2 de abril de 2014

Nova faixa de ônibus em JP pode não ser útil para o trânsito

O anúncio de que a Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob) vai alterar as vias com faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa dividiu a opinião dos leitores do Portal Correio que interagem através da fanpage no Facebook.

Em uma postagem publicada, os usuários expuseram as opiniões sobre a medida que pretende reservar 13,2 km para tráfego de transportes coletivos. Uma das localidades que receberá a faixa exclusiva é a avenida Epitácio Pessoa, que terá sete quilômetros de extensão para uso exclusivo dos ônibus.

Epitácio Pessoa

A alteração no trânsito de uma das principais vias de João Pessoa foi criticada por muitos internautas, mas também vista como solução para congestionamentos que comumente são verificados no local por outros seguidores do Portal Correio na rede social.

“[A medida] ajuda bastante. A Paraíba, na sua totalidade, necessita de políticas que visem melhorar as condições das vias de acesso onde se tem fluxo intenso de veículos”, defende a internauta Shirley Brito.

Já o usuário Alysson Félix faz um posicionamento contrário a ampliação de vias exclusivas. “Não muda em nada para qualquer outro veículo. Só vai melhorar para os ônibus. E vai ficar complicado para entrar nas ruas à direita porque o motorista vai ter que circular um pouco na faixa de ônibus para entrar”, critica.

“Sou a favor desde que o ônibus possam também utilizar as outras faixas, ao menos para atravessar algum outro ônibus que esteja parado no ponto...”, pondera Isabela Kirschner.

vialebrt4

De acordo com o diretor de Planejamento da Semob, Adalberto Araújo, a implantação de faixas para transportes coletivos é uma preparação para o Bus Rapid Transit (BRT) – veículos articulados, velozes e com grande capacidade – que contemplará outros corredores. No entanto, ele esclarece que também existirão vias exclusivas em corredores que não terão BRT. A extensão das faixas faz parte de um termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado, nessa terça-feira (25), entre o Ministério Público da Paraíba, a Prefeitura e o Sindicato dos Transportes Urbanos (Sintur).

Fonte: Portal Correio

Tomaz Turismo

Pontual Transporte

Nenhum comentário: