5 de janeiro de 2012

Conheça o Campione HD 4.05

O design do Campione foi concebido com linhas fortes e marcantes, que ressaltam a imponência deste veículo. A estrutura interna foi projetada com requinte, sofisticação e um alto padrão em detalhes de acabamento. O modelo proporciona o máximo em conforto e bem-estar, valorizando o prazer em viajar de ônibus.

Campione HD 4.05 (1)

A linha Campione ganhou um novo opcional: a poltrona auxiliar giratória. Proporciona maior conforto para o motorista auxiliar, permitindo um giro de 300, ambos os lados, com reclinação total da poltrona. O cinto de segurança é de três pontos, garantindo assim maior segurança.

O painel traz um conceito inovador tanto em estilo, quanto em funções. Sofisticado e com detalhes em metal, os comandos modulares aceitam maior número de componentes. O cockpit do motorista foi ergonomicamente estudado para oferecer o melhor conforto, visibilidade, acesso ao posto e aos elementos do painel. Itens Opcionais: - Sistema multiplex com computador de bordo para controle das funções operacionais do ônibus.

Campione HD 4.05

Para a maior comodidade dos passageiros o Campione tem como opcional uma mesa que pode ser utilizada para jogos, lanches e momentos de lazer. Proporciona maior comodidade, conforto e bem-estar durante as viagens.

Devido ao vidro inteiriço, os passageiros do Campione desfrutam de uma visão ampla, aproveitando todos os momentos da viagem.

O bar é totalmente personalizado em MDF revestido com fórmica dando maior durabilidade ao conjunto. Neste caso, o bar possui as seguintes opções: poderá conter até duas geladeiras de 70 litros, forno microondas, 2 cafeteiras e um amplo armário para armazenar mantimentos e utensílios.

A estrutura foi totalmente concebida através de estudos de elementos finitos, e está embasada nos conceitos mais modernos de engenharia de cálculo estrutural. A carroceria é construída em aço tubular, e fortemente unida com o chassi através do processo MAG de soldagem.

Front

A iluminação do salão de passageiros é feita por luminárias com lentes em polipropileno, incorporadas ao design do porta-pacote, utilizando lâmpadas fluorescentes facilmente encontradas no mercado. Seu posicionamento direciona a luz para o teto do salão, causando o confortável efeito de luz indireta. Outro detalhe são as luzes de cortesia, com LED de cor azul, que proporcionam tranquilidade e sofisticação. Já a sonorização do veículo é distribuída adequadamente em caixas de som ao longo do salão, embutidas ao suporte de alumínio do porta-pacotes, com design exclusivo COMIL.

O porta-pacotes possui um design moderno e arrojado. O perfil da sua curvatura inferior foi redimensionado, trazendo facilidade de acesso do passageiro à sua poltrona. A fixação dianteira é realizada através de suportes de alumínio injetado (material utilizado na indústria aeronáutica) que agrega leveza e alta resistência mecânica do material. No porta pacotes, os difusores de ar foram reposicionados. Na parte frontal, a saída tem a direção principal para o teto, atendendo o fluxo adequado para o conforto térmico. A saída de ar lateral tem sua direção paralela à linha de janela.

2

O teto interno do salão é formado pelo módulo de teto principal, em P.U.(Poliuretano) e fibra, revestido por filme de PVC, um material mais leve e que absorve os ruídos. A curva em woodstock revestido em carpete, é ideal para não causar danos as bagagens de mão. O projeto da fibra traseira ainda prevê um alojamento para a montagem de câmera filmadora.

A tampa traseira possui mecanismo pantográfico com grande abertura, ótimo acesso aos componentes e fácil manutenção. A projeção da tampa foi reduzida na sua abertura, o que permite que ela possa ser aberta em espaços limitados. O mecanismo robusto mantém a estabilidade do movimento.

O teto forma uma cúpula na parte frontal. O detalhe, que além de ser parte integrante do visual externo do veículo, agrega valor ao conjunto, obtendo um ganho real de espaço interno. O teto também mostra os novos alçapões com seu dimensional ampliado em 17%.

O conjunto ganhou leveza, devido à composição dos materiais aplicados, revestimentos em plástico reforçado em fibra de vidro (PRFV), e chapas de alumínio. Seu peso reduzido contribui para o aumento da vida útil de peças com dobradiças e trincos. A porta possui ainda 2 vidros móveis, válvulas de comando, puxador anatômico e porta-objetos a serviço do motorista.

Interior

O volume máximo do bagageiro foi aumentado, o que o transforma no maior da sua categoria. As portinholas sobre o rodado receberam um processo de isolamento a base de poliuretano termo-acústico, e as portinholas sobre o rodado traseiro, não apresentam divisórias, aumentando as possibilidades de dimensões de carga.

O isolamento térmico acústico é realizado nas carrocerias que possuem ar-condicionado, com materiais de última geração. No teto o isolamento é feito com ISOFLEX e na lateral com P.U. (Poliuretano Expandido). Este último, além da função térmica, é também utilizado como isolante acústico, nas regiões de compartimento do motor traseiro, escadas de acesso e parte frontal do veículo, proporcionando uma redução de 14% nos ruídos.

O sanitário do Campione privilegia a ergonomia, a higiene e o aproveitamento de espaços. Sua pia suspensa permite maior mobilidade dentro do sanitário. O design também favorece a limpeza, com raios generosos em suas extremidades, e peças projetadas para evitar o acúmulo de sujeira. O funcionamento do sanitário apresenta uma grande evolução: seu mecanismo de descarga é composto por cuba em aço inox, equipada com válvula revestida em teflon antiaderente, responsável por estancar todo o conjunto. Além disso, possui também sistema de sucção de ar que elimina a possibilidade de escape de odores.

Fonte: Comil Ônibus e Paraíba Bus

Nenhum comentário: