O secretário de Planejamento de Bayeux, José Eduardo, participou de uma reunião com o superintendente da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Lucélio Cartaxo, e com o coordenador de Manutenção da companhia, Hércules de Oliveira. A reunião aconteceu na manhã desta sexta-feira (2) na sede da CBTU, em João Pessoa.
Diversos assuntos relativos ao funcionamento da rede férrea em Bayeux foram discutidos durante o encontro. Já o novo sistema de trem, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), foi apresentando por Hércules de Oliveira. Com a implantação do VLT, prevista para acontecer no próximo ano, Bayeux ganhará uma nova estação de trem com uma estrutura mais moderna e que contemplará um terminal de integração na cidade.
O tráfego deficitário nos cruzamentos das Avenidas Petrônio de Figueiredo e Engenheiro Carvalho e também da Rua Pedro Ulisses também foram citados por José Eduardo, durante a reunião. O secretário apresentou imagens dos cruzamentos e aproveitou a oportunidade para solicitar a instalação de cancelas nesses trechos que já foram palco de acidentes envolvendo os trens da CBTU.
Já o coordenador de Manutenção da CBTU explicou os benefícios do VLT. “Os trens que percorrem atualmente a linha férrea foram fabricados em 1954 e em decorrência dessa estrutura arcaica, os usuários são frequentemente prejudicados com atrasos e cancelamento. Sem falar sobre a baixa velocidade, falta de conforto e alto custo de manutenção. Já com a implantação do VLT, os passageiros terão um transporte mais seguro, rápido e confortável”, disse.
Ainda segundo Hércules de Oliveira o intervalo entre cada trem é de atualmente uma hora e dez minutos. Já com o VLT passará para 30 minutos, quando toda estrutura estiver funcionando.
Lucélio Cartaxo, superintendente da CBTU, avaliou a reunião como positiva. “Foi muito produtiva porque é importante esse diálogo para que sejam firmadas parcerias entre a CBTU e município”, explicou.
O secretário adjunto do planejamento, Porfírio Ribeiro, e os vereadores Jefferson Kita, Ory Sales, Adriano do Táxi, Álvaro Nóbrega, Rubem Filho e Diana do Manguinhos também participaram da reunião.
Fonte: Paraíba Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário