4 de abril de 2011

Mais de 6 mil veículos realizam transporte alternativo na Paraíba

A Paraíba tem hoje cerca de seis mil veículos de transporte alternativo, conforme informou o presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos da Paraíba, Itamar Menezes. Muitos desses motoristas que atuam clandestinamente trabalham há anos na profissão e, apesar do serviço ser ilegal no Estado, nunca foram autuados. A categoria também aponta que a frota dos alternativos é nova e não oferece riscos para os passageiros. Os órgãos de trânsito discordam.

Segundo o diretor de Transportes da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Adalberto Araújo, os clandestinos não oferecem garantias para os passageiros, desde o quesito equipamentos de segurança do veículo, à regulamentação do carro e habilitação do condutor. Ele informou ainda que desde que a Lei Complementar 44 (de 2007) entrou em vigor, o órgão já apreendeu mais de 170 veículos que transportavam passageiros de forma irregular.

Conforme Adalberto, a resolução estabelece que o veículo que for flagrado ‘carregando’ pessoas sem autorização do órgão competente deve ser recolhido e o responsável é penalizado em R$ 435 e sete pontos a menos na habilitação (infração gravíssima). Ele aponta que os veículos clandestinos não passam por vistoria nos órgãos competentes e por isso apresentam muitas vezes condições precárias.

O presidente do Sindicato dos Transportes Alternativos, Itamar Menezes, garante que a categoria vem buscando a regulamentação. No início do mês de março deste ano, foi protocolado, na Casa Civil, um pedido de audência com o governador do Estado, Ricardo Coutinho, para discutir o assunto. Ainda não há previsão de quando o encontro vai acontecer.

Conforme o diretor de Transportes da STTrans, Adalberto Araújo, o órgão realiza fiscalizações de rotinas em pontos estartégicos e vem buscando parcerias com outras instituições para ampliar o combate ao transporte irregular.

Fonte : Fortalbus.com

© 2010-2011 Paraiba Bus – Tudo sobre o Transporte Nordestino

Nenhum comentário: