1 de agosto de 2013

Guanabara: O conceito de uma identidade visual inovadora

Criado em 2005, o projeto de identidade visual da Expresso Guanabara foi inspirado nas mais recentes tendências estéticas internacionais em design de carroçarias de ônibus. É de autoria do escritório Carlos Ferro de Design, um dos mais antigos e tradicionais do País. Foi desenvolvido em linguagem minimalista, com desenhos mais leves e sem a utilização excessiva de cores e formas.

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O processo criativo incluiu pesquisa sobre o significado original da palavra Guanabara. No idioma tupi, guanabara quer dizer “seio do mar”. Do significado da palavra “seio” (sinu, em latim) evoluiu-se para os termos sinuosidade, volta, curvatura, chegando-se à definição primordial do termo Guanabara, que seria curva do mar – nome em perfeita conformidade com a região atendida pela Expresso Guanabara: o Norte e o Nordeste do país. A proposta gráfica foi baseada nos conceitos obtidos: curvas, formas orgânicas, orla, mar, praia. Por se tratar de empresa consagrada e consolidada no mercado, optou-se pela renovação sem mudanças ou cortes aleatórios, buscando-se reforçar o que já existia sem romper as raízes ou ferir tradições.

A evolução no código cromático original da Expresso Guanabara (branco, azul e vermelho) foi usada para promover unidade entre as principais empresas do Grupo e para reforçar o conceito de corporação. A partir dos conceitos litorâneos (orla, mar, praia), o azul foi eleito como a cor fundamental. As três cores tradicionais ganharam tonalidades mais modernas e arrojadas e foram acrescidas do amarelo-limão e do verde-petróleo, cores de apoio que geram os contrastes e equilíbrios estéticos necessários. 

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Os mesmos conceitos foram utilizados na concepção dos novos símbolos gráficos, com destaque para a inicial G, elemento principal do novo logotipo, por sua forte sonoridade e suas propriedades gráficas coincidentes. A letra aparece escrita em formato semicircular, em linha contínua. À simbologia da letra G foram agregadas formas circulares seqüenciais, reforçando sua importância por meio de idéias sugestivas como “Guanabara e ponto final”, ou ainda “Guanabara e ...”, o que possibilita ao público reflexões variadas acerca do nome e do novo visual da empresa. A nova identidade visual é completada com a utilização de recursos de pintura e adesivação.

Fonte: Fortalbus.com

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