Fonte: G1 Paraíba
Ninguém gosta de perder tempo no caminho do trabalho ou de casa e é um dos deveres do governo municipal garantir os direitos de ir e vir da população, sempre com segurança, tranquilidade, rapidez e economia. A série do JPB 1ª Edição, Caravana da Cidadania, mostra o papel de atuação das prefeituras diante do transporte público.
É obrigação da prefeitura, garantir o transporte público e massa, sendo com uma frota própria, ou autorizando empresas privadas, por meio de concessão, de cumprir com este papel. Cabe à gestão municipal e às empresas que detêm a concessão, calcular o número de veículos disponíveis, os horários, os percussos, os pontos de parada, além de promover a integração dos meios de transporte.
O governo municipal também autoriza e fiscaliza o uso de mototáxi, táxi, transporte escolar e transportes alternativos.
Na maioria dos municípios, o investimento insuficiente no transporte de massa fortaleceu o transporte alternativo. Na maior parte dos casos, essa alternativa é também clandestina e insegura. Segundo especialistas, os recursos financeiros para transporte são volumosas, já que quase sempre as obras são financiadas pelo Governo Federal, mas só é liberado após os projetos serem apresentados pela prefeitura.
“O transporte de massa tem a dupla vantagem, que além de atender à coletividade, ele vai melhorar o sistema de trânsito da cidade”, comenta Samuel Aragão, especialista em transporte. “Dinheiro não falta, o que falta são os bons projetos que nunca vemos sendo apresentados”, finalizou.
Nesta terça-feira (21), a Caravana da Cidadania vai tratar do problema do trânsito, que vem afetando diversas cidades.
Nenhum comentário:
Postar um comentário