Texto: Kristofer Oliveira
Trazemos um pouco do processo histórico da linha 120 - Valentina, primeira linha do bairro na qual gerou outras mediante necessidade após o crescimento do bairro.
Perfil do Bairro
Sendo mais um bairro pessoense a receber o "batismo militar", o nome é uma homenagem a mãe do ex-presidente do Brasil João Figueiredo. Foi fundado em 1984 e localiza-se na zona sul pessoense, vizinho aos bairros de Mangabeira e Geisel. É o bairro que mais vem se expandido dentro da cidade ocupado por diversos loteamentos nomeados de Paratibe, Muçu Magro, Boa Esperança (sendo esses três os mais antigos e praticamente já são bairros próprios), Parque do Sol , Nova Mangabeira e Cidade Maravilhosa.
Atualmente possui cerca de 50.000 habitantes. Possui comércio, hospitais, templos religiosos e importantes instituições de ensino, a exemplo do Fundação Bradesco e das faculdades de enfermagem e medicina Facene/Famene.
História da 120
Como o bairro foi fundado oficialmente em 1984, na certa a linha do Valentina também foi fundada na mesma época.
Em 1986 quando as linhas de João Pessoa receberam códigos, passou a ser representada pelo "111".
Posteriormente, desconhecendo o motivo, foi renumerado para 120. A Etur foi a primeira empresa a operar a linha do Valentina.
Em 1991, após mais uma fragmentação da Etur, a Boa Vista que acabara de ser fundada, assumiu a linha, permanecendo até 2002.
Com a São Jorge adquirindo a Boa Vista em 2002, mais uma vez a linha mudou de empresa. Porém, em menos de quatro anos pela frente, a 120 como era conhecida seria sepultada, assim como a irmã 519, após ambas serem fundidas ficando como 1519 e 5120, fato consumado em fevereiro de 2006.
O hiato da 120 durou quase meia década, pois ela foi ressuscitada em janeiro de 2011. Porém, retornou com um itinerário diferente e sem o glamour de outrora, mas não deixou de ser uma linha importante, uma vez que passou a ser linha radial para os loteamentos do Parque do Sol, Cidade Maravilhosa e Boa Esperança.
Linhas Ramificadas da 120
Como quase toda linha principal de um grande bairro, a 120 foi responsável por criar outras dentro do Valentina. Dentre essas linhas, a 519 surgiu mais por uma necessidade do que uma ramificação direta, pois seria a forma mais fácil de atender a demanda para a Ep Pessoa, Unipê e a UFPB. E depender das linhas 1500 e 5100 não era nada interessante, ainda mais que ambas não passam na Unipê.
Nos anos 90, com a expansão do bairro, a 120 se tornaria insuficiente para atender a demanda. E esse detalhe, somado as constantes quebras dos ônibus da Boa Vista, foram os principais problemas marcantes das linhas do Valentina. Para amenizar a situação, algumas linhas radiais dessas áreas de expansão foram criadas, a exemplo das linhas:
118 - Valentina via Paratibe (durou pouco mais de um ano)
119 - Valentina via Sonho Meu (durou pouco mais de um ano também)
121 - Valentina via Sonho Meu (a 119 ressuscitada, na qual durou pouco tempo também)
Um dos motivos para a desativação dessas linhas foi a criação do primeiro terminal de integração de João Pessoa, no Valentina, administrada pela Boa Vista. Com isso, linhas integracionais foram criadas das áreas de expansão até esse terminal, integrando-as com as linhas 120, 519 e a circular 2300. Um exemplo delas foi a I008 - Paratibe, na qual seria desnecessario manter ativa a radial 118.
Dessas linhas, apenas a 118 foi reativada após a desativação da 120 em 2006. Mas isso será assunto para a postagem específica da 118.
Vestígios da 120
Em Lucena é possível ver na lona desse Vitória OH-1315 que pertenceu a Etur a linha 120.
Matéria publicada no FlogMe Rota Bus
Nenhum comentário:
Postar um comentário