4 de junho de 2012

Conheça um pouco mais sobre a dupla função

Fonte: Portal Paraíba Bus

0712 O que é a dupla função?

Dupla função é quando o motorista acumula as funções de dirigir o veículo e cobrar as passagens dos passageiros que no mesmo embarcam. É um sistema que se aplica em linhas com baixa demanda, ou com percursos pequenos, ou até mesmo sem grande incidência de engarrafamentos. Mas em linhas longas, ou com trechos que possuem trânsito intenso se torna totalmente ineficaz.

Quais as vantagens da dupla função?

No sistema de dupla função as vantagens são mínimas e se restringem apenas aos próprios empresários, que com apenas um funcionário consegue fazer a função de dois.

Quais as desvantagens?0140

Diferentemente das vantagens, que são pouquíssimas, as desvantagens são várias e atingem, ao motorista, aos passageiros e até mesmo ao  próprio empresário, o único que tira algum benefício.

Quando é dada ao motorista apenas a tarefa de conduzir o veículo, o mesmo poderá estar sempre atento ao trânsito e as diversas situações críticas que possam vir a ocorrer. O que não ocorre quando o mesmo recebe além da tarefa da condução do carro, a tarefa de cobrar as passagens.

É comum observar os motoristas contando dinheiro enquanto estão parados nos semáforos e até em congestionamentos e também motoristas com o veículo em movimento passando troco aos passageiros. A segurança na vigem fica totalmente comprometida, pois a atenção que deveria ser focada no trânsito é retirada para passar troco, ou contar dinheiro.

Outro ponto negativo deste sistema são os atrasos que ocorrem. Por mais rápido que o veículo ande sempre estará beirando o atraso na viagem, o que cada vez mais fará o condutor andar mais rápido, o que aumenta ainda mais os riscos de acidente, algo que causa prejuízos para a empresa, para o motorista, que terá que cobrir o prejuízo da empresa e para o passageiro, que passará pelo susto.

Como está sendo em Campina?

00105 Em Campina Grande, várias linhas já utilizam esse tipo de sistema. Linhas como 404 e 444, 555, 222, 004, 944 e até mesmo a linha mais longa da cidade, a 245 vêm sofrendo constantes atrasos e causando bastante insatisfação dos usuários, quanto aos atrasos. Vale a pena ressaltar que em algums cidades como Joinville este sistema vem dando certo por conta de todo um planejamento operacional e funcional que foi feito, visando tornar possivel a implantação do sistema, o que até agora parece não ter sido feito em Campina.

Há boatos de que num futuro bem próximo as empresas concessionárias das linhas campinenses têm um projeto para retirar o cobrador em 100% dos veículos da cidade. Não se sabe o motivo, nem como será esta modificação, sabe-se apenas que se todas as empresas entrarem nessa onda serão mais de 200 trabalhadores desempregados, o que traz conseqüências para a economia local, para os desempregados e até para as empresas, pois as que aderirem a esse projeto ficarão com uma imagem de que não se importa com a segurança em seus veículos, que se importam apenas com os lucros no final do mês.

E fica a pergunta: Se falar ao celular, fumar, ou executar qualquer outra tarefa enquanto dirige, por que os motoristas de ônibus podem cobrar passagens e dirigir ao mesmo tempo?

Nenhum comentário: