Não é de hoje que muitas pessoas reclamam sobre a operação e a frota da empresa Wilson que tem a concessão das linhas que ligam a cidade de Bayeux á João Pessoa. Foi criado até um blog chamado Caos em Bayeux para retratar os problemas na cidade, principalmente em relação ao transporte público. Três são as empresas que operam o eixo João Pessoa X Bayeux. São elas Das Graças com 3 ônibus, Almeida com 14 e Wilson com 30. As empresas alegam ser prejudicadas pelo baixo valor da tarifa, o trânsito caótico da Avenida Liberdade, mas principalmente o transporte clandestino, por isso o não investimento na frota e na operação.
Em Outubro de 2011 a empresa Wilson adquiriu alguns Viales com fabricação em 2002, mudaram o layout da empresa adotando a cor prata e grafite em sua pintura. Esperava-se que junto ao novo layout da Wilson viria um novo tempo na empresa melhorando a qualidade de seus serviços e frota. Mas uma empresa que adquire ônibus com 9 anos de fabricação não tem compromisso com a melhoria dos seus serviços, pois mesmo com a atividade predatória dos clandestinos, a demanda existente das linhas, a empresa tem alguma rentabilidade, pois a mesma tem um bom fluxo de passageiros, as linhas tem baixa kilometragem e recentemente os cobradores foram retirados dos seus ônibus restando uns quatro ou cinco carros que ainda possuem cobrador.
No período de um ano a Wilson adquiriu 7 ônibus sendo que TODOS tem fabricação entre 2001 e 2002 e nem todos receberam a pintura prateada, já que apenas cinco ônibus da empresa receberam o novo layout. Três foram os primeiros Viales da empresa e dois Torinos que já faziam parte da frota da empresa que foram reformados e receberam o novo layout. Outros três ônibus "novos" receberam só o nome da empresa e a numeração de ordem na pintura branca e um recebeu o antigo layout com a cor amarela.
A Almeida também entrou na onda de mudar a pintura doa sua frota, só que ela foi implantada em sua frota no ano de 2003 em um único ônibus, posteriomente em outro ônibus, bem antigo que já foi vendido e em Agosto desse ano reformou um Ciferal Gls Bus fabricado em 1997. A Almeida não adquire um ônibus desde 2003 e desde então tem vendido ônibus e não os repondo, consequentemente diminuindo a frota operante.
Curioso que a única empresa de Bayeux que não mudou a pintura foi a Das Graças e ela é a que presta o serviço mais decente na ligação da cidade da grande João Pessoa com a capital paraibana. Sua frota é composta com veículos antigos, fabricados em 1997, porém, muito bem conservados e com cobrador. A operação dela é satisfatória em suas duas linhas e só não é melhor pois divide essas linhas com a Almeida e Wilson que bagunçam toda a operação.
Como nós vimos, não basta mudar só a pintura das empresas, tem que se mudar as idéias de operação e manutenção da frota. Se os clandestinos apareceram, foi devido a alguma deficiência existente. Se o serviço fosse bom, eles não apareceriam e continuar com o mesmo pensamento que deram a brecha para os clandestinos, só tende a agravar a situação!
Pesquisa: Ônibus Paraibanos
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