27 de março de 2012

Trens podem ser substituídos e ter nova administração

Fonte: Paraíba Já

O antigo Sistema Ferroviário da Região Metropolitana de João Pessoa deverá ser substituído por Veículos Leves Sobre Trilhos (VLTs). O secretário executivo do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) na Paraíba, Ricardo Barbosa, não descartou a possibilidade de que seja criada uma empresa, em parceria com a iniciativa privada, para administrar o novo meio de transporte urbano.

O superintendente da Companhia Brasileira de Transportes Urbanos de João Pessoa (CBTU-JP), Lucélio Cartaxo, explicou que o projeto elaborado pela empresa para modernização do Sistema Ferroviário na Região Metropolitana de João Pessoa está pronto, faltando apenas definir por quais meios será executado.

Trem Jampa

“Há pelo menos três possibilidades para execução do nosso projeto. A primeira via é pelo governo do Estado, em parceria com o Ministério das Cidades, a segunda através do PAC Cidades Históricas e uma terceira que seria pela própria CBTU, mas tudo indica que a transformação da ferroviária nos chamados trens de superfície deva sair com os recursos já assegurados para a Paraíba pelo PAC”, afirmou Cartaxo.

O secretário Ricardo Barbosa disse que o projeto aprovado pelo Ministério das Cidades, no valor de R$ 335 milhões, ainda mais amplo, inclui não apenas a criação dos VLTs, como também a construção de três viadutos em pontos necessários da cidade, da malha viária e de BRT nas principais vias da cidade. “Estamos aguardando apenas o retorno da presidente Dilma Rousseff da Índia para que os recursos para a Paraíba sejam anunciados”, informou Barbosa. A aprovação foi anunciada no início deste mês.

Após execução do projeto, a administração do novo sistema férreo deverá ficar sob a competência do governo estadual, que pretende criar uma empresa público-privada para administrá-lo.

“O Governo Federal tem uma política nacional de transferir a operacionalidade do sistema ferroviário urbano para o governo estadual. A CBTU passará por uma transição e não sabemos a cargo de quem ficará. Pode ser uma consorcial público-privada ou uma empresa nos moldes da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC)”, disse.

Para o superintendente da CBTU, o mais importante no momento é que os recursos sejam liberados para em seguida debater sobre quem deve ficar a responsabilidade pela administração dos trens. “A CBTU definiu que independente de gerenciamento do sistema, ela continuará auxiliando tecnicamente. O que vai definir por onde vai sair o recurso e a viabilidade do estado operar esse sistema deve ficar para outro momento”, afirmou.


Trains can be replaced and have new management

Source: Paraíba Já

The old rail system in the Metropolitan Region of Joao Pessoa should be replaced by light rail vehicles (LRVs). The executive secretary of the Growth Acceleration Program (PAC) in Paraiba, Ricardo Barbosa, did not rule out the possibility that a company is created in partnership with the private sector to administer the new means of urban transportation.

The superintendent of the Brazilian Company of Urban Transport in João Pessoa (CBTU-JP), Lucélio Cartaxo explained that the draft prepared by the company to modernize the railway system in the metropolitan area of Joao Pessoa is ready, lacking only defined by what means will be executed.

"There are at least three possibilities for the implementation of our project. The first way is by the State Government, in partnership with the Ministry of Cities, the second through the CAP Historical Cities and a third that would CBTU by itself, but everything indicates that the transformation of railway trains in so-called surface should come out with resources already provided by the PAC to Paraiba, "said Carterton.

The Secretary Ricardo Barbosa said the project approved by the Ministry of Cities in the amount of $ 335 million, even broader, including not only the creation of VLTs, but also the construction of three overpasses in the city needed points, the road network BRT and in the main streets of the city. "We're just waiting for the return of President of India Rousseff so that resources are advertised to Paraiba," said Barbosa. The approval was announced earlier this month.

Following completion of the project, the administration of the new railway system should be under the jurisdiction of the state government, which aims to create a public-private company to manage it.

"The Federal Government has a national policy to transfer the operation of urban rail system to the state government. The CBTU go through a transition and do not know who will be in charge. Consorcial can be a public-private or a company along the lines of the Association of Collective Urban Transport Companies in João Pessoa (AETC), "he said.

For the Superintendent of CBTU, the most important now is that the resources are released to then discuss who should be responsible for managing the trains. "The CBTU determined that independent management system, it will continue assisting technically. What will define where you're going out the appeal and viability of the state to operate this system should be for another time, "he said.

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