9 de junho de 2012

Mudança de bilhetagem em ônibus de João Pessoa gera transtornos

Fonte: G1 Paraíba

Os ônibus urbanos de João Pessoa começaram a circular nesta sexta-feira (8) com novos equipamentos de bilhetagem eletrônica. A troca dos validadores gerou contratempos para os usuários, pois muitos não tiveram seus cartões de passagem reconhecidos pelas máquinas. O fato também fez com que muitos ônibus atrasassem no início da manhã.

Novo Validador[5]

O G1 constatou que os usuários que não estavam conseguindo ter seus cartões reconhecidos pelos validadores estavam viajando de graça. A assessoria da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP) disse que já era esperado que alguns cartões não fossem reconhecidos pelos novos validadores e que já estava definido que os passageiros não poderiam ser prejudicados. A assessoria informou também que ainda não dá para saber em quantos ônibus isso aconteceu, nem quantos passageiros viajaram de graça.

Com relação aos atrasos dos ônibus, a assessoria disse acreditar que eles ocorreram em função dos ônibus terem ficado muito tempo em algumas paradas, principalmente nas de mais movimento como o Terminal de Integração do Varadouro, com os usuários tentando fazer com que os cartões de passagem fossem reconhecidos pelos validadores.

A AETC-JP informou que o sistema deve começar a funcionar em sua plenitude até a segunda-feira (11). Nos próximos três dias a equipe técnica da empresa responsável pelos equipamentos de bilhetagem eletrônica vai acompanhar a frota de ônibus de João Pessoa até a segunda.

Ainda segundo a AETC-JP o serviço de bilhetagem eletrônica é o mesmo que já funcionava na cidade, foram modificados apenas os equipamentos por outros mais atuais. Segundo a empresa essas novas máquinas permitirão que em um futuro próximo se faça a leitura digital, processo já utilizado em algumas capitais do país.

Marcos da Silva

Usuários enfrentam fila para validar cartão da AETC em João Pessoa

Os usuários dos ônibus coletivos que precisaram validar os cartões de passagem tiveram que enfrentar uma longa fila no posto do Centro da Associação das Empresas de Transporte Coletivo de João Pessoa (AETC-JP) neste sábado (9). Até as 11h deste sábado, a fila para validar os cartões começava no posto, na Rua 13 de Maio e dava a volta no quarteirão, chegando até a Rua Santo Elias.

O professor Ronhely Pereira, 26 anos, estava na espera desde 6h30 deste sábado para trocar seu cartão de passagem, às 11h não tinha chegado nem na metade da fila. "As empresas provocam o problema e a população é quem paga. Se a gente não conseguir trocar o cartão hoje (sábado) não vamos ter outro dia para fazer. Eu inclusive fui obrigado pelo cobrador a pagar passagem depois que meu cartão deu problema. É um absurdo", disse.

fila_1

O diretor executivo da AETC-JP, Mário Tourinho, explicou que grande parte das pessoas que entram na fila não precisam validar o cartão. Segundo Tourinho, as pessoas se deixam levar por boatos e entram na fila antes mesmo de testar o cartão nos ônibus ou no posto montando especialmente neste sábado no Parque Solon de Lucena.

"Estas pessoas que se levam por boatos aumentam as filas e prejudicam as pessoas que precisam realmente validar os cartões, que também se trata de um universo pequeno, menos de 1% das pessoas que possuem cartões de passagem. Não era o cenário esperado por nós, entendemos a reclamação da espera, mas estamos fazendo o máximo. Só cabe no máximo 80 pessoas na sala do posto do Centro", explicou Tourinho.

A assessoria de imprensa da AETC-JP disse que um estande foi montado no Parque Solon de Lucena para atender os usuários. Ele vai funcionar neste sábado das 6h até as 20h. Os postos da AETC-JP no Terminal de Integração e do Terminal Rodoviário também funcionam em horário especial neste sábado. Os passageiros podem procurar validar os cartões ainda na sede da associação no Centro de João Pessoa que funciona nesta sexta-feira (8) até as 22h.

Onibus de João Pessoa

Ainda conforme Tourinho, caso ainda haja demanda após as 20h os atendimentos prosseguirão até que todos na fila sejam atendidos. Se a demanada não for toda atendida neste sábado, a AETC-JP estuda a possibilidade de abrir também no domingo (10). O diretor executivo da AETC afirmou que disse que atualmente circulam 500 mil cartões Passe Legal em João Pessoa. A previsão é que o sistema funcione normalmente a partir de segunda-feira (11).

De acordo com a AETC-JP o serviço de bilhetagem eletrônica é o mesmo que já funcionava na cidade, foram modificados apenas os equipamentos por outros mais atuais. Segundo a empresa essas novas máquinas permitirão que em um futuro próximo se faça a leitura digital, processo já utilizado em algumas capitais do país.


Viaje Tomaz Turismo

Nenhum comentário: