31 de maio de 2011

Localiza aê : São josé Idalino , Transportes 0415

Saldações caros visitantes , hoje iremos trazer mais informações sobre o antigo carro 0415 de placa HUF 5335 , que partiçipou da frota da São josé Idalino  transportes , estes modelos como o 0415 teve uma grande importâçia na frota da empresa .

O 0415 atualmente :

 

0415

Marcopolo torino 1989   /   scania k112cl

  Este carro se encontra no conheçido Distrito dos mecânicos proximo aos galpões , faz aproximadamente 11 meses que se encontra parado em processo de desmanche , algumas características de que ele se encontra neste estado é seu motor que não está mais presente no carro e as cadeiras não estão completas . Este carro foi um dos poucos encarroçados sobre chassi Scania que participaram do transporte de Campina Grande e não foi o único da empresa .

  A foto abaixo mostra como a parte trazeira dele se encontra :

5000c6fcdd969916811f6806c7a88111 

Marcopolo torino 1989   /   scania k112cl

 

Paraiba Bus Banner_thumb

29 de maio de 2011

Mais uma Novidade

Por Paulo Rafael Viana

Um dos consórcios criado depois da licitação dos transportes coletivos de João Pessoa começa a trazer mais novidades para integrar a frota da capital. Anteriormente, vimos o carro 0793 da Transnacional no padrão do consórcio Unitrans. Dessa vez, a novidade é o prefixo 0869, pertencente a Reunidas. Vejam a foto da novidade quente chegando em João Pessoa:

1c147b5e91b89a5f3c2f920baa21469a

Novidade idêntica ao anterior visto aqui e no Blog Rockerrbus. Um Marcopolo Torino 2007 com chassi Mercedes-Benz OF-1722 de três eixos. A novidade foi fotografada nesta Terça-feira que passou, dia 24 de Maio de 2011, flagrado no município de Oliveira, no estado de Minas Gerais. Pela sua localização no momento da foto, e na data, esse Torino 6x2 já deve se encontrar na capital paraibana.

Paraiba Bus – As Novidades da Busologia Paraibana, se vê primeiro Aqui

28 de maio de 2011

UNITRANS – Novidades para João Pessoa

Unitrans

Marcopolo Viale Mercedes Bens OF 1722M

Caxias do Sul – RS

unitrans0793

Marcopolo Torino 2007  Mercedes Bens OF 1722M

Essas são apenas dois flagras do que está chegando para João Pessoa, e hoje ficamos sabemos que tem um Torino Trucado da Reunidas na garagem de Campina Grande, com a pintura da Unitrans pronto para ir a capital. Aguardamos anciosos essas novidades.

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

Acidente entre ônibus e carro deixa dois feridos em João Pessoa

Por Paraiba 1

No final da manhã deste sábado (28) uma acidente entre um ônibus e um carro deixou duas pessoas feridas. O fato aconteceu no Acesso Oeste, na entrada do bairro do Alto do Mateus.

A vítimas foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa sem ferimentos graves.

De acordo com os bombeiros que fizeram o resgate, outras pessoas precisaram ser atendidas no local. Apesar de não terem ferimentos, elas teriam ficado muito nervosas.

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

26 de maio de 2011

Passageiros reclamam das linhas 022 e 022A.

No início do corrente mês recebemos um e-mail de uma visitante do blog, fazendo uma reclamação sobre as linhas 022 e 022A, responsáveis pela ligação entre IFPB, Malvinas e o Terminal de Integração, assim como ao Centro.

clip_image001

Em seu relato, ela diz que durante um dia útil esperou cerca de uma hora e quarenta minutos por um ônibus da linha 022A para ir ao IFPB e que quando o ônibus veio, ela embarcou normalmente no mesmo, sem receber nenhum aviso prévio do motorista de que o ônibus não iria fazer o circular completo até o IFPB, aviso este, que só foi dado após o ônibus sair do Terminal de Integração, o que fez com que ela desembarcasse do ônibus, pagasse novamente a passagem e esperasse mais uma vez até que aparece outro 022A, única linha que passa de fato no IFPB.

Além do acontecido, a usuária, reclama da demora do percurso T.I. – IFPB, que muitas vezes é em torno de 45 minutos.

“O IFPB, POR EXEMPLO, SÓ ESSA LINHA QUE PARA LÁ, E ISSO É UM ABSURDO COMO PODE UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL, UMA FACULDADE, TER APENAS UMA LINHA DE ÔNIBUS QUE PARA EM FRENTE  E QUE POR SINAL, O 022 OU O 022A DEMORA 45 MINUTOS NO PERCURSO INTEGRAÇÃO-IFPB.” – Diz a estudante em seu relato de indignação.

Por meio desta não temos a intenção de difamar, ou afrontar a empresa concessionária da linha. Apenas, queremos melhorar mais e mais o transporte público de nossa querida Campina.

Paraiba Bus – A Busologia Paraibana bem Representada

25 de maio de 2011

Luciano Agra apresenta projeto para transporte público da Capital

Por Kristofer Oliveira

O Prefeito Luciano Agra apresentou para a equipe do Ministério das Cidades o projeto do município de João Pessoa que vai pleitear recursos do PAC da Mobilidade Urbana junto ao Governo Federal. A apresentação foi coordenada pelo prefeito junto com o Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, que também apresentou o projeto do Estado para a região metropolitana. O projeto prevê que os sistemas funcionarão de maneira integrada. O encontro aconteceu na manhã desta quarta-feira (25), em Brasília (DF)

“A apresentação atingiu o objetivo que nós pretendíamos que era o de comprovar a viabilidade para implantação do sistema de transportes metropolitano integrado com o sistema de ônibus urbanos de João Pessoa”, ressaltou o prefeito.

A expectativa é que na primeira semana de agosto deste ano o Governo Federal anuncie os nomes das cidades contempladas com os recursos disponíveis pelo PAC da Mobilidade. Luciano Agra está confiante na aprovação do projeto. “Segundo os técnicos do Ministério das Cidades a proposta foi considerada consistente e cumpre os requisitos para que João Pessoa seja contemplada”, afirmou o prefeito.

Projeto – A proposta da PMJP para o PAC da Mobilidade Urbana consiste em modificações estruturais no sistema de transporte público coletivo, que envolve os corredores Cruz das Armas, Pedro II, Epitácio Pessoa e 2 de Fevereiro, além do terminal de integração urbano. O valor pleiteado para todas as obras que ficarão sob a gestão da prefeitura é de aproximadamente R$ 166 milhões.

Entre as obras estruturais do projeto estão incluídos um viaduto, que será construído entre os Bairros Cristo Redentor e Geisel; três terminais de integração (que contemplam os bairros de Mangabeira, Três Lagoas e Cristo, nas proximidades do Estádio Almeidão); faixas exclusivas para ônibus; duplicação de avenidas; melhoramentos em vias paralelas às principais e estações de paradas de ônibus.

De acordo com a secretária de Planejamento de João Pessoa, Estelizabel Bezerra, a prefeitura tem como objetivo prioritário melhorar o sistema de transporte coletivo de massa, favorecendo o usuário do serviço, que representa a maior parte da população. “No projeto, consideramos ainda a região metropolitana, que compreende as cidades de Bayeux, Cabedelo e Santa Rita, cujas fronteiras territoriais são cada vez mais simbólicas, por causa da população que transita entre as duas cidades”, comentou a secretária.

Agra esteve acompanhado, durante a ocasião, do superintendente de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Nilton Pereira, que oficialmente apresentou o projeto; do coordenador do PAC de João Pessoa, Glauco Rogério; e ainda da arquiteta Sheila Freire, da Secretaria de Planejamento do Município (Seplan). “Este foi um projeto feito totalmente por nossos técnicos da Seplan e STTrans”, ressaltou o prefeito.

Durante a apresentação, também estiveram presentes o coordenador do PAC Estadual, Ronaldo Barbosa; e, pelo Ministério das Cidades, a diretora de Mobilidade Urbana, Luiza Gomide.

Confira as principais propostas da PMJP para cada área:

Centro da Cidade: Construção de um terminal de Integração do sistema urbano, metropolitano e ferroviário. A proposta para integração dos sistemas consiste na construção de um novo terminal ao lado do Terminal Rodoviário já existente, para integrar não só as linhas urbanas, mas também as intermunicipais que já estão operando com integração temporal.

Corredor de Cruz das Armas: Implantação do Bus Rapid Transit (BRT), um sistema de ônibus de alta capacidade; Construção de um terminal de integração, onde há a convergência das linhas quando saem dos bairros; Duplicação da Avenida no trecho pertencente ao bairro Oitizeiro, transformando-a em pista dupla com canteiro central; Construção de Estações de parada de ônibus com faixa exclusiva junto ao canteiro central ao longo de toda avenida e Investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos, já que na avenida principal será apenas uma via em cada sentido.

Corredor Pedro II: Implantação do Bus Rapid Transit (BRT), um sistema de ônibus de alta capacidade; Construção de um terminal de integração, onde há a convergência das linhas quando saem dos bairros; Construção de estações de parada de ônibus e de faixa exclusiva ao longo das Avenidas Rodrigues Alves, Sérgio Guerra e Walfredo M. Brandão e Investimento em vias paralelas para a circulação mista de veículos, já que na avenida principal será apenas uma via em cada sentido para isso.

Corredor Epitácio Pessoa: Implantação de uma faixa exclusiva e prioritária para o transporte público junto ao canteiro central e destinação de duas faixas para o tráfego misto; Construção de estações de parada de ônibus junto ao canteiro central e Implantação de bicicletários nas imediações das estações.

Corredor 2 de Fevereiro: Construção de um viaduto na interseção da BR- 230 com a rua Waldemar Naziazeno, interligando os bairros Cristo Rendentor e Ernesto Geisel; Construção de um terminal de integração e Investimento em vias paralelas ao corredor para acomodar o tráfego misto.

Uso do transporte público caiu 30% na última década, diz o Ipea

Com Informações de Paraiba 1

A falta de políticas públicas para transporte de massas e mobilidade urbana, aliada a passagens cada vez mais caras, provocaram uma queda de cerca de 30% na utilização do transporte público no Brasil nos últimos dez anos. A constatação é do estudo "A Mobilidade Urbana no Brasil", divulgado hoje (25) pelo Instituto de Política Econômica Aplicada (Ipea), no Rio de Janeiro.

O estudo mostra que o governo não apenas investiu muito pouco em mobilidade urbana nas últimas décadas, como também incentivou a utilização do transporte individual. Um dado da pesquisa mostra que 90% dos subsídios federais para transporte de passageiros são destinados à aquisição e operação de veículos individuais (carros e motocicletas). Como consequência, o uso de automóveis nas grandes cidades cresce 9% ao ano, enquanto o de motocicletas dá saltos de 19%.

0310

Somente em 2008, foram vendidos 2,2 milhões de carros e 1,9 milhão de motos e a previsão é que, em 2015, esses números dobrem. De acordo com o coordenador da pesquisa, Carlos Henrique Ribeiro de Carvalho, em alguns lugares, dependendo do trajeto que se faça, sai mais barato usar moto ou até mesmo o carro do que o ônibus, metrô ou trem.

“Obviamente, esse panorama tem causado sérios problemas para as cidades, como congestionamentos, acidentes e poluição, principalmente. A renda da população está aumentando e, se não houver políticas no sentido de melhorar e incrementar o transporte público, essa situação vai se deteriorar ao ponto em que teremos cidades inviáveis”.

O documento aponta ainda que, nos últimos 15 anos, as tarifas de ônibus aumentaram cerca de 60% acima da inflação. A política de combustíveis também contribuiu para o encarecimento do transporte público pois, segundo o estudo, os ônibus movidos a diesel estão em 85% dos municípios do país e são o principal meio de transporte de massas nas grandes cidades. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o preço do óleo diesel subiu 50% a mais que o da gasolina nos últimos 10 anos.

“Cerca de 8% do diesel consumido no Brasil vai para o transporte público. Acho que é possível subsidiar a compra de diesel para esse setor e, assim, baratear as passagens”, sugeriu o pesquisador.

07164

A coordenadora do livro Infraestrutura Social e Urbana no Brasil, Maria da Piedade Morais, ressaltou que a solução do problema da mobilidade urbana não está apenas em investimentos no setor de transporte coletivo, mas num planejamento integrado da expansão das cidades.

“As cidades estão crescendo, mas os locais de trabalho continuam nos centros. Programas [governamentais] como o Minha Casa Minha Vida têm se mostrado alheios a essa realidade, pois investem em moradias em locais distantes, muitas vezes sem equipamentos urbanos, em vez de recuperar áreas já servidas, como os próprios centros comerciais”.

23 de maio de 2011

Paraiba Bus Team Fotopage

1452

Confira a postagem do Paraiba Bus Team Fotopage, que desta vez está trazendo informações da Viação Rio Tinto. Confira todos os detalhes acessando:

http://paraibabusteam.fotopages.com/

Paraiba Bus – A Busologia Paraibana bem Representada

Denuncia Anônima: Reclamação sobre a linha 910 Jenipapo

Por Peterson Alves

0132

Por meio de uma denuncia anônima nós do Paraiba Bus estamos fazendo essa postagem, recebi uma mensagem no meu celular, que estava falando sobre a linha 910 Jenipapo que é feita pela Viação Cabral e Santa Rosa. Reclamava-se na mensagem sobre a quantidade de buracos no trajeto próximo á Jenipapo, que em muitos casos evitam a chegada do ônibus até o destino final.

Por meio dessa postagem apelamos as autoridades visando melhorias para o problema abordado, sabemos que o motivo da reclamação não foi por causa do serviço prestado pela empresa que tem a concessão da linha, mas sim ás autoridades adiministrativas da cidade.

Denuncias como essa podem ser passada a nós por meio do nosso email: paraibabus@hotmail.com. Agradeço desde já a frequência de cada um de vocês ao nosso blog, e de confiar na nossa capacidade para ver se podemos reverter essa situação.

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

22 de maio de 2011

Informativos: Novo Horizonte Turismo

Por Ruam Williams

A Novo Horizonte Turismo acaba de vender quatro de seus veículos. Os mesmos tinham os prefixos 3602,3603,3604 e 3613, ambos eram de carroceria Marcopolo Senior 2000 e encarroçados sobre chassi Mercedes Bens LO-814.

Para Onde Foram ?

Três dos veículos foram adquiridos por um proprietário particular do estado de Pernambuco, esses foram os carros 3602,3603 e 3604:

3604 Na Imagem acima o carro 3604

O Outro veículo foi vendio para a Paraiba Tur e logo em breve estará atuando já como veículo da sua frota, receberá também um novo layout, semelhante ao da imagem abaixo:

Paraiba Tur 

Quando ainda estava na Novo Horizonte o 3613 era assim:

Paraiba Bus

Aquisições

A Empresa adiquiriu mais dois veículos que seram integrados a sua frota, um micro e um ônibus maior. O micro é um Marcopolo Senior 2005 encarroçado sobre chassi Mercedes Bens, e equipado com Ar Condicionado, Frigobar e Tv de Lcd. Já o ônibus maior é um Marcopolo Ideale 770 que também é encarroçado sobre chassi Mercedes Bens e possui as mesmas caracteristicas do micro.

A Novo Horizonte também trouxe um Thunder que rodava na Vila Real e já está atuando na empresa com o prefixo 3602, ainda outro está reformando e estão para chegar mais dois. Todos os quatro ex Vila Real (RJ).

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

21 de maio de 2011

Cajazeiras – Kairós Transportes inicia suas atividades

Por Fortalbus.com

Nas próximas semanas a Kairós Transportes iniciará as suas atividades em Cajazeiras, implantando linhas regulares para transporte de passageiros, com toda a segurança, através de uma frota moderna de ônibus. Porém, mesmo antes de iniciar as suas atividades, a parceria já traz bons frutos para os cidadãos cajazeirenses.

Kairós

Entendendo que o desenvolvimento sustentável de uma cidade passa pela melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos, a Kairós Transportes firmará um acordo com duas das principais entidades assistenciais da cidade: a APHAE e o Lar dos Idosos. Essa parceria com a Kairós Transportes demonstra que a Prefeitura de Cajazeiras está trabalhando para oferecer o melhor aos cidadãos cajazeirenses, promovendo a sua dignidade e a melhoria da sua qualidade de vida.

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

João Pessoa – Padronização das Empresas atuantes

Por Paulo Rafael Viana

Uma licitação para o transporte público de passageiros de João Pessoa, aberta em 7 de Janeiro desse corrente ano de 2011, solicitada pela STTrans (Superintendência de Transporte e Trânsito de João Pessoa), acabou recentemente dividindo a capital paraibana em duas regiões de operação, operadas respectivamente por dois consórcios.

Pelo que se parece, cada um dos consórcios terá uma padronização de pintura, com o nome e prefixo de cada empresa destacados após a porta traseira de cada um dos ônibus. Até o presente momento do fechamento dessa matéria, não sabemos se haverá alterações nas linhas e suas numerações, percursos, e se haverá significativas mudanças na mobilidade dos ônibus na capital. Apenas a foto de um dos consórcios apareceu pela Internet, de um Marcopolo Torino modelo 2007 com chassi Mercedes-Benz OF-1722 de três eixos, da empresa Transnacional no prefixo 0793, recém saído da fábrica da encarroçadora Marcopolo, em Caxias do Sul – RS.

93fcc56b85085ff136ba759d01405894 

Os consórcios estão com prazo de vigência até a data de 16 de Março de 2031, com preço de cada um dos consórcios estipulados próximos a 1 bilhão de Reais. Das 6 (seis) empresas de ônibus em operação atualmente na capital (TRANSNACIONAL Transp. De Passageiros; UNIDAS Transportes; SANTA MARIA Transportes e Fretamento Ltda.; MANDACARUENSE, Empresa de Transportes; SÃO JORGE, Viação; MARCOS DA SILVA, Empresa de Transportes), todas as mesmas citadas acima em negrito permanecerão operando na capital, e nenhuma nova empresa entrou no transporte coletivo da capital.

Os 2 (dois) consórcios criados na licitação, com suas empresas agregadas entre parenteses, são:

Região 1 - UniTrans, concessionária constituída pelas empresas Transnacional e Reunidas;

Região 2 - Nossa Senhora dos Navegantes, concessionária constituída pelas empresas  (Marcos da Silva, Mandacaruense, Santa Maria e São Jorge)

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

20 de maio de 2011

Voltando as Origens: Idalino Transportes 0403

Hoje vamos com as origens de mais um dos Mascarellos da São José. Os carros de misteriosa origem foram comprados, originalmente pela Oriental, do Rio de Janeiro, na qual nem se quer rodaram. Depois pertenceram a empresa Santíssimo Rei e a Viação 18 de Setembro. Sendo a ultima empresa a que temos mais informações e fotos. Na 18 de Setembro, empresa de Feira de Santana – BA, ele teve o prefixo B02 e fazia parte do SIT de Feira. Na São José ele incorpora a frota urbana do Grupo Idalino Transportes, tem o prefixo 0403 e faz as linhas 903 – Mutirão e 903 – São José da Mata.

Ele na 18 de Setembro:

2faa37adc7cbeb6874f46b6ef50898a7 

Ele na São José:

42162e2263caf62f9b88dd7c91131fe0

0403 (3)

Mascarello Gran Via Mercedes Benz OF-1722M

Ano de fabricação: 05/06

Acusados de assaltar professores em ônibus escolar são presos

Após intenso trabalho de investigação, policiais da 9ª Delegacia Regional de Polícia Civil em Cajazeiras conseguiram localizar e prender os três homens acusados de assaltar um ônibus escolar. O transporte da Prefeitura levava professores até o distrito de Engenheiro Ávido.

Já estão no Presídio Regional de Cajazeiras Marques da Silva Junior, de 38 anos, José Francisco de Araujo Neto, de 24 anos, e o irmão dele, Manoel Dias Neto, de 22.

O crime aconteceu no dia 7 de abril, nas proximidades do sítio Vaca Morta, situado a aproximadamente 15 quilômetros de Cajazeiras. Os assaltantes levaram dinheiro e vários pertences dos professores. Segundo a polícia, os criminosos chegaram a agir com violência. O motorista do veículo foi ferido com várias coronhadas na cabeça.

“Através do depoimento das vítimas conseguimos estabelecer algumas características físicas de um dos acusados. Um intenso trabalho de investigação foi realizado e conseguimos localizá-lo. Através dele chegamos aos dois envolvidos que confessaram o crime”, afirmou o delegado regional Gilson de Jesus Telles.

Os acusados vão responder pelo crime de assalto a mão armada e a pena pode variar de quatro a 10 anos de prisão. “Nossos agentes estão na rua trabalhando diariamente, investigando os crimes que acontecem em nossa região para que nenhum fique na impunidade. Com essa prisão tiramos de circulação pessoas que estavam retirando a paz e tranquilidade da população”, destacou o delegado.

Com Informações de Paraiba 1

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

19 de maio de 2011

(Campina Grande) Mudanças nas linhas do Distrito Indusrtrial

Durante os próximos dias as linhas 904 e 944 que atendem aos bairros do Tambor, Distrito Industrial, Ipep e Ligeiro, sofreram uma pequena modificação. Até então a linha 944 atendia a área da Coteminas, indo na Alsa Sudoeste até o Posto Milênio, onde fazia o retorno e seguia viagem em direção ao Ligeiro e Conjunto Ipep. Mas, a partir de agora esta área da Coteminas e do Posto Milênio será feita pela linha 904. Acredita-se que a mudança feita nas duas linhas seja para melhorar e diminuir o tempo da viagem das mesmas.

0044 Confira, de forma resumida, como ficam os itinerários das linhas:

– 944:

FEIRA CENTRAL/AÇUDE VELHO/ASSIS CHATEAUBREAND/IPEP/LIGEIRO/ASSIS CHATEAUBREAND/TAMBOR/CATOLÉ/AÇUDE VELHO/PARQUE DO POVO/TERMINAL DE INTEGRAÇÃO/CENTRO/FEIRA CENTRAL

– 904:

FEIRA CENTRAL/AÇUDE VELHO/TAMBOR/ASSIS CHATEAUBREAND/COTEMINAS/POSTO MILÊNIO/LIGEIRO/ASSIS CHATEAUBREAND/ TAMBOR/CATOLÉ/AÇUDE VELHO/PARQUE DO POVO/TERMINAL DE INTEGRAÇÃO/CENTRO/FEIRA CENTRAL

Paraiba Bus – A Busologia Paraibana bem Representada

Acidentes crescem em 2011 mas números de mortos é menor que 2010 nas BRs paraibanas

Faltando pouco mais de 40 dias para encerrar o primeiro semestre de 2011, a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba registra aumento na quantidade de acidentes e feridos nas rodovias federais na Paraíba, que estão acima dos números registrados no mesmo período de 2010.

Neste ano de 2011 a 14ªSRPRF - Paraíba registrou, até a segunda-feira (16), 1.565 ocorrências de acidentes, com 924 feridos e 58 mortos. Enquanto que no mesmo período do ano passado foram registrados 1.318 acidentes, com 739 feridos e 64 mortos.

acidente prf

Comparando esses números, os acidentes registrados em 2011 apresentam taxa de crescimento de 18,74%. Com relação às vítimas, o número de feridos, a maioria com lesões leves, também superam o ano passado num percentual acima de 25,0%, o que não vem ocorrendo com relação aos mortos, onde há uma redução próximo a 10% comparando-se com 2010.

Esses números denotam um aumento numérico nos acidentes, mas com menor gravidade e são motivados principalmente por imprudência e falta de atenção (vide quadros abaixo). A segurança no trânsito nas rodovias federais portanto, depende fundamentalmente da melhora do comportamento de motoristas e motociclistas, que ainda não perceberam a realidade da violência no trânsito, persistindo como causa principal nos acontecimentos de acidentes a falha humana.

Conscientização e preocupação em observar e respeitar a sinalização, bem como os limites de velocidade, são imprescindíveis para que essas estatísticas possam se reverter. A redução no número de mortos, porém, é um dado a ser comemorado, principalmente quando consideramos que houve um aumento da frota circulante em mais de 10% no último ano, fazendo com que a Paraíba já tenha uma frota de veículos acima de 720 mil unidades.

O que não causa espanto entretanto, é que esses acidentes ocorrem em pleno dia, com céu claro, tempo bom e em pistas retas, secas e bem sinalizadas, demonstrando ser o fator humano (imprudência, falta de atenção e imperícia) o principal causador de acidentes. O desrespeito as regras de trânsito também é fato corriqueiro e só no que tange ao excesso de velocidade, mais de 20 mil veículos já foram autuados nas rodovia federais da Paraíba nos quatro primeiros meses de 2011.

Com Informações de Paraiba Agora

Paraiba Bus – A Busologia Paraibana bem Representada

Condutor de motocicleta morre ao ser atropelado por ônibus no Sertão

Um ônibus da empresa Guanabara se envolveu em um acidente na segunda-feira (16) à noite que resultou na morte do condutor de uma motocicleta. O motorista do ônibus, que fazia a linha Patos-Cajazeiras, fugiu do local e, até as 8h desta terça-feira (17), ainda não havia se apresentado à Delegacia de Polícia Civil para informar sua versão sobre o ocorrido.

O acidente aconteceu na rua Juvêncio Andrade, no município de São José de Piranhas, por volta das 20h. No local, as testemunhas afirmaram apenas que o ônibus havia batido na traseira da motocicleta, atropelando o veículo de pequeno porte. As circunstâncias e possíveis causas não foram informadas.

O agricultor Cícero Antônio da Silva, de 27 anos, ainda recebeu primeiros socorros de pessoas que estavam no local. O Samu assumiu o atendimento, mas o condutor da moto não resistiu aos ferimentos e morreu antes de chegar a um hospital.

O motorista do ônibus, identificado como Vieira Neto, fugiu do local. A reportagem doParaíba1 entrou em contato com a empresa Guanabara em busca de mais explicações para o ocorrido, mas os funcionários disseram que não podem declarar nada sobre o assunto

O ônibus foi conduzido ao pátio da rodoviária municipal e a motocicleta está no pátio da cadeia municipal, ambos à disposição da Polícia Civil. A delegacia de Cajazeiras ficará responsável pelas investigações.

Com Informações do Portal Paraíba 1

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem Representada

14 de maio de 2011

Novidade na Empresa Antônio Wilson

Informação Exclusiva do Paraiba Bus

Começou a rodar nessa ultima Quinta Feira mais um Marcopolo Viale na empresa Antônio Wilson. O veículo é bem semelhante ao que chegou a pouco tempo o 5525, encarroçado sobre chassi Mercedes Bens OF 1417, seu ano de fabricação é 2002.

Ao chegar na Wilson ele recebeu o prefixo 5524 ele possui as configurações de duas portas, vigilia traseira, sua unica diferença para o 5525 é o itinerário que é lonado.

100_1605

Histórico:

Antes de vir para a Wilson o veículo já passou pela mão da empresa Auto Viação Alpha (RJ) onde lá ocupava o prefixo 48034 e passou também pela mão da Viação São José (RJ) onde lá ele tinha o prefixo RJ 200.067

Sendo assim o mesmo é de segunda mão. Mesmo assim a Empresa Antônio Wilson segue renovando a sua frota.

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem representada

13 de maio de 2011

A Lendária 905 Inter Area

Hoje trazemos algumas informações sobre uma das extintas linhas de Campina Grande. Em meados de 2004, surgia uma nova linha Inter-Área em Campina, que tinha como finalidade ligar os bairros jardim Verdejante, Velame, Novo Cruzeiro e Ressurreissão II ao Terminal Rodoviário e ao Shopping Iguatemi, o atual Boulevard, passando pelo Centro. Essa linha recebeu o código 905.

De inicio ela era uma linha opcional, assim como as também recém-criadas, 263A, 263B, 400 e 500, só que com uma diferença das demais. Seus veículos eram de grande porte e não contavam com ar-condicionado, nem com o privilégio de só ir passageiros sentados, ou seja, uma Convencional de primeira. No inicio as cinco “maiores” empresas de atuantes em Campina, Borborema, Cruzeiro, Cabral, Transnacional e Nacional participavam de um rodízio semanal, onde cada empresa teria direito a por um de seus carros e cada semana era uma empresa diferente a operar determinado horário.

Todas as empresas reaproveitaram carros de suas frotas convencionais e caracterizaram-nos com a pintura padrão opcional. A Nacional pôs um Torino 1999, a Borborema um Torino GV, de inicio o 0208 e depois o 0207 (foto abaixo), a Cruzeiro utilizou um Torino GV de prefixo 0302, a Cabral reformou seu 0116 e o pôs na linha e a TN reformou os seus carros 3230 e 3240 e os dois revezavam entre a 905 e a 400 e depois utilizou um Torino GV com interior intercity oriundo, talvez de João Pessoa.

image

Com o passar do tempo as empresas decidiram fazer modificações na rota do 905 e decidiram fazer a ligação entre a Rodoviária e os bairros atendidos passando pelo Distrito dos Mecânicos.

O itinerário que antes era o seguinte: JARDIM VERDEJANTE/CINZA/PRES. MÉDICI/VELAME/RESSURREISSÃO II/NOVO CRUZEIRO/AV. ALM. BARROSO/HOSP. PEDRO I/PARQUE DO POVO/CLIPSI/FLORIANO PEIXOTO/AV. CANAL/AÇUDE VELHO/AV. BRASÍLIA/SHOPPING IGUATEMI/TERMINAL RODOVIÁRIO/IGUATEMI/AV. BRASÍLIA/FIEP/AV. CANAL/ FLORIANO PEIXOTO/RUA PEDRO II/SÃO JOSÉ/HOSP. PEDRO I/2º BPM/AV. ALM. BARROSO/NOVO CRUZEIRO/RESSURREISSÃO II/VELAME/PRES. MÉDICI/CINZA/JARDIM VERDEJANTE;

Passou a ser o seguinte: JARDIM VERDEJANTE/CINZA/PRES. MÉDICI/VELAME/COL. RAUL CÓRDULA/ NOVO CRUZEIRO/RESSURREISSÃO II/NOVO HORIZONTE/MOTEL SAARA/DISTRITO DOS MECÂNICOS/AV. ASSIS CHATEAUBREAND/INSTITUTO DOS CEGOS/LUIZA MOTTA/PREMEM/SHOPPING IGUATEMI/TERM. RODOVIÁRIO/SHOPPING IGUATEMI/PREMEM/LUIZA MOTTA/INSTITUTO DOS CEGOS/SEBRAE/AV. ASSIS CHATEAUBREAND/DISTRITO DOS MECÂNICOS/MOTEL SAARA/NOVO HORIZONTE/RESSURREISSÃO II/NOVO CRUZEIRO/AV. KUSCELINO KUBSCHEK/VELAME/PRES. MÉDICI/CINA/JARDIM VERDEJANTE.

Após serem feitas as alterações acima, a demanda da linha, que era ótima, caiu para bem menos que a metade em horários de pico e a Borborema saiu da partilha da linha, ficando assim, Cabral, Trans, Nacional e Cruzeiro, e os carros que faziam parte da frota da linha foram diminuindo cada vez mais. Cabral Transnacional e Nacional botaram micros e apenas a Cruzeiro continuou com seus veículos de grande porte, durante um tempo Foi um de seus Torinos 1999 e posteriormente um Turqueza. Com a venda dos micros TN e Cabral voltaram a usar carros maiores, a TN com um Viale 1721, o 0715 da foto abaixo, e a Cabral com Urbanuss e Viales 1417 ex-RJ. A Nacional chegou a usar Senior Midi, como o 0017, mas os Thunders, como o 0037, e Seniores predominaram.

image

image

image

Nos últimos anos em que a linha atuou a linha 245 teve sua rota alterada e começou a passar em frente ao Col. Raul Córdula, o que de certa forma fez com que a demanda da linha diminuísse ainda mais, o que fez os horários da linha diminuírem mais ainda, restando apenas um carro em sua tabela de horários e o rodízio entre as empresas, que operavam-na passou a ser uma a cada semana. Em 2010 as empresas concessionárias da linha chegaram a um acordo que pôs fim a linha 905, e seu ultimo circular foi feito em um domingo pelo atual 0302 da Viação Cruzeiro.

Mesmo após a extinção da linha, até hoje é comum vermos os pilares indicadores da parada de ônibus ainda com as inscrições, 905 e OPCIONAL, que não foram retiradas pela prefeitura. Como vocês podem observar nas fotos abaixo:

image

image

Paraiba BusA Busologia Paraibana bem representada

Carro invade contramão e bate em ônibus da UFCG; 3 jovens morrem

Com Informações do Portal Paraiba 1

Três pessoas morreram em um acidente envolvendo um ônibus e um carro na BR-104, no Agreste paraibano. A colisão aconteceu na manhã desta sexta-feira (13), na entrada do município de Algodão de Jandaíra. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o carro invadiu a faixa contrária e bateu de frente em um ônibus da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O transporte coletivo saiu de Sumé com destino ao campus de Cuité. Por volta das 7h30, no km 64 da BR-104, o ônibus foi surpreendido por um Celta preto, com placas de Remígio. De acordo com o motorista do ônibus, o condutor do Celta cochilou no volante.

Os três ocupantes do Celta morreram na hora da colisão. As vítimas são José Ferreira de Nascimento Júnior, de 21 anos, Eliézer Júnior, de 22, e Ramiro Porto Neto, de 24. Segundo informações de testemunhas, os jovens voltavam para casa em Remígio após uma noite de festa em Cuité. A PRF colhe indícios no local para confirmar os motivos que fizeram o carro sair da pista.

Apesar da violência da batida, os 30 passageiros do ônibus da UFCG não se feriram. Havia alunos e funcionários da instituição de ensino.

Devido à gravidade do acidente, todas as equipes do posto da PRF de São Miguel se deslocaram para Algodão de Jandaíra para prestar socorro e controlar o trânsito. O resgate dos corpos também conta com o auxílio do Corpo de Bombeiros de Campina Grande.

Paraiba BusA busologia paraibana bem representada.

11 de maio de 2011

Paraiba Bus e Paraiba Bus Team

Saudações amigos e visitantes, é com grande alegria que anunciamos a mais nova parceria da busologia paraibana. Trata-se da união da Comunidade Paraiba Bus Team, a comunidade oficial da busologia paraibana, que tem por objetivo levar a busologia a sério e resgatar a história do ônibus na Paraíba. A PBT não tem por objetivo promover os seus membros, mas sim promover a busologia.

pb bus tean

Completando a parceria, o blog Paraiba Bus, que segundo estátisticas apontam é o blog mais bem visitado e o que não foge do seu objetivo: Promover a Busologia.

Logomarca transparencia

A Partir de hoje a Paraíba terá representantes da busologia local, vamos ter por objetivo divulgar empresas, terminais, história e etc. Não deixando esse hobby (busologia) se acabar nunca.

Adotaremos um novo banner a partir de agora:

baner

Para informações sobre nossos outros parceiros acesse a página Parceiros e Colaboradores. Quem quiser formar parcerias conosco envie um email para paraibabus@hotmail.com.

História do ônibus na Paraíba

Parte 5

Empresas Atuantes – Década de 70

Até 1976, tem-se o registro das empresas:

Etur – Operava no Varjão/Rangel e zona sul da cidade, sendo a sua principal linha a atual 115 - Distrito. Operava também a atual 109 - Rua do Rio; 105 - Cidade; Bairro dos Novaes e Jardim Veneza (linhas extintas). No fim dos anos 70, com a expansão pessoense, passou a operar a atual 108 - Alto do Mateus; 102 - Costa e Silva; 502* - Geisel e José Américo via Epitácio; (* Linha dividida com as empresas que viriam a existir, a Canaã e RB Transportes)

image

Mandacaruense - Na mesma área atual tendo por destaque a atual 504 - Mandacaru e a atual 002 - Róger.

Empresa ABC (MDS?*) - Jaguaribe, na linha Circular ABC e possivelmente a linha João Machado; * Possivelmente esse foi o primeiro nome da Marcos da Silva, ou a mesma adquiriu a ABC em 1976. Conforme uma fonte documentada do mesmo ano, ambas são citadas atuando em Jaguaribe...e lógico, a MDS nasceu nesse bairro.

Viação 1º de Maio - Tambaú, Cabo Branco* e João Agripino; (* A denominação Cabo Branco se dava apenas a falésia. O demais, era conhecido como Tambaú)

image

Viação 1º de Maio - O terminal da linha em Tambaú ficava no atual cash do BB ao lado do Hotel Tambaú.

Autoviária Fátima - (?);

Róger - Cidade Universitária e Castelo Branco via Epitácio*; (* Não existia a Av Pedro II, o corredor 3 na época)

image

Róger nas proximidades da UFPB

Torrelândia - Operava a atual 402 – Torre

image

Viação Ilha do Bispo - Operando no bairro do mesmo nome, possivelmente na extinta linha 001

Em 1976, a empresa Senhor do Bomfim compra a 1º de Maio, e opera a linha de Tambaú/Cabo Branco e João Agripino via Ruy Carneiro. Houve uma entrega oficial da frota dela, sendo a pioneira em Monobloco urbano na cidade.

image

Senhor do Bomfim

Em janeiro de 1978, a Rodoviária Santa Rita entra no sistema pessoense, operando a linha de Tambaú no lugar da Senhor do Bomfim.

image

Após alguns meses, a Rodoviária Santa Rita passa a operar a linha da Torre no lugar da Torrelândia após essa ter encerrado suas atividades por motivos desconhecidos.

Também em 1978, a Canaã passa a existir, operando após o surgimento dos novos bairros de João Pessoa e expansão dos existentes. Sua área de atuação compreendeu o José Américo, Cristo (atual 204) e Geisel (atual 202), operando as linhas via corredor 2. Por um período chegou a atuar na linha Geisel  via Epitácio, junto com a RB e a Etur, além de revezar essa linha via Pedro II...ou seja, existiu um Geisel via Pedro II operados pelas três empresas citadas.

No mesmo ano, possivelmente, a Marcos da Silva passou a operar a linha Cabo Branco, a atual 507.

Também, a RB Transportes em 1978, possivelmente, passou a operar no lugar da Roger as linhas do Castelo Branco e Cidade Universitária. Posteriormente com o surgimento do bairro dos Bancários, ela também passou a operar neste bairro.

Em 1979, tem-se registro da São Judas Tadeu, que sucedeu a Rodoviária Santa Rita nas linhas de Tambaú e Torre no mesmo ano.

image

1979 - 0923 da Marcos da Silva, Caio Gabriela, operando a linha de Cabo Branco na Av Epitácio Pessoa.

image

1979 - RB Transportes

image

1979 - 0639 da São Judas Tadeu; 0921 da Marcos da Silva; 04xx da Mandacaruense

Na nossa proxima postagem histórica traremos algumas noticias sobre os problemas que surgiram nesse meio tempo, por insatisfação de alguns usuários e etc. Fique atento pois logo mais vamos publicar a Parte 6 da História do ônibus na Paraíba.

Paraiba Bus Banner

9 de maio de 2011

Localiza aê: Expresso Real Bus 0201

Quando a pintura ainda era a antiga

Saudações caros visitantes, hoje vamos passear um pouco por Sobradinho no Distrito Federal uma cidade de  pouco mais de 61 mil habitantes. Lá é a sede da Tiana Tur, a empresa que adquiriu o Panoramico DD que pertencia a Expresso Real Bus.

0201

Quando estava fazendo parte da Expresso Real Bus, o 0201 fazia a linha Campina Grande à João Pessoa, assim como os outros Double Decker. Ao chegar na Tiana, não mudaram nada na sua pintura original, apenas puseram o nome dos novos donos.

0201Tiana Tur

A Expresso Real Bus é oriunda da Paraíba e possui uma frota de aproximadamente 30 veículos que são de carrocerias Busscar e Marcopolo. Atua nas linhas intermunicipais do estado e tem sua sede no bairro do José Pinheiro em Campina Grande.

Em Breve voltaremos com mais outro Localiza aê, aguarde.

Paraiba Bus Banner

Paraíba: Real se desfaz de um de seus DD’s

Informação Exclusiva

Hoje um de nossos colaboradores recebeu uma notícia um tanto triste. A empresa Real Bus, que atua em linhas rodoviárias interurbanas e interestaduais com partida do estado da Paraíba. Ela é a responsável pela operação da linha João Pessoa x Campina Grande, o seu “carro chefe”. O carro 0221, um Busscar Panorâmico DD de chassi Scania K124 foi vendido nos últimos dias para outra empresa paraibana que atua em fretamentos e turismo. A Gado Bravo Turismo.

Veja como ele é e como ele ficará após receber a pintura de sua nova empresa:

0221 _ Panoramico DD

image

Ainda não temos fotos do ex Real Bus na sua nova empresa, mas em breve com certeza vamos postar em uma de nossas galerias.

Paraiba Bus Banner

8 de maio de 2011

Dia das Mães movimenta rodoviária de Campina

Nessa data tão importante para muitos, foi registrado um grande aumento na demanda de transporte para o dia das Mães. Em Campina Grande por exemplo a nossa equipe registrou a grande procura pela linha Campina – João Pessoa que é feita pela Expresso Real Bus. Um número considerável de usuários estavam retornando para suas residências após passarem o domingo com essa pessoa tão importante que é a Mãe.

Movimento Real Bus

As linhas da Expresso Guanabara também foram bem procuradas:

Movimento Guanabara

Pelo menos do transporte não se pode reclamar nesse fim de semana, pois as empresas fizeram um bom trabalho e contribuiram para várias comemorações, festas e homenagens as mães que festejaram o seu dia.

Paraiba Bus Banner