Fim dos Anos 90
Com Material de Kristofer Oliveira e Paulo Rafael Viana, membros do Paraiba Bus em João Pessoa-Pb.
O trânsito voltou a ficar caótico devido a enorme quantidade de veículos nas ruas. A solução foi ressuscitar os opcionais no fim de 1997, para estimular as pessoas a deixarem os carros em casa e usar o sistema de transporte com uma certa comodidade, que desde o inicio da década de 80 tinha sido desativada.
Em 1994, o vereador Ricardo Coutinho propôs uma lei municipal para oficializar os bacurais que já existem desde os anos 80, com o intervalo no máximo de até 90 minutos, entre as 23 hrs e 5 da manhã, facilitando o retorno para casa de quem trabalha até o fim da noite em bares e restaurantes, por exemplo.
Os anos 90 praticamente remodelou o sistema de transporte e sua tendência que vigora até hoje.
Encerrando a série das postagens históricas dos ônibus em João Pessoa, esta última postagem abordará do ano 2000 até 2011. Por tratar dos assuntos relacionados mais recentes, não considero uma postagem histórica tão impactante quanto às anteriores dos anos 70 e 80, mais sim uma retrospectiva recente.
Esta não é a ultima postagem de resgate da frota pessoense ou paraibana, pois ainda tem muito material para ser divulgado no seu devido tempo. Alguma coisa para ser exposto de maneira correta e coerente, inserindo um contexto aos fatos abordados para não postar uma imagem antiga apenas por postar, faz-se necessário pesquisar a conjuntura social, histórica e geográfica na qual a temática proposta se encaixa, ou seja, compreender a estrutura social da época. Pode ser muita pretensão da minha parte, mas eu prefiro trabalhar dessa forma. A década começa com sete empresas na ativa:
São Jorge, operando as linhas: 104 – Bairro das Indústrias, 108 – Alto do Mateus, 110 – Jardim Planalto, 115 – Distrito Industrial, 502 – Geisel, 701 – Alto do Mateus, 1001 – Bairro das Industrias / Mandacaru via ManaíraShopping, P-003 – Bairro das Indústrias – Praia / P-004 – Alto doMateus – Praia (linhas de domingo e feriado no verão, além de eventos de grandeporte na orla)
Boa Vista, operando as linhas: 107 – José Américo / Geisel, 120 – Valentina, 2300 – Circular, 519 – Valentina, I004 – Praia do Sol / Barra de Gramame, I008 – Paratibe / Muçu Magro, I009 – Boa Esperança
Mandacaruense, operando as linhas: 503 – Padre Zé / 13 de Maio, 504 – Mandacaru, 505 – Bairro dos Ipês, 506 – Bairro dos Estados, 602 – Ilha do Bispo / Mandacaru via Manaíra Shopping, 1001 – Bairro das Indústrias / Mandacaru Via Shopping
Boa Viagem, operando as linhas: 103 – Toália, 105 – Cidade dos Funcionários, 113 – Gramame, 116 – Colinas do Sul / Engenho Velho, 5110 – Circular
Transnacional, operando as linhas: 002 – Róger, 201 – Ceasa, 202 – Geisel, 203 – Mangabeira, 204 – Cristo, 207 – Penha, 208 – Cristo via Vale das Palmeiras, 2514 – Mangabeira, 2515 – Mangabeira, 301 – Mangabeira, 303 – Mangabeira, 304 – Castelo Branco, 305 – Mangabeira, 3200 – Circular, 3510 – Bancários, 510 – Tambaú, 511 – Tambaú via Manaíra Shopping, 513 – Tambaú / Bessa, 514 – Mangabeira, 517 – Castelo Branco, 1500 – Circular, 5100 – Circular, 5206 – Mangabeira, 5310 – Bancários, 601 – Bessa, 603 – Bessa, I006 – Integração Bancários / Shopping Sul, P-008 Mangabeira – Praia
Reunidas, operando as linhas: 101 – Grotão, 102 – Esplanada / Costa e Silva, 109 – Rua do Rio, 114 – Grotão via Funcionários IV, 1510 – Circular, 3507 – Cidade Verde, 402 – Torre, 521 – Tambaú, 5307 – Cidade Verde, 5600 – Mangabeira Shopping, 5605 – Mangabeira Shopping (exclusiva de opcional)
Marcos da Silva, operando as linhas: 003 – Jaguaribe, 401 – Altiplano, 507 – Cabo Branco, 508 – Penha, 509 – João Agripino, 512 - Bairros São José, 520 – Altiplano, I007 – Penha / Cabo Branco, P-002 – Cabo Branco
Nessa década, seguindo as tendências das anteriores, mais empresas foram extintas e algumas mudanças aconteceram. Após completar uma década no sistema de transporte pessoense, a Boa Vista começa a dar sinal deque não vai bem, não apenas por ter bastante reclamação no bairro do Valentina, mais ao perder a concessão da linha 107 para a Reunidas. E sua história chegou ao fim de vez em setembro de 2002, quando a São Jorge adquiriu a empresa e herdou todas as linhas, entrando no cobiçado bairro do Valentina que estava em plena expansão mediante especulação imobiliária. A mudança da identidade dos ônibus que chegou a utilizar da Boa Vista foi feita gradativamente, pois no início de 2003 ainda a identidade da Boa Vista se fazia presente com poucos exemplares.
A São Jorge que até então era uma empresa pequena e organizada, com uma média da idade da frota dentro dos padrões previstos e com ônibus novos espalhados por todas as linhas, além da satisfação dos usuários, sofreu uma fase ruim após praticamente triplicar-se em curto espaço de tempo. Para suprir a demanda das linhas herdadas da Boa Vista, chegou a ter Engerauto e Volks e outros oriundos da Boa Vista na sua frota, além de trazer Torino GV usados da empresa-irmã Nacional. Conseqüentemente, a qualidade da frota caiu eos ônibus quebrados nas ruas foram constantes. Pior para os usuários do Bairro das Indústrias, Jardim Planalto e Alto do Mateus, pois os ônibus mais novos dessas linhas foram transferidos para as linhas do Valentina. E para agravar a situação, em 2003 os Volks (que estavam novos, mas como o Grupo A Candido ñ trabalha com esse chassi...) e outros da Boa Vista foram substituídos por micros. No horário de pico era desumano andar na 108, 110 e 115, por exemplo. No mesmo ano, a São Jorge trouxe 10 Apache Vip zeros, que foram rodar nas linhas do Valentina, e dois apareceram na linha 1001. Ao decorrer da década, os ônibus mais problemáticos foram substituídos por zeros, e entre as chegadas, os trucados tiveram destaque. A partir de meados de 2007 vieram bastante Viale e Apache Vip ex RJ.
Outra empresa pequena e organizada que passou por grandes mudanças foi a Boa Viagem. Após 2002 ter investido em oito Viale zeros, o que representava cerca de 1/3 da sua frota, a empresa por alguma razão fica estagnada. Ela só passaria a contar com ônibus zero após quatro anos, em 2006, com apenas uma unidade, mas ñ mais na mesma administração. Entre 2005 e dezembro de 2009, fica sob domínio dos grupos CG & Penha Rio e TAU, sendo controladas por ambas em determinados períodos.
No ano seguinte, após a falência da Guarabirense, a BV que já atuava nas cidades do Conde, Pitimbu e Alhandra, assume as linhas do brejo dessa extinta empresa. Em 2007, acontece o maior investimento que a BV teve sob controle carioca, com a aquisição de 6 Spectrum Road para a frota intermunicipal e 4 Spectrum City para a municipal, e no ano seguinte, com cinco Torino 2007. Em dezembro de 2009, é vendida para o Grupo A Cândido, que há certo tempo já cobiçava a empresa. A empresa estava um caos após péssima administração, com uma frota sucateada devido à falta de manutenção correta e investimento, pois frequentemente os ônibus quebravam nas ruas, em certos momentos nem ônibus reserva tinha e as reclamações e insatisfação dos usuários eram constantes. Para reverter o quadro caótico da empresa, o Grupo A Cândido inicialmente trouxe quatro Apache Vip II com a nova identidade da empresa inspirada na Atar Locações (empresa norteriograndense do grupo) e aos poucos foi fazendo mudanças na frota, trazendo alguns ônibus da Transnacional e Reunidase após investimento na frota, assumindo algumas linhas da Reunidas. Em Agosto de 2010, o nome Boa Viagem é substituído por Santa Maria. E em outubro do mesmo ano, passa a contar com uma nova garagem, ocupando o antigo pátio da Unidas.
Até o presente momento, fazem parte do sistema de transportepessoense as empresas: São Jorge, Mandacaruense, Santa Maria, Transnacional,Reunidas e Marcos da Silva. Dos anos 70 pra cá só a Mandacaruense e a Marcos daSilva estão sobrevivendo.
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