Fonte: OnibusParaibanos
A Mercedes-Benz nasceu na Alemanha, em 1926, com a fusão da Benz & Cia. Rheinische Automobil und Motoren Fabrik AG e da Daimler Motoren Gesellschaft, e desde então já projetava os melhores veículos comerciais pesados, tanto para caminhões como para ônibus. Por aqui chegou em 1953 e inauguraria a fábrica em 1956. Dez anos após lançava o modelo O-326, o monobloco rodoviário (ainda de frente "bicuda"). Nessa matéria de conteúdo histórico, a revista Inbus Transport abordou um pouco da história dos Monoblocos Mercedes-Benz.
A dinastia começou em 1958 até a chegada dos monoblocos, cujo mercado nacional era caracterizado pelos ônibus de carroceria montada sobre carrocerias de caminhão. Em dezembro de 1968 são apresentados os novos veículos O-321H//RI e O-326, com nova frente, totalmente reestilizada. A Mercedes-Benz inovou ao oferecer este tipo de produto. Em novembro de 1969 são lançados os novos monoblocos O-352 H/HL.
Apto para atuar tanto no serviço urbano como no interurbano (interligando municípios próximos), os ônibus da marca davam os sinais de liderança e preferência do empresariado brasileiro. Vinha com motor OM-352 de 130 cv DIN, e a garantia de que o ruído do motor ficava do lado de fora, aumentando o nível de conforto aos passageiros sentados (layout interno para transportar 36 passageiros sentados).
Com isso o produto ganharia fama e prestígio em terras brasileiras. O "monobloco" se tornava o ônibus mais vendido da década de 70. Surgem então em 1971 o modelo O-362 (de bagageiros passantes e de 36 lugares) e a versão mais "apimentada" - de propulsão OM-355 de 5 cilindros e 170 cv de potência, denominada de "O-355" (para 40 passageiros). Em 1978 é lançado o ônibus monobloco urbano O-364 11R (motor: OM-352 de 130 cv e ainda o de 170 cv) para operarem no serviço de transporte urbano. Meses depois vem o O-364 12R e 13R (rodoviários) - na dura missão de substituir um grande ícone.
De motor traseiro, câmbio manual de cinco marchas, transmissão do tipo eixo-cardã, freios pneumáticos, suspensão dianteira composta de molas helicoidais e uma estrutura única, eram consideradas modernas para a sua época. A família de monoblocos Mercedes-Benz (iniciados a partir da série O-321 - "bicudinho"), evoluiu para os modelos O-352 (1969), O-362 (1971), O-364 (1978), O-370 (1984), O-371 (1987) e a última série O-400 (1993), finalizando em 1996 a produção do "monobloco", sendo a última unidade comercializada para a Viação Itapemirim (ES). Assim. lá se vai [pouco mais de] quatro décadas do aparecimento do "ônibus integral" no Brasil, veículo de maior sucesso em toda a história desse país.
Source: OnibusParaibanos
Four decades of monobloc
The Mercedes-Benz was born in Germany in 1926 with the merger of Benz & Co. Rheinische Automobil und Motoren Fabrik AG and Daimler Motoren Gesellschaft, and since then projected the best heavy commercial vehicles, both trucks and for buses. Arrived here in 1953 and inaugurate the factory in 1956. Ten years after the model launched O-326, the monocoque road (still facing "beaked"). In this field of historical content, the magazine INBUS Transport addressed some of the history of Mono Mercedes-Benz.
The dynasty began in 1958 until the arrival of the boxes, whose domestic market was characterized by the bus body mounted on truck bodies. In December 1968 new vehicles are presented O-321H / / RI-326 and O, with new front, completely restyled. The Mercedes-Benz broke new ground by offering this type of product. In November 1969 are launched The new candybar-352 H / HL.
Able to work both in urban and suburban service (linking nearby towns), the coach gave signs of brand leadership and preference of the Brazilian business. It came with OM-352 engine of 130 bhp, and ensuring that the engine noise was on the outside, increasing the level of comfort for passengers seated (internal layout to carry 36 seated passengers).
This product would gain fame and prestige in Brazilian lands. The "monoblock" became the best selling coach of the 70s. Then we see the model in 1971 O-362 (the porters and bystanders 36 seats) and the version more "spicy" - propelled OM-355, 5-cylinder 170 horsepower engine, called "O-355" (for 40 passengers .) In 1978 he launched the urban bus unibody The 11R-364 (Engine: OM-352 and even 130 hp to 170 hp) to operate in the service of urban transportation. Months later comes the 12R and 13R-364 (road) - the tough task of replacing a large icon.
Rear-engined, five-speed manual gearbox, transmission cardan-shaft-type, air brakes, front suspension consists of coil springs and a unique structure, were considered modern for its time. The family of Mercedes-Benz monoblocks (initiated from the O-321 series - "bicudinho"), developed for models O-352 (1969), O-362 (1971), O-364 (1978), O-370 (1984), O-371 (1987) and the last series O-400 (1993), ending in 1996 the production of the "monoblock", being the last unit sold for Traffic Itapemirim (ES). So. there goes [just over] four decades the appearance of "bus full" in Brazil, the most successful vehicle in the history of this country.
Nenhum comentário:
Postar um comentário