisco Plínio disse...

A Itapemirim é considerada uma das maiores empresas rodoviárias no país. Desde o ano passado a empresa vem passando por grandes melhorias e acredito poderá voltar a ter o posto de maior empresa da América latina. sendo que com uma crise que a empresa enfrentou se viu obrigada a vender linhas, como aqui em Natal-RN hoje em dia a Itapemirim só tem uma linha para B.Horizonte-MG onde antes tinha outra linha para Vitória-ES ainda que parou de operar na Linha Mossoró-RN/B.Horizonte-MG.