Fonte: blog Ônibus Brasil
Vendendo veículos com tecnologia antiga de redução de emissão de poluentes, baseada na norma Euro III, que são mais baratos, porém que só podem ser comercializados até o final deste mês, e também os que já seguem os novos padrões que emitem menos poluição, baseados nas normas Euro V, o mercado de ônibus mostrou força neste primeiro bimestre.
O aumento nas vendas nos dois primeiros meses de 2012 em comparação ao mesmo período de 2011 foi de 4,9%, o que representa 5,3 mil unidades vendidas.
Mas o desempenho foi diferente entre as diversas fabricantes.
1ª) MERCEDES BENZ:
Foi a que teve o melhor desempenho em volume no primeiro bimestre. As vendas somaram 2,7 mil unidades, o que representa alta de 39,2%. A participação da Mercedes Benz no mercado é de 51% em todo o País. Essa participação subiu no primeiro bimestre 11,7%.
2ª) MAN – VOLKSWAGEN:
As vendas da MAN Latin America, dona marca da Volkswagen Caminhões, caíram no primeiro bimestre de 2012. A retração foi de 29,4%, com 1,3 mil unidades produzidas. A participação no mercado também caiu. A Volks que teve quase 35% de presença no setor de ônibus neste primeiro bimestre responde por 25,1%.
3ª) AGRALE:
A fabricante nacional Agrale também registrou retração. A queda foi de 13% neste primeiro bimestre em relação aos dois primeiros meses de 2011. Foram comercializados 599 chassi para ônibus. A participação da empresa no mercado recuou para 11,2%.
4ª) VOLVO:
O crescimento da marca foi considerado espantoso, principalmente por conta da comercialização de ônibus com motores dianteiros, populares entre os frotistas, por terem custos menores e desempenho melhor em condições difíceis de tráfego, o modelo B 270 F. A alta em relação ao início de 2011 foi de 432,6%, com vendas de 277 chassis para transportes rodoviários e urbanos. A participação da Volvo no mercado foi de 4,1%.
5ª) IVECO:
A marca pertencente à italiana Fiat, que faz os chassi do modelo CityClass, produzido pela encarroçadora Neobus, teve queda de 37% neste primeiro bimestre, em comparação a mesmo período de 2011. Com 212 unidades vendidas, a empresa teve em janeiro e fevereiro participação de 3,9%. A empresa, que vende ônibus escolares, espera aquecimento com mais negócios do Programa Caminho da Escola, do Governo Federal, que financia para os municípios e estados a compra de veículos escolares novos e que atendam a requisitos de conforto e segurança.
6ª) SCANIA
A marca sueca, especializada em ônibus de grande porte, tanto urbanos como rodoviários, reponde por 3,2% do mercado neste primeiro bimestre. As vendas subiram 77,3% com 172 chassis comercializados.
7ª) INTERNATIONAL:
Considerada surpresa no seleto mercado de ônibus, a International conseguiu emplacar 13 chassis para transportes de passageiros. Estas unidades licenciadas estão em fase de testes e mesmo sem divulgar datas, a marca confirmou que pretende comercializar ônibus no Brasil.
Source: blog Ônibus Brasil
Bus sales grow 4.9% in first quarter
Selling vehicles with old technology to reduce emissions, based on Euro III, which are cheaper, but that can only be marketed later this month, and also those who already follow the new standards that emit less pollution, based the Euro V, the bus market showed strength in the first quarter.
The increase in sales in the first two months of 2012 compared to same period in 2011 was 4.9%, representing 5,300 units sold. But the performance was different between different manufacturers.
1st) MERCEDES BENZ:
Group had the best performance in volume in the first quarter. Sales totaled 2,700 units, representing an increase of 39.2%. The participation of Mercedes Benz in the market is 51% throughout the country Participation in the first quarter rose 11.7%.
2nd) MAN - VOLKSWAGEN:
Sales of MAN Latin America, which owns the brand Volkswagen Trucks, fell in the first quarter of 2012. The reduction was 29.4%, with 1300 units produced. Market share also fell. Volkswagen had almost 35% of presence in the bus in the first quarter accounted for 25.1%.
3rd) AGRALE:
The domestic manufacturer Agrale also reported retraction. The drop was 13% in the first quarter compared to the first two months of 2011. We sold 599 bus chassis. The company's market share fell to 11.2%.
4th) VOLVO:
The growth of the brand was considered amazing, mainly due to the sale of buses with front engines, popular among fleet owners because they have lower costs and better performance in difficult traffic conditions, the model B 270 F. The high relative to the beginning of 2011 was 432.6%, with sales of 277 frames for road and urban transport. Volvo's participation in the market was 4.1%.
5th) IVECO:
The brand owned by Fiat, which makes the chassis model CityClass produced by encarroçadora Neobus, fell by 37% this first quarter, compared to same period in 2011. With 212 units sold, the company had in January and February of 3.9% participation. The company, which sells school buses, expect more business heating Way to School Program, the Federal Government, which provides funding to municipalities and states the purchase of school vehicles that meet new standards of comfort and security.
6th) SCANIA
The Swedish brand, specialized in large buses, both urban and road responds by 3.2% market share in the first quarter. Sales rose 77.3% to 172 chassis marketed.
7th) INTERNATIONAL:
Considered surprising in the select bus market, the International managed to topple 13 chassis for passenger transport. These units are licensed in the testing phase and even without disclosing dates, the brand confirmed its intention to sell buses in Brazil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário