A encarroçadora Marcopolo divulgou seus números de 2013 com um desempenho positivo, mostrando crescimento de 8,6% em sua receita líquida consolidada, com R$ 3,659 bilhões, contra os R$ 3,369 bilhões do ano anterior. As carroçarias rodoviárias e as versões da marca Volare foram os responsáveis pela alta em seu balanço. O mercado interno registrou vendas de R$ 2,509 bilhões ou 68,6% da receita líquida total, enquanto que as exportações, somadas aos negócios no exterior, atingiram a receita de R$ 1,15 bilhão ou 31,4% do total.
Para a diretoria da empresa gaúcha, 2013 caracterizou-se como um ano de novos desafios e turbulências para a indústria de ônibus e carrocerias no Brasil, principalmente ao longo do segundo semestre, com as manifestações populares que iniciaram em decorrência do aumento anunciado das tarifas de ônibus e que depois se somaram a outras reivindicações, exigindo a redução das tarifas e melhorias no transporte público. Com isso, as consequências negativas vindas de ações que desestimularam a produção, como alguns governos municipais que decidiram congelar as tarifas, o que resultou em menor demanda por ônibus urbanos e as incertezas causadas pelo adiamento mais uma vez da licitação das linhas interestaduais.
Em linhas gerais, a Marcopolo produziu 20.643 unidades, sendo 18.489 (incluindo Volare) em suas plantas brasileiras e 2.154 de suas fábricas no exterior.
Fonte: Revista AutoBus
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